Sem medo de dizer a verdade

domingo, 25 de outubro de 2020

CUIDADO COM OS CONSELHEIROS DE PLANTÃO

 

A bíblia diz no Salmo 1, versículo 1: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta nas rodas dos escarnecedores”.


Quem está precisando de conselho é porque está na dúvida; está sem saber o que fazer na vida; está sem saber para onde ir, não é? Todos nós passamos por isso. Sentir essas coisas não é pecado. Todo mundo tem dúvidas sobre alguma coisa.


Não erramos quando somos invadidos por essas sensações. Erramos quando escolhemos mal as pessoas que vamos pedir conselhos. Aí é que mora o perigo.


Se você tem um problema no casamento, o ímpio nunca vai te aconselhar para que você tenha paciência, nem para que você lute pelo seu relacionamento. Ele vai dizer: procure outra pessoa; a fila anda, ou coisa parecida.


Se você tem um problema no seu ambiente de trabalho com seus companheiros, o incrédulo nunca vai te aconselhar para você orar pelos que estão te perseguindo no trabalho. Ele sempre vai dizer: dê o troco, arme contra essa pessoa também. Porque o ímpio é assim. Ele normalmente semeia contendas no coração das pessoas.


Observe que a segunda parte desse versículo diz que nós não devemos nos deter no caminho dos pecadores. Às vezes as pessoas realmente cansam na caminhada e sentem vontade de parar para descansar. E isso também não é pecado. 


O erro é quando nós paramos em lugares onde estão repletos de pessoas que têm compromisso com o pecado; que tem aliança com a iniquidade. É nisso que você deve prestar bastante atenção.


O salmista também diz na última parte do versículo que não devemos sentar na roda dos escarnecedores.  As pessoas gostam de ter companhia; as pessoas não gostam de estar sozinhas e isso também não é pecado. Ninguém vive só neste mundo. Precisamos nos relacionar com alguém. Você não nasceu para viver só.


Entretanto, errado é você procurar rodas/ambientes onde infelizmente a maioria das conversas são regadas pelo escarnio; onde infelizmente as pessoas falam mais das outras do que de Deus. É isso que o salmista nos ensina: fugir desses ambientes carregados.


Tome muito cuidado com quem você está se aconselhando; tome mais cuidado ainda com relação ao caminho que você vai seguir no seu dia-a-dia, pois é justamente nessas idas e voltas que irão surgir situações que poderão contaminar a tua fé. Não pare nas rodas dos escarnecedores e não visite o seu passado, ele pode ainda estar vivo e te contaminar.


Você está precisando encontrar o caminho? Jesus é o caminho (João 14/6). Está precisando de uma palavra, de um conselho? Abrace a Palavra de Deus que Ele vai falar contigo, vai te aconselhar (Josué 1/8). 


Está precisando sentar em rodas de amigos, porque está se sentindo sozinho? Vai para a igreja que com certeza bem-aventurado você será (2ª Crônicas 7/15 e Mateus 21/13).


Se você seguir essas diretrizes nunca estará perdido e jamais se sentirá só. Esse é o conselho que o Espírito Santo tem para a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE