Sem medo de dizer a verdade

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O SIGNIFICADO DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO


Você sabia que muitas pessoas não sabem o significado da oração do pai nosso? As pessoas oram ou rezam de uma maneira automática e não sabem do poder que tem essa oração.


A oração do pai nosso foi criada pelo Senhor Jesus no livro de Mateus 6, versículos 9/13, desta forma: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal; pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre; amem”.


Diante do que consta no texto bíblico, podemos destacar seis aspectos contidos nesta oração, são eles:


  1. Pai nosso, que estás nos céus:

Significa que se você quer ser abençoado precisa entender que existe um Pai que está no céu e que não é só seu, o Pai é nosso. Você precisa compreender que todos que recebem o Senhor Jesus como o Senhor de suas vidas, Deus concede o poder de serem feitos filhos Dele. Essa primeira parte da oração nos ensina que existe um Pai lá no céu que é de todos.


  1. Santificado seja o teu nome:

Quem quer ser abençoado por Deus precisa ter um comportamento que levem as pessoas entenderem que Ele é Santo. Infelizmente, às vezes, a pessoa está até na igreja, canta, prega, levanta a mão, diz aleluia pra cá, aleluia pra lá, mas o comportamento envergonha a santidade do Altíssimo. O nome de Deus é Santo e por isso você não pode nunca jurar pelo nome Dele e nem tampouco ter um comportamento que possa envergonhá-lo.


  1. Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu:

Significa que existe um reino lá no céu ao qual devemos nos submeter, para que Jesus possa entrar em nossas vidas. Significa que a vontade de Deus é que deve prevalecer e não a nossa. Infelizmente existem algumas pessoas que não aceitam o que vem do céu para a vida delas; não aceitam a vontade de Deus. A bíblia diz que Deus é o oleiro e nós somos o barro, a criatura. Só que têm pessoas que estão achando que elas é que são o oleiro e Deus é que é o barro. As pessoas não querem se submeter a vontade de Deus e mesmo assim oram o pai nosso.


  1. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje:

Deus nos ensina que devemos pedir a Ele o pão de cada dia. Significa as lutas diárias que iremos enfrentar para trazer o sustento para a nossa família. As labutas da vida financeira. Ele nos ensina que não devemos ficar preocupados com o dia de amanhã, pois cada dia terá a sua história. Não sabemos se estaremos vivos no dia seguinte, por isso Ele nos ensina a nos preocupar com o dia que se chama hoje. Ele suprirá todas as nossas necessidades, desde que façamos a nossa parte.


  1.   Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores:

Isso aqui é muito sério porque deixa muito claro que quem não perdoa não alcança o perdão de Deus. Não perdoar é como colocar um guarda-chuva sobre a cabeça impedindo que o perdão de Deus chegue até a sua vida. Olha a condicionante: Jesus disse que Deus vai nos perdoar da mesma maneira que perdoarmos a quem nos ofendeu. Se você não perdoa a quem lhe fez mal, logicamente não vai receber o perdão de Deus. É o que está escrito (versículos 14 e 15); é a lógica; não tem para onde correr.


  1. E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal; pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre, amem:

Aqui Ele deixa muito claro que se as mãos de Deus não nos sustentar, não conseguiremos ficar de pé. Significa que devemos vigiar para não cair nas tentações da vida. Cada ser humano tem seu ponto fraco, por isso deve vigiar para não entrar em tentação. Deve fugir do pecado para não correr o risco de ter que bater de frente com o mal, com as consequências do pecado. Significa que devemos pedir a misericórdia de Deus todos os dias. Nunca se ache o super-homem ou a supermulher. Essa parte da oração deixa claro que é a misericórdia de Deus que nos sustenta e nos livra de todo o mal. Deixa claro ainda, que só Deus tem o poder para nos guardar e nos proteger das adversidades da vida.


A oração do pai nosso é tão poderosa que a maioria das pessoas não sabe disso. Mas ela só tem efeito se cada um de nós colocar em pratica aquilo que ela nos ensina.


Lamentavelmente muitas pessoas ainda agem como aqueles religiosos que Jesus ensinou a orar em Mateus capítulo 6. A maioria das pessoas rezam ou oram sem nem saber o que estão falando; não prestam atenção no que estão dizendo; usam palavras repetidas, da boca para fora, que não muda em nada suas vidas. Oram ou rezam só para serem vistas, para chamar a atenção e não foi assim que Jesus ensinou.


Toda oração tem sentido e o pai nosso foi só um exemplo que Jesus deixou para praticarmos. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE