Sem medo de dizer a verdade

domingo, 22 de novembro de 2020

OS DOIS TIPOS DE AFLIÇÕES

 

Há mais de dois mil anos atrás Jesus falou: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16/33). Isso significa que enfrentaremos dores e passaremos por tristezas.


Mas precisamos nos preocupar qual será a raiz dessa dor, a raiz dessa tristeza. Porque quem passa por aflições por causa de rebelião, por causa de mau-caratismo, provavelmente essas tristezas tendem a aumentar e talvez até um dia destruir a vida da pessoa.


Mas quem passa por aflições por causa da fidelidade, do amor e da comunhão com Deus, com certeza um dia experimentará dupla honra. Um dia será honrado pelo Deus vivo. Essa é a promessa contida em 1ª Coríntios 4, versículos 16/18.


A aflição de Maria:


A bíblia diz que existiu uma moça chamada Maria, que ainda muito jovem, ficou noiva de um rapaz chamado José. E antes do casamento o anjo apareceu para ela e disse: “Deus vai engravidar você; você carregará no seu ventre um filho e será obra do Espírito Santo”.


Não se tem nenhum relato na bíblia sobre a idade de Maria quando engravidou do Espírito Santo, mas alguns teólogos e historiadores afirmam que sua idade era entre 12 e 14 anos.


A bíblia também não revela a idade de José, quando da gravidez de Maria, portanto, devia ser um homem maduro o suficiente para assumir a responsabilidade de ser um pai de família, protetor de Maria e do menino.


Pois bem. Quando José percebeu que ela estava grávida planejou deixá-la secretamente para não a prejudicar. Imagine a dor no coração deste rapaz querendo ser fiel a Deus; imagine também a dor no coração de Maria, tendo que passar por este momento de aflição em sua vida.


Por quê a aflição? Porque se as pessoas descobrissem que ela estava grávida, naquela idade, antes do casamento, poderiam apedrejá-la até a morte, conforme estava previsto na lei judaica. 


Acontece que, quem passa por dor por causa da fidelidade a Deus, um dia experimentará dupla honra. Foi o que aconteceu na vida de Maria e de José. Suportaram aquela aflição momentânea e foram honrados. Até hoje são reconhecidos por terem feito parte do plano de Deus, trazendo ao mundo o salvador da humanidade.


A aflição de Judas:


Por outro lado, existiu também um jovem chamado Judas, e este infelizmente resolveu colocar as próprias ideias acima das ideias de Deus e olha só como terminou a vida desse rapaz. Passou por uma aflição terrível que resolveu tirar a própria vida em uma forca. 


Todo mundo conhece o final da história de Judas. Sofreu a dor da aflição por causa da rebelião. Esse tipo de aflição, diferente da que passou Maria e José, acabou com a vida de Judas. 


Jesus disse que todos nós passaremos por aflições, conforme vimos em João 16/33, contudo, o Espírito Santo nos revela, através desta mensagem, acerca dos dois tipos de aflições.


Se a aflição que você está vivendo é por causa de sua fidelidade a Deus, assim como Maria e José, fique firme e espere, porque com certeza a hora da sua vitória vai chegar. 


Mas se você está sofrendo porque infelizmente deu um passo em falso em sua vida, como no segundo exemplo, arrependa-se, porque o arrependimento verdadeiro atrai a misericórdia de Deus e Ele vai te fazer nascer de novo e te dar novas oportunidades. 


Fique firme. O sofrimento não vai te destruir. Ele é simplesmente uma escola para que você se prepare para coisas maiores que Deus quer fazer na sua vida. Toda aflição é passageira quando nós estamos andando com Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE