Sem medo de dizer a verdade

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

O VALOR DA OBEDIÊNCIA

 

Quem pecou mais, Saul ou Davi? De cara eu respondo que foi Davi. Quando analisamos as escrituras sagradas a gente observa que os dois tiveram suas falhas, mas as falhas de Davi foram, aparentemente, muito mais graves (2ª Samuel 11).

A bíblia diz que Davi tramou a morte do seu soldado Urias para ficar com sua esposa Bete Seba. Esse erro foi gravíssimo e lhe trouxeram consequências danosas, tanto na vida espiritual, assim como na vida material.

Mas por que Davi permaneceu sendo um homem segundo o coração de Deus (Atos 13/22) e Saul foi rejeitado? (1ª Samuel 15/26).

A reposta é simples. Davi quando tomava ciência de seus pecados se arrependia profundamente e invocava ao seu Senhor, pedindo que lhe desse forças para que ele continuasse fiel na caminhada (Salmos 17 e 86).

Enquanto que o rei Saul quando errava, tentava inventar justificativas, com a intenção de enganar a Deus. Por exemplo: Em 1ª Samuel, capítulo 15, Deus disse a Saul: vá para a batalha, derrote seus inimigos, mate os animais, mate todas as pessoas e não traga nada da guerra.

Saul foi, venceu a batalha, mas trouxe o rei vivo para humilhá-lo e trouxe as riquezas daquele rei. Trouxe os animais e quando Deus o interrogou; quando Deus lhe questionou sobre a desobediência, a resposta de Saul foi terrível. Ele disse: “eu trouxe os animais para sacrificar a ti”. Como se o sacrifício fosse mais importante que a obediência.

Se você observar, aparentemente o pecado de Saul foi menor que o de Davi, não é? Mas a diferença está justamente nas atitudes que cada um tomou. Davi se arrependeu e Saul não. Saul sempre justificava os seus erros e permanecia na desobediência, enquanto que Davi se arrependia e buscava o perdão do Altíssimo.

 Por esse motivo o Senhor deixou claro para todos nós que obedecer é melhor do que sacrificar; que a rebelião é como o pecado de feitiçaria (1ª Samuel 15, versículos 22/23).

O Espírito Santo está nos cobrando obediência. A palavra de hoje é para que venhamos enxergar o valor da obediência. Davi tinha suas falhas, mas obedecia a Deus, enquanto que Saul tentava justificar seus erros com sacrifícios de tolo.

Se você tiver que escolher entre sacrificar e obedecer; escolha obedecer. A bíblia diz que o pecado afasta o homem de Deus (Isaias 59, versículos 1/2); sim o pecado que a pessoa não se arrepende; o pecado que a pessoa pratica achando que Deus concorda com aquela iniquidade; o pecado que leva o homem a achar que Deus é um ser ingênuo.

Toma cuidado com o pecado. Não faça como o rei Saul, que errava, batia de frente com os conselhos de Deus e depois dizia que fez aquilo para agradá-lo.

Nunca se esqueça de uma coisa: o arrependimento é a única porta para quem pecou, continuar na presença de Deus. Obedecer aos mandamentos de Deus sempre valerá a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE