Sem medo de dizer a verdade

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

ESTUDO DO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS - CAPÍTULO 25 - SEGUNDA PARTE

 25.1 - Não acuse ninguém sem provas

 

Os versículos 4/7 mostram que os servos de satanás foram até o novo governador Pórcio Festo e apresentaram falsas acusações contra Paulo.

 Pediram que Paulo fosse julgado em Jerusalém, por eles mesmos, mas Festo imediatamente recusou a proposta e disse que o julgamento aconteceria em Cesareia.

 Entretanto, como deve ter sido promessa de campanha, já que todo político é um negociador, o governador eleito combinou que os judeus que fossem habilitados partissem com ele para Jerusalém, para participar do julgamento de Paulo. Quem tivesse provas, que apresentasse em plenário.

 Passados dez dias eles retornaram parra Jerusalém com os falsos acusadores e iniciaram o julgamento em Cesareia.

 A bíblia diz no versículo 7 que eles apresentaram muitas e graves acusações contra Paulo, mas sem prova alguma. Os vigaristas articularam de todo jeito em plenário, com falsas acusações, mas prova que é bom não tinha.

 Isso nos traz uma reflexão: nunca acuse ninguém sem ter provas. Cuidado para não cometer os mesmos erros que esses marginais cometeram contra Paulo.

 O diabo tem usado muitos de seus servos para cometerem injustiças contra o homem ou a mulher de Deus. Você já deve ter passado por isso; já deve ter sido vítima desse tipo de gente.

 Você pode até não acreditar, mas com certeza os presídios estão cheios de pessoas que foram vítimas de uma mentira e de uma armação. Muitos prisioneiros estão sendo julgados com provas forjadas. Conheço muitos casos dessa natureza.

 Paulo estava sendo mantido prisioneiro por muitos anos, vítima dessas acusações sem provas. Isso é muito comum meu amigo, e na igreja é o que mais tem.

 O Senhor Jesus nos ensinou que quando você tiver alguma queixa contra alguém deve primeiro tentar resolver de forma consensual. Se ele te der ouvidos, ganhaste a teu irmão e a causa foi sanada. Porém, se ele não te der atenção, leva contigo mais uma ou duas pessoas, para que pelo depoimento de duas ou três testemunhas, qualquer acusação seja confirmada.

 É assim que deve agir uma pessoa de Deus. Procurar resolver os conflitos interpessoais de forma justa e honesta, jamais com falsas acusações, porque se você agir contra a lei, vai causar um sério dano na vida da pessoa que está sendo acusada de ter cometido um crime ou um erro que jamais cometeu.

 Pense antes de agir. Sem provas, fique calado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE