Sem medo de dizer a verdade

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

ESTUDO DO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS - CAPÍTULO 24 - PRIMEIRA PARTE

 

CAPÍTULO 24

OS PROMOTORES DE SATANÁS CHEGARAM PARA O JULGAMENTO

 

 Os versículos 01/09 narram a chegada dos dois promotores do diabo para o julgamento de Paulo.

 Diz o texto sagrado que o sumo sacerdote Ananias e o seu comparsa Tértulo chegaram na cidade de Cesareia no prazo de cinco dias.

 Quando o comandante da guarda os comunicou sobre a transferência de Paulo, eles se dirigiram em caravana até aquela cidade, para fazer a cabeça do governador, com a intenção de que Paulo fosse condenado a pena de morte.

 Assim que chegaram ao tribunal, foram logo bajulando o governador Marcos Antônio Félix, com agradecimentos pelas obras realizadas em favor dos judeus em Jerusalém, para que este atendesse o pleito macabro articulado por eles.

 No papel de promotores de satanás, expuseram suas falsas acusações contra Paulo, chamando-o de peste e agitador da seita dos nazarenos.

 Como eles haviam vindo com uma caravana de falsas testemunhas, não foi difícil arrumar quem concordasse com as acusações inverídicas da promotoria do capeta.

 A partir de então, a cabeça do governador estava voltada para o que eles diziam. A imparcialidade do julgador estava indo pro espaço.

 Isso nos traz uma reflexão: o diabo nunca vai desistir de você. Ele vai usar o sistema pra te atacar, porque ele quer que você desista da fé, assim como ele fez com Paulo.

 Veja que eles não desistiram e foram até a cidade de Cesareia perseguir Paulo, mas mesmo assim, Paulo nunca desistiu do evangelho e enfrentou o sistema, mesmo sabendo que isso lhe custaria a liberdade.

 Você já parou para pensar que tudo o que o diabo quer é que você olhe para trás? Você já parou para refletir que tudo o que ele faz é para você recuar? A insistência dele, a perseverança dele, é para fazer você retroceder. E você vai dar esse gostinho para ele?

 A direção que Deus tem para a nossa vida é para sermos fortes e para lutarmos contra os soldados de satanás e contra os promotores do capeta.

 Ainda que você caminhe com dificuldades não dê esse gostinho para o teu inimigo. Não desista da sua família; não desista de ser feliz, não desista dos seus ideais. Deus nunca te abandonou e nunca te abandonará (Isaias 41/10).

 O príncipe das trevas sabe que a tua vitória está perto, e por isso está fazendo de tudo para você desistir da fé. Ele vai usar pessoas e circunstâncias para te fazer desistir. Lembre-se que ele usou até o apóstolo Pedro para tentar fazer Jesus desistir da cruz (Mateus 16, versículos 21/23).

 Se ele está te atacando é porque você está muito perto de chegar em algo que Deus preparou para você. Se ele aumentou o ataque é porque ele está sentindo que está perdendo a guerra. Ele não é burro.

 Fique firme e não saia do lugar que Deus te colocou; você vai vencer essa guerra. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós (Tiago 4/7).

 Outra coisa: Paulo estava sendo provado por Deus. Lembra que no versículo 11, do capítulo 23, Jesus apareceu para Paulo e lhe afirmou que era necessário ele testemunhar o evangelho em Roma? Chegou o momento da prova.

 Isso nos ensina que você vai ser provado assim como Paulo foi. Entretanto, Deus permite esse tipo de provação para que possamos mostrar se estamos verdadeiramente convertidos e para que venhamos sentir se o nosso caráter verdadeiramente mudou.

 Se você está sendo provado na sua fé, não vacile. Resista, persevere, para que sejais perfeitos e íntegros e em nada deficiente. Não deixe o diabo roubar a tua salvação. Creia que no final você irá tomar posse da salvação eterna e isso é o que importa para todos nós que somos de Cristo.

 A sociedade está podre e corrompida. Com certeza para os que são de Cristo é muito difícil conviver com pessoas desonestas e traiçoeiras, do tipo do sumo sacerdote Ananias e do seu comparsa Tértulo. Esse tipo de gente irá apresentar situações que vão provar a nossa fé e o nosso caráter de cristão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE