Sem medo de dizer a verdade

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

ESTUDO DO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS - CAPÍTULO 20 - PRIMEIRA PARTE

 

CAPÍTULO 20

A OBRA DE DEUS NÃO PARA

  O início do vigésimo capítulo relata que depois que o tumulto da cidade Éfeso acabou Paulo se despediu dos discípulos e partiu para a Macedônia e em seguida para a Grécia, onde revisitou as igrejas e ali permaneceu por mais três meses.

 Só que além de reencontrar os discípulos da igreja na Grécia, Paulo também teve que se deparar com antigos inimigos: os judeus invejosos que haviam tentado lhe matar da primeira vez.

 Não restaram dúvidas. Diz o versículo terceiro que aqueles mesmos caras invejosos, mais uma vez, conspiraram contra Paulo e ele teve que fugir para a Síria.

 Só que dessa vez a igreja estava fortalecida e Paulo formou uma caravana com Sópatro, Aristarco, Secundo, Gaio, Timóteo, Tíquico e Trófimo e todos foram pregar a Palavra de Deus na Ásia, passando por Trôade e finalizaram a obra em Filipos, na Grécia.

 Mesmo com as ameaças a igreja não parou. Isso nos ensina que independente das circunstâncias, nunca devemos parar de falar de Jesus. 

 A missão do homem de Deus é ganhar almas, independente do tempo ou das circunstâncias. Não enterre o teu talento. Jesus conta com você.

 Os versículos 7/12 nos mostram algumas revelações importantes. Vamos a elas:

 20.1 - Ajude quem está caído

 Os versículos 7/12, mostram a história de um rapaz que caiu de uma janela do terceiro andar. A bíblia diz que Paulo estava pregando a Palavra de Deus dentro da igreja e havia um jovem chamado Êutico, sentado em cima de uma janela no terceiro andar. Veio um sono profundo sobre esse jovem e ele caiu e morreu.

 Diz ainda o texto sagrado que Paulo parou o culto, foi até Êutico, abraçou o rapaz e o levantou com vida. Isso é muito interessante porque Paulo fez questão de parar o discurso para ajudar aquele rapaz que estava caído.

 Paulo saiu da posição que estava, parou de pregar para uma multidão que estava no cenáculo e foi até o menino que permanecia caído ao chão. Paulo mostrou a essência do cristianismo, que é ajudar o próximo.

 O que adianta você pregar a Palavra de Deus se você não tem testemunho naquilo que prega? O que adianta você falar do evangelho de Jesus se você está vendo alguém caído no chão e você não tem capacidade de estender a mão para ajudar?

 Essa passagem bíblica nos ensina que muito melhor do que o discurso é a atitude de ajudar aqueles que estão caídos.

 Veja que Paulo não criticou porque o menino havia dormido no culto. Paulo não ficou julgando o rapaz. Paulo simplesmente parou o culto e ajudou aquele jovem.

 A igreja do século XXI precisa aprender um pouco com o Apóstolo Paulo, que não pisou em quem estava caído. Paulo não lançou pedras naquele que estava caído no chão.

 A igreja precisa abraçar mais e apontar menos; ajudar mais e criticar menos, estender mais a mão. A igreja precisa sair da teoria do amor e viver a prática do amor. A igreja precisa ser mais hospital e menos tribunal.

 O papel da igreja para aquele que caiu é, primeiramente, ajudar. É isso que o Espírito Santo está nos mostrando nessa passagem bíblica.

 Tem muito crente que critica primeiro, para depois abraçar. A maioria dos cristãos julga primeiro, para depois ajudar. Paulo não julgou o menino que havia dormido na reunião, apenas parou tudo o que estava fazendo e levantou o rapaz.

 Jesus nos ensinou que antes de tudo, o amor ao próximo deve vir primeiro (Lucas 6, versos 32/36). Ajude quem está caído. Estenda as mãos para ajudar quem tropeçou.

 Paulo parou o discurso para ajudar quem estava caído. A igreja deve seguir o exemplo de Paulo. A igreja precisa abraçar quem está caído. O papel da igreja é ajudar os que se perderam; é ajudar os que caíram.

 Saia da teoria do discurso e vá para a prática do evangelho. Pare de apontar o dedo e de julgar. Ajude mais e critique menos.

  As pessoas precisam olhar para a igreja e enxergar nela uma válvula de escape onde elas serão restauradas pelo Deus que a igreja prega, mas infelizmente temos visto que na prática ocorre o contrário: as pessoas estão mais feridas, mais machucadas, mais frustradas, porque nós estamos invertendo os valores.

 A igreja está apontando primeiro, para abraçar depois. Quando na verdade a gente deveria abraçar primeiro, mostrar a misericórdia primeiro, mostrar o amor primeiro, para depois ensinar o caminho da verdade; para depois apontar e mostrar os erros que estão levando essa pessoa ao caminho de destruição.

 Vamos abraçar mais, estender mais as mãos, mostrar para o próximo que o evangelho de Jesus é um evangelho que abraça, que traz para perto, e não um evangelho que coloca para longe.

 Ajude quem está caído. Essa foi a primeira lição que Paulo deixou para todos os cristãos autênticos nesses versículos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE