Sem medo de dizer a verdade

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

ESTUDO DO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS - CAPÍTULO 19 - QUARTA PARTE

 

19.3 - Paulo envia à Macedônia Timóteo e Erasto

 Os versículos 21/22 relatam que depois de cumprir todas as coisas, Paulo resolveu ir para Jerusalém e, em seguida para a Ásia, e enviou para a Macedônia dois dos seus ajudantes, Timóteo e Erasto. 

 O evangelho de Jesus Cristo estava alcançando lugares extraordinários em toda a parte da terra. Enquanto os apóstolos permaneciam em Jerusalém, Paulo difundia o evangelho pelo mundo a fora. Graças a Deus que ele chegou até nós, aqui no Brasil.

 19.4 - O evangelho abalou o sistema que está por trás da idolatria

 Os versículos 23/40 relatam a existência de um grande tumulto provocado por um cara que vivia da exploração da fé idólatra do povo.

 Diz o texto sagrado que um rapaz chamado Demétrio, um grande empresário que fabricava imagens sacras de prata da deusa Diana, ao perceber que o povo estava se convertendo ao evangelho de Jesus Cristo e, por conseguinte, abandonando a idolatria, provocou um tremendo tumulto na cidade Éfeso.

 Ele convocou seus colegas de profissão e pediu a cabeça de Paulo, que na sua visão, era o responsável por colocar o seu comércio em iminente perigo de falência.

 O povo estava deixando de comprar as imagens sacras, por ter entendido que isso é diabólico, e foi justamente por esse motivo que eles estavam com medo de quebrarem financeiramente.

 Demétrio usou a “deusa Diana” como pretexto e convocou os que ainda não haviam abandonado a idolatria e causou uma grande confusão.

 Os amigos de Paulo, que se chamavam Gaio e Aristarco quase foram mortos dentro do teatro, quando tentavam explicar que ninguém estava ameaçando o emprego deles.

 Tinha tanta gente no teatro que a maioria estava ali sem nem saber por que motivo estava gritando. A gritaria durou quase duas horas e o povo nem sabia por que estava gritando. Era o estou da boiada.

 Foi quando o escrivão da cidade pediu a palavra e solicitou que todos ficassem calmos e que abrissem mão da precipitação, para que entendessem de fato o motivo daquele alvoroço.

 A explicação foi dada e todos foram embora e entenderam que a agitação se tratava do mero estouro da boiada, ou seja, o famoso ditado popular: “se todo mundo está fazendo então vou fazer também”.

 Isso nos traz algumas reflexões: por trás da idolatria existe uma indústria que não cessa de se enriquecer as custas de pessoas incautas.

 Como vimos no capítulo 15, Deus abomina a idolatria e mesmo sabendo disso, as pessoas não cessam de comprar imagens sacras, com a finalidade adorá-las, como se elas representassem algum tipo de intermediário de Deus.

 Já explicamos que isso é totalmente antibíblico, porque somente Jesus é o ser que nos liga até o Criador.

 A indústria da fé pagã sempre soube disso, mas tem enriquecido a cada dia, com a fabricação das imagens sacras e nunca vai querer perder a mamata, como você acabou de ver nessa passagem bíblica.

 Sempre estarão dispostos a causar tumultos, como ocorreu em Éfeso, para evitar que você se liberte das mãos deles, porque no dia que isso acontecer eles vão falir.

 Pare de alimentar o sistema canônico que tem estado cada vez mais rico e tem tornado você cada vez mais distante de Deus e ignorante com relação à fé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE