Sem medo de dizer a verdade

domingo, 24 de outubro de 2021

ESTUDO DO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS - CAPÍTULO 17 - QUARTA PARTE

 

17.3 - Cuidado com os filósofos

 

Os versículos 16/31 mostram que enquanto Paulo ficou esperando em Antenas, a chegada de Silas e Timóteo, ele não permaneceu parado.

 Atenas estava tomada por idólatras. Eram deuses pra tudo que é lado. E Paulo, como já era esperado, não aceitou aquela situação calado e saiu pregando a Palavra de Deus nas praças e nas principais sinagogas.

 Mas a bíblia diz no versículo 18 que apareceram alguns filósofos para contender com Paulo. Esses caras eram homens cultos e não aceitavam o ensinamento de morte e ressurreição de Cristo pregado por Paulo. Uns chamaram Paulo de tagarela e outros queriam saber o porquê.

 Como vocês sabem, a filosofia é a ciência do porque e quem estuda filosofia nunca se conforma com nada que não tenha uma resposta lógica e convincente das coisas.

 Pra tudo tem que ter uma explicação lógica para a filosofia e isso é muito importante e saudável para a ciência. É natural que seja assim, até porque se você não tem resposta para o que está afirmando, então as tuas palavras não passam de fábulas, asneiras sem sentido.

 A filosofia é assim, e Paulo sem titubear, aceitou o convite e foi com os filósofos até o outeiro, que era uma espécie de tribunal de justiça ou conselho, que funcionava a céu aberto em Atenas.

 Quando lá chegou, pregou sobre o evangelho de Cristo e acerca do plano de salvação eterna instituído por Deus em favor da humanidade. Explicou que a adoração aos ídolos, prática muito comum entre eles, não fazia sentido, porque os afastava cada vez mais do plano da salvação.

 Explicou que Deus abomina a idolatria e não tolera as imagens de esculturas e que se eles quisessem realmente ter um encontro com o Senhor, deveriam aceitar o sacrifício feito por Jesus.

 Paulo pregando para os doutores da filosofia. Veja que tremendo! Eles pensaram que Paulo não teria resposta para os questionamentos da filosofia, mas quebraram a cara. A Palavra tem poder e nunca volta vazia. 

 Isso também nos traz uma reflexão: cuidado com os filósofos. Tem muita gente se passando por filósofo pra tentar roubar a tua fé. Cada vez mais que você se aproxima da filosofia você corre um sério risco de se afastar da fé, porque a filosofia vai te levar a lugares que exigirão respostas concretas e nem sempre você as terá.

 Tem coisas que só a fé explica e a ciência não tem resposta, por isso o diabo vai usar “os filósofos” pra tentar neutralizar a tua fé, para aquilo que você ainda não tem a reposta.

 Tem sonhos na tua vida que ainda não se realizaram e que se você for olhar com os olhos naturais não enxergará, em curto prazo, a concretização deles. Mas você sabe que é por meio da fé que o milagre acontece.

 Pra filosofia a fé não existe; é uma tolice. E se você for cair nessa, vai se transformar em um corpo sem alma, uma folha seca e em um curto espaço de tempo estará comendo nas mãos do diabo.

 Por isso não deixe a filosofia do diabo contaminar a tua fé. Paulo conhecia a Palavra e tinha relacionamento com Deus; era batizado com o Espírito Santo e por isso tinha bagagem para enfrentar os filósofos de satanás.

 É a tua comunhão com Deus e, por conseguinte, o batismo com o Espírito Santo que vai te dar condições de permanecer na fé e no caminho da salvação.

 Se você não tem essa condição espiritual de Paulo então não fique de conversa fiada com a filosofia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE