16.2 - A missão do homem de Deus é ajudar o próximo.
Ajude quem está caído
Observe que o versículo 9 mostra um pedido de socorro. Alguém estava precisando da ajuda de Paulo na Macedônia. Paulo, por querer fazer a sua vontade, queria pregar a palavra de Deus na Ásia, mas o Espírito Santo lhe mostrou que tinha alguém sofrendo na Macedônia.
A necessidade maior estava em Paulo ajudar um servo de Deus que estava caído na região da Macedônia. E assim foi feito. Depois de serem tocados pelo Espírito Santo, imediatamente Paulo e Timóteo foram até a Macedônia ajudar aqueles necessitados, cuja visão lhe fora mostrada no sonho.
Perceba a importância do evangelho da salvação. Quem é salvo, quer salvar. A missão do homem de Deus é ajudar o seu semelhante, e estender as mãos aos caídos.
Hoje em dia tem muito crente julgando, ao invés de ajudar. O que adianta você pregar a Palavra de Deus se você não tem testemunho naquilo que prega? O que adianta você falar do evangelho de Jesus se você está vendo alguém caído no chão e você não tem capacidade de estender a mão para ajudar?
A igreja precisa abraçar mais e apontar menos; ajudar mais e criticar menos, estender mais a mão. A igreja precisa sair da teoria do amor e viver a prática do amor. A igreja precisa ser mais hospital e menos tribunal.
Tem muito crente que critica primeiro, para depois abraçar. A maioria dos cristãos julga primeiro, para depois ajudar.
O papel da igreja para aquele que caiu é, primeiramente, ajudar. É isso que o Espírito Santo está nos mostrando nessa passagem bíblica.
Jesus nos ensinou que antes de tudo, o amor ao próximo deve vir primeiro (Lucas 6, versos 32/36). Ajude quem está caído. Estenda as mãos para ajudar quem tropeçou.
As pessoas precisam olhar para a igreja e enxergar nela uma válvula de escape onde elas serão restauradas pelo Deus que a igreja prega, mas infelizmente temos visto que na prática ocorre o contrário: as pessoas estão mais feridas, mais machucadas, mais frustradas, porque nós estamos invertendo os valores.
Saia da teoria do discurso e vá para a prática do evangelho. Pare de apontar o dedo e de julgar. Ajude mais e critique menos. Essa foi a lição que Paulo deixou para todos os cristãos autênticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário