Sem medo de dizer a verdade

domingo, 12 de setembro de 2021

ESTUDO DO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS - CAPÍTULO 10 - SEGUNDA PARTE

       10.1 - O aprendizado de Pedro


Os versículos 9/43 mostram pra gente algumas revelações.


Diz o texto sagrado que por volta das seis horas Pedro estava fazendo sua oração, quando teve uma visão: ele viu o céu aberto e descendo um objeto que parecia com um lençol, contendo toda espécie de animais. De repente Pedro ouviu uma voz que dizia: “levanta Pedro, mata e come”.


Mas Pedro como era um cara muito religioso disse a Deus: “Senhor, vou comer nada, porque jamais comi coisa alguma imunda”.


E Deus lhe respondeu na mesma hora: “não considere imundo aquilo que Deus purificou”.


Essa passagem tem dois significados:


1) Veja que Pedro considerou aquela comida imunda. No antigo testamento havia uma proibição de se comer alguns tipos de animais, a exemplo do porco, porque era considerado imundo. O livro de Levítico fala sobre isso.


Entretanto, Pedro já havia aprendido, com o próprio Jesus, que na nova aliança não existe mais esse negócio de considerar esse ou aquele animal ou alimento imundo (Marcos capítulo 7, versículos 18/19). 


Todas as coisas são feitas por Deus e por isso não há nenhuma proibição bíblica de comê-las. Jesus purificou todos os alimentos. Não existe mais essa de: isso eu posso, isso eu não posso. Pedro sabia disso, mas mesmo assim agiu como se não soubesse.


Então o primeiro aprendizado que essa passagem nos traz é essa: você pode comer de tudo, porque todas as comidas e animais estão purificados pela nova aliança feita por Jesus, o Nazareno.


2) O segundo significado dessa palavra  é que Deus não faz acepção de pessoas. 


Cornélio era um italiano que professava uma fé diversa do cristianismo e mesmo assim foi alcançado pela misericórdia de Deus.


A visão que Pedro teve foi nesse sentido. Ele não deveria considerar impuro Cornélio e sua família, porque o evangelho tinha que chegar até os gentios.


Observe que quando os mensageiros de Cornélio chegaram até Pedro, o Espírito Santo já havia lhe revelado que ele deveria ir com eles até a casa de Cornélio. 


A partir de então Pedro entendeu que Jesus não faz acepção de pessoas e que o evangelho tem o poder de salvar os que professam outra religião ou etnia.


Quando Pedro chegou até a casa de Cornélio o domicílio estava cheio de parentes e amigos. Era a oportunidade que Pedro estava tendo de levar aquelas pessoas ao encontro com Deus. 


E assim foi feito. Todos foram salvos, batizados nas águas e com o Espírito Santo e o nome de Jesus foi propagado pela Itália e demais localidades vizinhas. A salvação havia chegado aos gentios. 


Observe que esse aprendizado é tremendo. Não importa a religião, a cor, a condição social ou até mesmo o nível de escolaridade que você tenha. Pra Deus todos somos almas sedentas da salvação eterna.


Existe uma guerra no campo espiritual entre a luz e as trevas, em prol da nossa alma. O diabo tem feito de tudo para você pensar que Deus não te ama, porque você fez isso ou aquilo. 


Ele quer que você tenha a falsa ideia que Deus faz acepção de pessoas, mas na verdade, você acabou de ver que o evangelho de Jesus é pra todos que aceitarem.


Se você é espírita, católico, macumbeiro, homossexual, budista, maçom, evangélico ou cardecista, Jesus te ama do mesmo jeito. Deus não é religião. O evangelho de Jesus Cristo chega até você, assim como chegou até Cornélio e vai salvar a tua alma. Mas cabe a você aceitá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE