14.3 - Cuidado com a idolatria
Os
versículos 11/18 mostram o perigo que
Paulo e Barnabé correram com relação à idolatria.
A cura do paralítico de nascença causou um reboliço na cidade de Listra. Ninguém jamais tinha visto tamanho poder celestial na vida de nenhum ser humano.
Eles adoravam os deuses da mitologia grega e quando viram Paulo curar, por intermédio de Jesus, aquele homem deficiente de nascença, imediatamente atribuíram o milagre aos deuses mercúrio e júpiter. Acharam que Paulo era o deus mercúrio, e Barnabé o deus júpiter.
Entretanto, como Paulo e Barnabé eram homens de Deus, imediatamente repreenderam a multidão e, indignados, rasgaram as suas vestes.
Eles não haviam entendido que o milagre teria sido realizado por Jesus de Nazaré e que Paulo e Barnabé eram apenas meros instrumentos do Espírito Santo.
Mas como Paulo e Barnabé não queriam a glória para eles, a pregação foi feita e o evangelho de Jesus Cristo foi explicado e mesmo assim, os idólatras insistiam em permanecer na idolatria.
Isso nos traz algumas reflexões: 1) cuidado para você, que faz a obra de Deus, não tomar a glória do Espírito Santo.
Você que é uma pessoa muito usada por Deus e tem o dom da cura e da libertação, lembre-se que você é um mero instrumento do Espírito Santo e não merece ser adorado por ninguém.
É muito comum o pastor, o obreiro ou diácono, querer ser reconhecido pelo que faz na obra de Deus e, se não tomar cuidado, pode cair nesse barco furado.
Às vezes as pessoas começam a te elogiar demasiadamente, por causa das obras que você faz na igreja, dos milagres, das curas e se você deixar esses elogios entrar no teu coração, você correrá um risco iminente de cair no pecado desses caras da cidade de Listra.
A honra e glória sempre serão de Deus. Nós não somos nada. Quando isso acontecer, haja como Paulo. Repreenda na hora e explique que tudo é feito por Deus e através Dele. Não queira roubar a glória do Senhor, jamais.
2) Você que não faz a obra de Deus e que é um mero frequentador ou membro da igreja, tome muito cuidado para não idolatrar o seu pastor.
Conheço muita gente que está na igreja e que acha que o pastor é o tampa de crush e fica o tempo todo bajulando o pastor, sem perceber que está cometendo o mesmo pecado que esse pessoal da cidade listra cometeu.
Tem gente que até sai da igreja quando o pastor é transferido para outra localidade. Pura idolatria. A obra é de Deus e tudo é feito por Ele e através Dele. Aprenda isso.
O povo da cidade de Listra, mesmo depois de ouvir a verdade, não deu crédito ao evangelho e continuaram idolatrando júpiter e mercúrio. Espero que você tenha entendido que somente Jesus Cristo pode ser adorado.