terça-feira, 15 de junho de 2010

A TORRE DE BABEL


De acordo com a Bíblica Sagrada, no Livro de Gênesis, capítulo 11, do versículo 01 ao 09, a Torre de Babel foi construída na cidade da Babilônia, pelos descendentes de Noé, com a intenção de eternizar seus nomes. A decisão era fazê-la tão alta que alcançasse o céu. Esta soberba provocou a ira de Deus, que para castigá-los, confundiu-lhes as línguas e os espalhou por toda a Terra .

Do que extraímos do texto bíblico, percebe-se, de logo, que a arrogância do homem era tão grande, que sua intenção era chegar até o céu, para que os seus nomes ficassem marcados na história da humanidade. Mas, quando Deus viu que a empáfia desses homens estava demasiada, Ele resolveu acabar com essa construção, confundiu-lhes a linguagem e os dispersou pelo mundo a fora. A partir de então, cada um foi para um lado falando línguas diferentes. Ficaram confusos e já não se entendiam mais.

Ainda de acordo com o texto bíblico, a Torre de Babel começou a ser construída em uma época em que o mundo inteiro falava a mesma língua. Com o fim desse episódio, entende-se, a origem das muitas línguas faladas no mundo.

Por outro lado, de acordo com a história, naquela época, Babel era a capital do império babilônico, era uma cidade-estado extremamente rica e poderosa. Era também um centro político, militar, cultural e econômico do mundo antigo. Segundo os arqueólogos, atualmente, ainda restam no sul da antiga Mesopotâmia, ruínas de torres que se ajustam perfeitamente à torre de Babel descrita pela Bíblia.

Muitos arqueólogos relacionam o relato bíblico da Torre de Babel com a queda do famoso templo-torre de Etemenanki, na Babilônia, depois reconstruído pelo rei Nabucodonosor II. Dizem também, que a torre foi um zigurate, uma construção piramidal escalonada, que continha o templo que homenageava o deus Marduk.

A Bíblia não descreve, mas de acordo com o Livro das Torres, a Torre de Babel era composta por oito andares, e tinha uma altura aproximada de 91,6m (noventa e um metros e sessenta centímetros) e foi construída em torno dos anos 1792 - 1750 a.C.

Ainda de acordo com a história, durante o governo do Rei Nabucodonosor II, que reinou entre os anos de 612 e 539 a.C, a civilização babilônica vivenciou o auge do desenvolvimento arquitetônico, representado pela construção das muralhas que protegiam a cidade, os luxuosos palácios e os jardins suspensos da Babilônia, admirado como uma das sete maravilhas do mundo antigo. As ruínas da Babilônia estão a 160 km a sudoeste de Bagdá, capital do Iraque.

Desse modo, podemos concluir, que de acordo com o relato bíblico e com os fatos históricos narrados acima, a construção da Torre de Babel demonstrou a astúcia do homem, que queria chegar ao céu (pensando este que poderia), e isso foi o bastante para provocar a ira de Deus, que enviou um vento intenso, derrubando completamente o referido projeto arquitetônico, confundindo-lhes a linguagem, fazendo com que todos fossem dispersos pelo mundo a fora. Diante disso, como ninguém entendia mais ninguém, tiveram que parar a construção do ambicioso projeto de chegar ao céu.

Por isso meu amigo internauta, jamais deixe o orgulho entrar em seu coração, pois esse sentimento é maligno e faz mal para o coração e para o relacionamento social do ser humano.

Deus abençoe a todos.

Deixe o seu comentário.

Eudes Borges

4 comentários:

  1. Deus é soberano e na construção da torre de Babel ele mostrou seu grande poder em barrar esta mega construção.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas informações .... Muito proveitosas
    Deus o abençoe =)

    ResponderExcluir
  3. Quem destruiu a torre de Babel??

    ResponderExcluir