quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Oração do Pai Nosso que faz efeito


A maioria das pessoas tem feito preces e orações que não surtem efeitos em suas vidas, porque tais orações não condizem com o que realmente deve ser feito.

Quando oramos ou fazemos uma prece ao Senhor Deus, devemos sempre fazer com fé e com sinceridade, sem utilizar de religiosidade, para que a oração ou prece seja ouvida e atendida por Ele.

Desse modo, temos percebido, ao longo dos anos, que as pessoas não entendem e não sabem se comunicar com Deus, como realmente deveria.

A oração dominical, também conhecida como a Oração do Pai Nosso, está descrita na Bíblia Sagrada, no Novo Testamento, mais precisamente no Evangelho de São Mateus, Capítulo 6, do Versículo 5 ao 13.

É justamente esse ponto que vamos debater e tentar mostrar ao amigo internauta, que a maioria das pessoas não sabe orar como convém.

Pois bem.

Antes de iniciarmos a oração ou prece, devemos observar algumas advertências deixadas pelo Senhor Jesus, quais sejam:

Ele falou, que quando alguém for fazer uma oração, não deve agir como um hipócrita ou fariseu, gritando no meio da praça ou da rua, chamando a atenção dos outros, para que estas vejam e fiquem zombando, chamando de louco o orador (vers. 5).

Advertiu ainda, que antes de se iniciar a oração/prece, a pessoa deve se reservar no seu quarto ou em local apropriado, para que a referida oração seja feita sem que ninguém atrapalhe (vers. 6).

Recomendou também o Senhor, que não devemos utilizar de palavras repetidas, como se fôssemos religiosos, pois Deus não se agrada de palavras repetidas, porque Ele sabe de tudo o que necessitamos (vers. 7 e 8).

Por fim, Ele deixou um modelo de oração, para que nós iniciemos a nossa conversa diária com Deus, nos seguintes termos (Evangelho de São Mateus, Capítulo 6, do Versículo 9 ao 13):

9- Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10- venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
11- o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
12- e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
13- não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

Assim sendo, ao analisar ao pé da letra a oração do Pai Nosso deixada na Bíblia, logo destacaremos alguns aspectos que devemos perceber e praticar, para que a oração seja ouvida e respondida por Deus e seus efeitos se vislumbrem nas nossas vidas, são eles:

a) Primeiro, devemos ter a consciência de que Deus é nosso Pai e que habita nos céus e que o nome Dele é Santo.

b) Em segundo plano, devemos prestar a atenção, de que o Reino de Deus virá sobre nós, com suas respectivas bênçãos, se permitirmos que a vontade Dele prevaleça na nossa vida e não a nossa própria vontade prevaleça (vers. 10).

c) Na citada oração, está caracterizado ainda, que não devemos ficar ansiosos com o dia de amanhã, nem tampouco avarentos, pois Ele nos dará condições suficientes de obtermos o pão de cada dia, ou seja, o alimento que precisamos no dia-a-dia (vers. 11).

d) No versículo 12, Ele deixa claro, que só teremos o perdão dos nossos pecados, se perdoarmos primeiro os nossos maus feitores, ou seja, não adianta pedir perdão a Deus se você não consegue perdoar a quem lhe fez mal.

e) Por fim, Devemos pedir a misericórdia Dele para que não venhamos cair nas tentações mundanas e não sejamos escravos do pecado, pois toda a honra, glória, louvor e adoração pertencem a Ele e a mais ninguém.

Diante disso, chegamos à conclusão, que devemos ficar atentos para ver se realmente estamos praticando ou não, cada versículo que a oração do Pai Nosso nos ensina, pois do contrário, não passarão apenas de palavras vazias jogadas ao vento, sem serem merecedoras das respostas divinas.

Deus abençoe a todos.

Eudes Borges

Um comentário: