Sem medo de dizer a verdade

domingo, 29 de agosto de 2021

ESTUDO DO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS - CAPÍTULO 08 - SÉTIMA PARTE

       8.6 - Não existe essa de fazer curso para se batizar nas águas


Apesar de saberem disso, lamentavelmente, existem supostos “pastores” que impõem um regime doutrinário de homem e que impedem muitos novos cristãos convertidos de se batizar nas águas.


Existem tantos “crentes” que já aceitaram o Senhor Jesus como o seu único salvador de suas almas, que estão há tanto tempo na igreja e, muitos deles estão impedidos de se batizar nas águas.


Na maioria das vezes, os supostos “pastores”, colocam até as pessoas para participar de “seminários”. Congressos esses, que geralmente duram no mínimo seis meses. Veja que absurdo! Que fardo pesado.


Se analisarmos a Palavra de Deus, veremos que atitudes como essas são totalmente contrárias ao que está escrito na bíblia, pois os Apóstolos de Cristo não agiam assim. Medite em Atos 2, versos 37/41: “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”.


Veja que essa passagem bíblica não mostra nenhuma objeção à pessoa que quer se batizar. Pelo contrário, após o discurso de Pedro muitos lhe perguntaram o que é que teriam que fazer e na mesma hora Pedro lhes respondeu: ARRPENDEI-VOS e cada um seja batizado em nome de Jesus.


Naquele dia, quase três mil pessoas foram batizadas. Veja que glória para Deus. Quase três mil almas a mais no Reino de Deus. A bíblia não diz e nem mostra que essas pessoas tiveram que esperar ou participar de algum seminário teológico.


Não temos que criar dificuldades para as pessoas chegarem até Jesus. Devemos pregar a Palavra da Verdade, que está escrita na bíblia sagrada e deixar as pessoas tomarem as decisões.


Não podemos fazer acepção de pessoas, escolhendo quem pode e quem não pode se batizar. Isso é errado, pois agindo assim, estaremos julgando as pessoas e isso não é de Deus, pois não conhecemos os corações das pessoas para saber se elas podem ou não podem. A decisão sempre tem que ser da pessoa e não do pastor.


Veja uma coisa interessante: Os versículos 26/38 afirmam que certa vez, o Apóstolo Filipe, após obedecer a voz do Anjo do Senhor, caminhava de Jerusalém à Cidade Gaza, quando no caminho encontrou com um alto oficial da rainha Candace, e esse oficial vinha lendo o Livro do Profeta Isaias. Naquela oportunidade, o Anjo do Senhor mandou que Filipe se aproximasse do mesmo e perguntasse o que ele estava lendo e se estava entendo o que lia.


Foi quando o mesmo lhe respondeu que não estava entendendo porque não havia quem lhe explicasse. Logo em seguida, Filipe lhe explicou tudo e o mesmo acabou compreendendo as escrituras.


Mais adiante, encontraram certo lugar onde havia água e o oficial perguntou a Filipe: “Eis aqui água, o que impede que seja eu batizado? E Filipe lhe respondeu: é lícito se creres de todo o teu coração”. E o oficial creu e em seguida foi batizado por Filipe.

 

Observe que nesse caso, Filipe não ficou questionando a vida do rapaz e nem estipulou prazo para que ele pudesse ser batizado. Ele apenas falou de Jesus, explicou as escrituras Sagradas e perguntou ao mesmo se ele cria naquela palavra, onde na mesma hora lhe respondeu que sim e foi batizado por Filipe.


Por isso, devemos tomar muito cuidado e meditar bastante nessa passagem bíblica que acabamos de ler acima, pois é justamente nesse texto bíblico que “pseudos pastores” os Simãos picaretas, distorcem a Palavra de Deus e dizem que houve um curso teológico entre o Apóstolo Filipe e o Oficial. Claro que não houve.


Se você é uma pessoa nova convertida e está certa de que é esse o caminho que você quer seguir, vá em frente. Você deve em seguida se batizar nas águas. Mas se existir alguém lhe impedindo, dizendo que agora não, ou que ainda é cedo, procure uma igreja séria, que ensine verdadeiramente a Palavra de Deus, que esteja realmente preocupada com as suas ovelhas e que não esteja ligada a ensinamentos ou doutrinas de homens. 


Ninguém pode lhe impedir de ser batizado nas águas, a não ser você mesmo, ou seja, a sua consciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE