Sem medo de dizer a verdade

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

ESTUDO DO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS - CAPÍTULO 05 - TERCEIRA PARTE

 

5.2 - A segunda prisão dos apóstolos

A inveja na igreja

 

Os versículos 17/32, nos relatam um fato muito interessante.

 

Como disse acima, os testemunhos dos milagres feitos pelos apóstolos e, principalmente por Pedro, se espalharam por todas as cidades vizinhas e isso incomodou o alto comando da igreja ortodoxa e a seita dos saduceus.

 A igreja de Pedro estava lotada, enquanto que a igreja tradicional dos fariseus e saduceus estava esvaziando, e esse fato, na cabeça desses homens invejosos, não podia passar impune.

 Então a ordem de prisão foi dada e cumprida. Prenderam os 12 apóstolos na cadeia local e deixaram guardas na porta para que a escolta fosse reforçada.

 Todavia, os versículos 19/20 afirmam que à noite, apareceu um anjo do Senhor e abriu as portas da cadeia pública e conduziu os 12 apóstolos para fora, sem que os guardas percebessem. Um livramento que ficou marcado na história.

 Então, logo de manhã cedo, eles foram até o templo e começaram a pregar o evangelho de Jesus Cristo para todos que estavam no culto.

 Só que os líderes religiosos que ordenaram prisão não sabiam ainda que os apóstolos tinham sido libertos pelo anjo do Senhor e nem que eles estavam ensinando no templo.

 Quando souberam ficaram perplexos, porque o cárcere estava trancado, com os soldados na porta, e ninguém sabia explicar como aqueles caras tinham conseguido sair de lá.

 Então foi dada a ordem para que a polícia trouxesse a todos, desta vez, sem nenhuma violência, para não causar convulsão social, porque a igreja estava lotada e eles tinham medo de serem apedrejados pelo povo.

 Ao chegarem diante do Sinédrio, os lideres religiosos fariseus e saduceus mais uma vez tentaram intimidar os apóstolos para que deixassem de falar no nome de Jesus.

 Da mesma forma que fizeram na primeira vez, quando prenderam Pedro e João, os fariseus ameaçaram a todos. Só que a resposta também foi a mesma.

 Nenhum dos apóstolos teve medo da afronta do diabo e mais uma vez pregaram sobre o evangelho da salvação para aqueles hipócritas perigosos.

 Os apóstolos deixaram claro que não iriam desobedecer a Deus, para obedecer à ordem ilegal e ilegítima daqueles fariseus.

 Veja que revelação interessante: aconteça o que acontecer, jamais deixe de obedecer a Deus.

 Surgirão momentos que as pessoas irão mandar você parar de ensinar a Palavra de Deus e das maravilhas que Ele fez na tua vida, mas você deve continuar, porque quem é de Deus nunca para. Foi isso que Pedro deixou claro nessa passagem bíblica.

 Mesmo dentro da igreja você vai encontrar cristãos invejosos, iguais a esses fariseus e saduceus. Pessoas que professam a mesma fé que a sua, mas na verdade são profetas velhos, que vão tentar colocar cal na tua fé, para que você desista da caminhada e se torne uma folha seca, igual a eles.

 Ficou claro também nessa passagem bíblica que acabamos de meditar, que quando a pessoa é de Deus Ele a livra de todas as situações nefastas, assim como o anjo libertou Pedro e todos os apóstolos da prisão.

 Mesmo estando aprisionado nunca perca a fé e a esperança, porque se você está enfrentado o dia mal, saiba que Jesus vai enviar um anjo para te tirar desse deserto e para te livrar dessa prisão espiritual que você se encontra.

 Ficou provado também, que quando a obra é de Deus ninguém pode Pará-la. Tentaram intimidar e parar os apóstolos, mas eles tinham sido escolhidos pelo Espírito Santo para difundir o evangelho da salvação pelo mundo, por isso o diabo não conseguiu detê-los. 

 Se você tem um chamado de Deus e é batizado com o Espírito Santo, ninguém poderá te segurar. Só você mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE