Sem medo de dizer a verdade

quarta-feira, 14 de abril de 2021

TOME CUIDADO PARA QUE OUTRAS COISAS NÃO OCUPEM O LUGAR DE DEUS NA TUA VIDA

 

A bíblia mostra em Ageu capítulo 01, versículos 4/6, um puxão de orelha dado por Deus no povo de Israel e que serve para a nossa vida também.

Deus escolheu um homem chamado Ageu para profetizar a reconstrução do templo, no período após o retorno dos exilados da Babilônia.

Após as guerras e as invasões o templo de Salomão, que era a igreja dos judeus, foi destruído e por causa disso os hebreus não tiveram mais como adorar a Deus.

O tempo passou e os judeus não conseguiram reerguer um novo templo, porque como eles comparavam os recursos que tinham com os recursos que havia no primeiro templo, não encontravam condições financeiras pra fazer.

Naquela época Israel estava passando por um tempo de declínio e por causa disso o povo foi entrando em uma zona de conformismo. Viviam de qualquer maneira, deixando as coisas de Deus em segundo plano e começaram a construir suas casas primeiramente e por causa disso Deus se irou e usou o profeta Ageu para dar esse puxão de orelha.

Mas por que era tão importante Israel levantar logo o segundo templo? Porque no antigo testamento a única maneira de Deus ser cultuado era através do templo. Então sem o templo não tinha reunião, não tinha louvor, não tinha oferta, não tinha mais nada. A vida espiritual do povo estava totalmente morta.

Hoje em dia temos o nome de Jesus que nos leva até a presença de Deus, mas antes os hebreus só tinham o templo como sendo o único meio de eles chegarem até a presença do Altíssimo.

Então se o coração daquele povo não estava em reconstruir o templo, é porque o coração deles não estava mais no Senhor. Se eles pararam pra construir suas casas é porque não tinham mais relacionamento com Deus.

De modo que Deus falou por intermédio do profeta Ageu que isso não era correto e que eles não deveriam viver assim, por isso Deus começou a apertar o povo. Se não tem alguma coisa ruim que mexa com a gente não há despertamento.

A gente só desperta quando alguma coisa ruim acontece. Enquanto está tudo florescendo na nossa vida, enquanto está tudo dando certo, enquanto a família está legal você não está nem aí pra Deus; essa é a pura verdade. Você vai vivendo deliberadamente, sem se preocupar com nada.

Então às vezes tem coisas que o próprio Deus cria, como está criando nesse capítulo 01 de Ageu, pra despertar a fé daquele povo, porque as pessoas estavam mais preocupadas em construir suas casas do que levantar um templo para adorar ao Senhor. Eles não estavam mais colocando Deus em primeiro lugar.

Cuidado quando você deixa algumas coisas substituírem a presença de Deus na tua vida. É muito perigoso quando você prefere ficar horas no WhatsApp, no facebook, nas redes sociais, do que ficar horas  com o Senhor.

É muito perigoso quando você começa trocar a tua vida espiritual por coisas da terra. Cuidado quando as tuas prioridades mudam, porque quando as tuas prioridades começam a mudar é porque o teu coração já mudou há muito tempo.

Onde está o teu coração ali estará o teu tesouro (Mateus 6/21). Você vai dedicar o teu tempo para aquilo que é mais ardente no teu coração.  Se o teu tesouro for o Senhor é ali que você vai dedicar o teu tempo, mas se o teu tesouro forem às coisas dessa vida você vai passar a maior parte do teu tempo dedicando a essas coisas.

A preocupação de Deus aqui nesse texto é que o povo não estava mais com o coração Nele. Por isso às vezes Deus toca naquilo que mais gostamos pra que o nosso coração volte a ser Dele.

Reconstrói o segundo templo o quanto mais rápido. Deus quer voltar a ser o primeiro na tua vida. Não deixa ninguém tomar o espaço de Deus no teu coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE