Sem medo de dizer a verdade

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 40

O poder da escolha.

Como vimos no capítulo anterior, Jerusalém foi totalmente tomada pelo exército babilônico, ocasião em que parte do povo foi assassinada e outra parte foi levada cativa.

Jeremias, homem de Deus, obteve livramento da parte do Soberano e foi levado por Nebuzaradã para a prisão de guerra.

   Neste capítulo, depois de ter passado todo aquele período de guerra, Jeremias obteve a liberdade: “...E o Senhor o trouxe, e fez como havia falado; porque pecastes contra o Senhor, e não obedecestes à sua voz, portanto vos sucedeu isto. Agora, pois, eis que te soltei hoje das cadeias que estavam sobre as tuas mãos...” (versículos 3 e 4).

Posto em liberdade, Jeremias tem uma decisão a tomar: ficar naquela cidade ou partir para outro lugar e refazer a sua vida: “...se te apraz vir comigo para babilônia, vem, e eu cuidarei de ti, mas se não te apraz vir comigo para babilônia, deixa de vir. Olha, toda a terra está diante de ti; para onde parecer bom e reto aos teus olhos ir, para ali vai...” (versículo 4).

Veja que essa decisão não era fácil. A cidade estava toda destruída e a Babilônia seria a alternativa mais lógica para ser a moradia de Jeremias.

Contudo, ele resolveu ficar em Mizpá: “...Assim veio Jeremias a Gedalias, filho de Aicão, a Mizpá; e habitou com ele no meio do povo que havia ficado na terra...” (versículo 6).

Essa era a direção de Deus. Jeremias deveria ficar com Gedalias, que foi nomeado governador da cidade de Judá, logo depois da invasão babilônica.

A intenção era facilitar a reocupação do povo judeu na terra dessolada. Daí o motivo da permanência de Jeremias ao lado de Gedalias.

É importante salientar, que além da liberdade, Jeremias ganhou alimento para o caminho e um presente do capitão da guarda: “...E deu-lhe o capitão da guarda sustento para o caminho, e um presente, e o deixou ir...” (versículo 5).

O poder de escolha levou Jeremias a Mizpá, lugar onde todos os judeus voltaram posteriormente para a grande colheita: “...então voltaram todos os judeus de todos os lugares, para onde foram lançados, e vieram à terra de Judá, a Gedalias, a Mizpá; e recolheram vinho e frutas do verão com muita abundância...” (versículo 12). 

Nenhum comentário: