Sem medo de dizer a verdade

terça-feira, 31 de outubro de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 49



Este capítulo é muito extenso e é dirigido a cinco povos que tinham relações com o povo de Judá.

A primeira profecia foi dirigida contra a capital dos amonitas, neto de Ló. Este povo era amplamente conhecido e temível por usarem de barbarismo quando venciam uma guerra, para com os povos derrotados.

Uma das suas muitas práticas era matar todas as mulheres que fossem grávidas cortando-lhes o ventre ou cegando todos os homens. Eles tinham seu próprio deus, Moloque e achincalhavam Israel, dizendo que Israel perdera o comando da terra que havia sido concedida à tribo de Gade e agora o deus Moloque morava lá: “...Contra os filhos de Amom. Assim diz o SENHOR: Acaso Israel não tem filhos, nem tem herdeiro? Por que, pois, herdou Malcã a Gade e o seu povo habitou nas suas cidades?... (versículo 1).

 Esse povo trouxe contra si o insatisfação de Deus porque mostraram-se pérfidos. Acreditavam em suas riquezas: “...Por que te glorias nos vales, teus luxuriantes vales, ó filha rebelde, que confias nos teus tesouros, dizendo: Quem virá contra mim? (versículo 4).

Pois bem. A segunda parte deste capítulo é a profecia contra Edom. Os edomitas eram os descendentes de Esaú. Infelizmente, Edom acabou se tornando como Sodoma e Gomorra: “...será como a destruição de Sodoma e Gomorra, e dos seus vizinhos, diz o Senhor; não habitará ninguém ali, nem morará nela filho de homem...” (versículo 18).

 Conforme está escrito, os edomitas eram orgulhosos e ousados e por isso foram ameaçados por Deus. Iriam cair em desgraça e perder tudo: “...Quanto à tua terribilidade, enganou-te a arrogância do teu coração, tu que habitas nas cavernas das rochas, que ocupas as alturas dos outeiros; ainda que eleves o teu ninho como a águia, de lá te derrubarei, diz o Senhor...” (versículo 16).

A terceira profecia foi conduzida contra Damasco, a qual era uma velha cidade aramaica na beira do deserto que se desenvolveu por causa de seu oásis fecundo. Esta cidade teve adequados adoradores de Deus, como Naamã e Hazael. No entanto, eles haviam deixado ao verdadeiro Deus. Era a cidade da alegria de Deus: “...Como está abandonada a cidade do louvor, a cidade da minha alegria!... (versículo 25).

A quarta profecia foi proferida contra Quedar e Hazor. A tribo de Quedar era reconhecida por suas ovelhas e gados: “...Acerca de Quedar, e dos reinos de Hazor, que Nabucodonosor, rei de babilônia, feriu. Assim diz o SENHOR: Levantai-vos, subi contra Quedar, e destruí os filhos do oriente. Tomarão as suas tendas, os seus gados, as suas cortinas e todos os seus utensílios, e os seus camelos levarão para si; e lhes clamarão: Há medo por todos os lados...” (versículos 28 e 29).

A última predição foi dita contra Elão, terra que ficava no leste da Babilônia: “...A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, o profeta, contra Elão, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que eu quebrarei o arco de Elão, o principal do seu poder...” (versículos 34 e 35).

Esta profecia foi desempenhada quando Elão tomou o lado dos babilônios, que mais tarde foram sobrepujados pelos assírios. Se os elamitas tivessem se arrependido, Deus os teria restaurado e os abençoado com riqueza, o que não foi o caso..

Pois bem. Como vimos, existem cinco profecias dirigidas para cinco povos, dos quais, espiritualmente falando, nos encaixamos ou fazemos parte de algum deles.

Se você meu amigo e minha amiga é um Amonita, que adora os deuses deste mundo, saiba que o teu fim está próximo. Se és um edomitas, orgulhoso e altivos, sua sentença será a destruição.

Em sendo damasceno, ou seja, aquele que já deu muita alegria ao Senhor, mas hoje não dá mais, saiba que serás vítima do abandono de Deus. Contudo, se és quedariano ou hazoriano, famoso por causa de teus bens e que confias em tuas riquezas, saibas que irás perder tudo. É questão de tempo.

Por fim, se és de Elão e se achas poderoso e prepotente, que não se arrepende de seus pecados, com certeza Deus irá reduzir o teu poder a nada.

Conforme vimos, todas as profecias mencionadas acima eram condicionais. Naquela época, Deus queria que as pessoas se arrependessem e retornassem para Ele. Hoje não é diferente. Ele quer que nos voltemos para Ele, de corpo alma e espírito. Medite e responda para você mesmo: Quem tem sido você?

Um comentário:

Unknown disse...

Esse comentario abriu minha mente muito obrigada