Sem medo de dizer a verdade

domingo, 29 de outubro de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 48

A maldição na vida de quem faz a obra de Deus relaxadamente.

A Palavra de Deus neste capítulo é voltada exclusivamente para as pessoas que fazem a obra de Deus, que tem um chamado eclesiástico.

Pois bem. Desde que o evangelho foi difundido pelo mundo temos visto dois tipos de pessoas nas igrejas: 1) o evangélico fiel, dedicado, obediente e verdadeiro e; 2) o evangélico de fachada, aquele que faz a obra e as coisas do jeito dele.

Quando Deus chama uma pessoa para fazer a sua obra, com certeza Ele vê nessa pessoa qualidades e caráter íntegro, para em seguida lhe confiar o ministério de sua igreja.  A partir daí Ele a capacita para fazer a obra, com o fito de que esse novo servo seja útil no ministério da salvação. Um ganhador de almas.

Contudo, o tempo vai passando e vai mostrando realmente quem a pessoa é. Se do primeiro grupo ou do segundo.

A pessoa vai sendo usada por Deus, vai conquistando as bênçãos materiais, vai crescendo espiritualmente e materialmente a ponto de lá na frente abandonar aquela obediência à Palavra de Deus, fazendo, assim, a obra do jeito dela.

É justamente para combater esse tipo de pessoa que a Palavra de Deus registrada neste quadragésimo oitavo capítulo está voltada.

A bíblia chega a chamar de maldita, a pessoa que faz a obra de Deus relaxadamente: “...Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente; e maldito aquele que retém a sua espada do sangue...” (versículo 10).

Observe que duas advertências constam neste versículo: quem faz a obra de forma relaxada e quem retém a espada do sangue. Vamos discorrer sobre os dois fatores.

Pois bem. Fazer a obra de Deus de forma relaxada, traz para a vida do obreiro, do pastor ou do presbítero, maldição. Não é Deus quem amaldiçoa a pessoa, é ela mesma quem se amaldiçoa quando resolve, por conta própria, fazer a obra da forma dela, do jeito dela.

Quando ela passa a priorizar suas razões e seus desejos pessoais, ela está se amaldiçoando: “...Porque, por causa da tua confiança nas tuas obras, e nos teus tesouros, também tu serás tomada; e Quemós sairá para o cativeiro, os seus sacerdotes e os seus príncipes juntamente...” (versículo 7).

Não adianta se enganar. Quando se tem um chamado não se pode relaxar. Deus conta com você, logo, não pode haver relaxamento.

O relaxado se auto destrói: “...porque virá o destruidor sobre cada uma das cidades, e nenhuma cidade escapará, e perecerá o vale, e destruir-se-á a campina; porque o Senhor o disse...” (versículo 8).

O segundo fator, é voltado para o que retém a espada do sangue.

Pois bem. Reter a espada do sangue é negligenciar no chamado eclesiástico. Você no início da obra, quando foi chamado, evangelizava todos os domingos; participava de núcleos de orações, de gincanas, ou seja, estava anunciando a Palavra de Deus de forma constante. Agora, com o passar do tempo, negligenciou e reteve a espada do sangue.

Muitas pessoas lá fora não estão sendo evangelizadas porque você não tem mais tempo de levar a Palavra de Deus até elas. Com esse ato negligencial, você está retendo a espada do sangue. O sangue dessa pessoa irá ser cobrado na tua conta.

Deus está mandando você descer da tua glória e voltar a fazer a obra de forma viva e correta: “...Desce da tua glória, e assenta-te em terra seca, ó moradora, filha de Dibom; porque o destruidor de Moabe subiu contra ti, e desfez as tuas fortalezas...” (versículo 18).

Deixa de ser arrogante e soberbo. Deus está te avisando: “...Ouvimos da soberba de Moabe, que é soberbíssimo, como também da sua arrogância, e da sua vaidade, e da sua altivez e do seu orgulhoso coração...” (versículo 29).

As consequências? Estão escritas no versículo 43: “...Temor, e cova, e laço, vêm sobre ti, ó morador de Moabe, diz o Senhor...”.

Observe que o temor do Senhor você já não tem mais, por isso não escuta mais as advertências da Palavra. Os teus ouvidos espirituais estão surdos, por isso a negligência e o relaxamento.

Quando a pessoa foge do temor de Deus, cai em uma cova, é o que está escrito no versículo 44: “...O que fugir do temor cairá na cova, e o que subir da cova ficará preso no laço; porque trarei sobre ele, sobre Moabe, o ano do seu castigo, diz o Senhor...”.

Por isso meu amigo e minha amiga, a palavra deste quadragésimo oitavo capítulo é voltada exclusivamente para a pessoa que faz a obra de Deus, que tem um chamado, que faz parte do ministério da salvação. Não é para qualquer um; é para você mesmo que está fazendo a obra de Deus relaxadamente e, como consequência, se amaldiçoando.

Caia na real, volte à sensatez, antes que seja tarde demais. O recado foi dado.

3 comentários:

Unknown disse...

Gloria a Deus,sem medo de dizer a verdade mesmo e com compromisso com a palavra de Deus,que o Soberano Deus continue te usando, o texto foi de bênção para minha vida.

Unknown disse...

Despertar tú que dormir

storia disse...

nossa, amei a explicação, simples de entender. deus abençoe