Sem medo de dizer a verdade

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 44

Quando o crente sente falta dos prazeres do mundo.

Já no Egito, os hebreus remanescentes mais uma vez não se humilharam diante de Deus: “...Não se humilharam até ao dia de hoje, nem temeram, nem andaram na minha lei, nem nos meus estatutos, que pus diante de vós e diante de vossos pais...” (versículo 10).

Deus queria que aquele povo se humilhasse diante de Sua presença para assim poder livrá-los daquele sofrimento. Contudo, não deram ouvidos.

Diante disso, Deus mais uma vez virou o rosto para os soberbos: “...Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que eu ponho o meu rosto contra vós para mal, e para desarraigar a todo o Judá...” (versículo 11).

Foi anunciado que eles iriam morrer de fome e de forma violenta: “...E tomarei os que restam de Judá, os quais puseram os seus rostos para entrarem na terra do Egito, para lá habitar e todos eles serão consumidos na terra do Egito; cairão à espada, e de fome morrerão; consumir-se-ão, desde o menor até ao maior; à espada e de fome morrerão; e servirão de execração, e de espanto, e de maldição, e de opróbrio...” (versículo 12).

Mesmo recebendo a Palavra, mais uma vez rejeitaram a direção do Altar: “...quanto à palavra que nos anunciaste em nome do Senhor, não obedeceremos a ti...” (versículo 16).

Ao invés de se humilharem perante o Senhor Deus, jogaram na cara de Jeremias que quando estavam no mundo, adorando os outros deuses pagãos eram mais felizes do que naquela ocasião: “...Mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, queimando incenso à rainha dos céus, e oferecendo-lhe libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; e então tínhamos fartura de pão, e andávamos alegres, e não víamos mal algum. Mas desde que cessamos de queimar incenso à rainha dos céus, e de lhe oferecer libações, tivemos falta de tudo, e fomos consumidos pela espada e pela fome...” (versículos 17 e 18).

Pois bem. É aqui que quero aprofundar um pouco na Palavra.

Veja quão rebeldes eram o povo. A história mostra que a rebeldia sempre esteve aliada aos hebreus. O mesmo acontece hoje. Eles não reconhecem Jesus Cristo como sendo o Filho de Deus, O Messias.

Talvez o amigo leitor pergunte: e o que é que eu tenho a ver com isso? Tudo! Olhe para a história da sua vida. Veja se você não foi ou ainda é essa pessoa soberba, rebelde e destemida.

Quantos são os crentes que hoje sentem falta dos prazeres do mundo? A maioria.

Viver em Cristo significa renúncia, sacrifício, humildade e os evangélicos não atentam para esse detalhe. Consequência? Quando vêm as adversidades, os problemas e as perseguições, logo bate a saudade do tempo em que estavam no mundo.

Assim se comportavam os hebreus. Eles disseram na cara de Jeremias que eram mais felizes quando estavam no mundo, adorando outros deuses, do que quando serviam ao Deus de Israel. Vejam que ingratos, que burros.

A palavra que Jeremias deus para eles, naquela época, a qual se encontra no versículo 23, hoje vai para você meu amigo e minha amiga, que vive se perguntando sobre o porquê de tanto sofrimento em tua vida: “...Porque queimastes incenso, e porque pecastes contra o Senhor, e não obedecestes à voz do Senhor, e na sua lei, e nos seus testemunhos não andastes, por isso vos sucedeu este mal, como se vê neste dia...”.

A resposta está aí. Você vive queimando incensos para os deuses deste mundo e ainda se pergunta porque sofre tanto? Ora meu amigo e minha amiga, use a inteligência e deixe de ser soberbo. Se arrependa imediatamente de seus pecados e se volte de fato e de verdade para o Senhor Jesus Cristo.

Não importa se você está dentro ou fora da igreja. Não se esconda atrás dessa bíblia gigante ou do teu título eclesiástico. A verdade é que se você não nascer da água e do Espírito, não será salvo e não terá paz.

A morte física e espiritual te espera daqui há algum tempo, caso você continue agindo como os hebreus remanescentes.

Nenhum comentário: