Sem medo de dizer a verdade

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 45

A grandeza que o homem almeja para si próprio.

Este é um dos menores capítulos do livro de Jeremias, contudo, uma Palavra muito forte se encontra neste tópico. O homem que procura a grandeza para si mesmo.

Pois bem. Neste capítulo Deus fala diretamente com Baruque. Baruque era uma espécie de secretário particular e amigo de Jeremias. Ele era o responsável por escrever num livro as profecias e as palavras que Jeremias determinava.

Naquela ocasião, Baruque se encontrava trabalhando para Jeremias quando essa palavra lhe foi apresentada por Deus: “...A palavra que Jeremias, o profeta, falou a Baruque, filho de Nerias, quando este escrevia, num livro, estas palavras, da boca de Jeremias, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá...” (versículo 1).

Baruque conhecia o Deus de Jeremias, o qual era o seu próprio Deus, por isso que tinha confiança em lhe dirigir as suas orações certo de que Deus o ouviria também.

Naquela ocasião Baruque estava passando por um momento de aflição: “...Ai de mim agora, porque me acrescentou o Senhor tristeza sobre minha dor! Estou cansado do meu gemido, e não acho descanso...” (versículo 3).

Apesar de ser o secretário especial de Jeremias e ter presenciado com este, vários acontecimentos do povo hebreu, Baruque parecia estar preocupado com o cargo, com as coisas do mundo, ou seja, com a própria glória. Por esse motivo foi reprendido por Deus: “...E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o SENHOR...” (versículo 5).

Veja que aqui o Senhor explica a Baruque que ele não deveria buscar “coisas particulares” para si próprio. Ele deveria, em primeiro lugar, estar preocupado com a vontade de Deus para a sua vida, e confiar no cuidado do Senhor. Tanto é que no mesmo versículo o Senhor afirma que irá proteger a sua vida por onde ele andasse: “...porém te darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores...”

Pois bem. Ao meditar neste pequeno capítulo, concluímos que na igreja do Senhor existem muitos Baruques. Quantos são os pastores, os obreiros, os presbíteros, evangelistas e até mesmo os membros, que estão preocupados com a sua própria glória? Centenas deles.

A igreja está cheia de pessoas assim. Ocupantes de cargos, mas que estão preocupadas em obter vantagens para si, ou seja, estão pensando em si mesmas.

Devemos atentar para a recomendação que o Próprio Senhor Jesus nos deixou em Mateus 6, 33, onde diz: “que devemos buscar em primeiro lugar o Seu Reino e a Sua Justiça que, naturalmente, as demais coisas nos seriam acrescentadas”.

Tome muito cuidado com isso, porque se você não atentar para essa observação, a tua queda será inevitável: “...isto diz o Senhor: Eis que o que edifiquei eu derrubo, e o que plantei eu arranco, e isso em toda esta terra...” (versículo 4).

Graças a Deus que Baruque não caiu nesse engano. Ele simplesmente passou por um momento difícil e logo recobrou a razão, já que de fato era um homem de Deus e que inspirava confiança. E você como tem agido?

Nenhum comentário: