Sem medo de dizer a verdade

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 47

O poder da espada do Senhor.

Como se vê, a palavra de Deus neste pequeno capítulo é voltada para os filisteus de Gaza, antes da cidade ter sido capturada pelo exército egípcio: “...A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, o profeta, contra os filisteus, antes que Faraó ferisse a Gaza...” (versículo 1).

Inicia com um aviso de destruição e de dor para os Filisteus: “...Assim diz o Senhor: Eis que se levantam as águas do norte, e tornar-se-ão em torrente transbordante, e alagarão a terra e sua plenitude, a cidade, e os que nela habitam; e os homens clamarão, e todos os moradores da terra se lamentarão; Ao ruído estrepitoso dos cascos dos seus fortes cavalos, ao barulho de seus carros, ao estrondo das suas rodas; os pais não atendem aos filhos, por causa da fraqueza das mãos; Por causa do dia que vem, para destruir a todos os filisteus, para cortar de Tiro e de Sidom todo o restante que os socorra; porque o Senhor destruirá os filisteus, o remanescente da ilha de Caftor...” (versículos 2 ao 4).

Por sua vez, nos dois últimos versículos Deus fala do poder da sua espada: “...Ah; espada do Senhor! Até quando deixarás de repousar? Volta para a tua bainha, descansa, e aquieta-te. Mas como te aquietarás? Pois o Senhor deu ordem à espada contra Ascalom, e contra a praia do mar, para onde ele a enviou...” (versículos 6 e 7).

Pois bem.  A espada do Senhor, representa três tipos de terrores (a fome, a guerra e a peste). Neste capítulo ela não se acalmava, antes tinha sede e saia a cumprir aquilo que o Senhor tinha determinado a ela.

Na bíblia vemos que a explicação da espada do Senhor é empregada para delinear o ajuizamento divinal. Note que a ordem era para que a espada não tivesse descanso, logo, conclui-se que os Filisteus não teriam paz nem tão cedo.

Por sua vez, a fraqueza das mãos, mencionada na parte final do versículo terceiro, expõe o pavor sentido pelos pais ao abdicarem seus filhos durante a fuga, nas guerras vividas nos capítulos anteriores: “...ao ruído estrepitoso dos cascos dos seus fortes cavalos, ao barulho de seus carros, ao estrondo das suas rodas; os pais não atendem aos filhos, por causa da fraqueza das mãos...” (versículo 3).

É importante salientar, que em nossa sociedade contemporânea, também vemos pessoas que, assim como os filisteus, têm a oportunidade de aceitar o Senhor Jesus como sendo o Senhor de suas vidas e mesmo assim, recusam-se. consequência? Provam do poder da Espada.

Ao olharmos para o nosso redor, vemos muitas pessoas sendo vítimas da espada do Senhor. Se você meu amigo e minha amiga é uma dessas; nada na tua vida dá certo. As enfermidades, a fome, o desemprego e as perseguições te afligem diariamente, saiba que ninguém pode te livrar dela.

A rebeldia é o fruto da ação dela na tua vida. Somente a misericórdia de Deus é capaz de reduzir o efeito do poder da espada. Se você se humilhar diante da presença Dele; se reconhecer que não és nada diante Dele, com certeza o dono da espada vai fazer cessar os efeitos danosos causados pela ação dela na tua vida.

O mundo continua cheio das maldades, das descrenças, entretanto, se aproveitarmos as oportunidades e conhecimento que a Palavra de Deus nos concede nesses últimos tempos, podemos testemunhar de nossa fé e de tudo que o Senhor tem feito por nós.

Não queira jamais ser vítima da espada do Senhor. As consequências são danosas.

Nenhum comentário: