Sem medo de dizer a verdade

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O SIGNIFICADO DO CASAMENTO E SUAS POLÊMICAS


“Caso, porém, não se dominem que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado” (1ª Coríntios, capítulo 07, versículo 09).

O casamento é algo divino, ou seja, instituído por Deus. Quando uma pessoa resolve se unir a outra, ela tem que estar decidida a viver uma vida a dois, e uma vida a dois é totalmente diferente da de solteira. Tem que haver uma entrega total entre ambas as partes.

O casamento deve ser renovado a cada dia. Tem que haver, em primeiro lugar, o amor, e em conseqüência, o respeito, a consideração, a compreensão e acima de tudo a fidelidade. O marido não deve tratar a sua esposa como se ela fosse uma empregada, um objeto de uso pessoal ou coisa parecida (1ª Pedro, capítulo 03, versículo 07).

Em compensação, a esposa deve viver a vida em comum do lar e ser “submissa” ao seu marido (Efésios, capítulo 05, do versículo 22 ao 24). O casal deve procurar, a todo o momento, viver a vida em comum do lar e evitar as contendas e os desentendimentos, porque se isso vier a acontecer com frequência, vai acabar interferindo no relacionamento.

Deve haver um diálogo racional entre o casal e a palavra final, em qualquer que seja a decisão, deve ser do marido. Jamais a esposa pode querer ter mais autoridade do que o seu marido, senão, cedo ou tarde, esse casamento tende a se acabar (1ª Pedro, capítulo 03, versículo 01).

Pode acreditar; isso não é uma opinião machista, mas sim da necessidade de existência de uma hierarquia no o relacionamento conjugal. Hierarquia com democracia, respeito e amor, é claro.

Já o marido, deve amar a sua esposa, assim como Cristo amou a igreja e todos os dias esse amor deve ser renovado, para que o seu casamento possa realmente se tornar um exemplo para as demais pessoas (Efésios, capítulo 05, versículos 25 e 28).

Outra questão que pode acabar com o casamento é o adultério. A Bíblia condena claramente esse tipo de situação. Uma pessoa que tem o seu casamento e quer mantê-lo aceso para sempre, não pode e nem deve se desviar por esse caminho da traição (Provérbios, 06, versículos 32 e 33).

A traição é algo tão abominável perante Deus, que o Próprio Senhor Jesus condena esse tipo de coisa e para que esse tipo de problema não venha ocorrer no casamento, o casal deve sempre procurar manter um diálogo sempre aberto e evitar as privações sexuais entre os dois.

Pois é.

A relação sexual no casamento é algo tão importante para a manutenção do relacionamento conjugal, que a própria Bíblia explica muito sobre esse tema. Veja em 1ª Coríntios, capítulo 07, versículo 5: “ Não vos priveis um ao outro, salvo talvez, por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente nos ajuntardes, para que satanás não vos tente por causa da incontinência”.

O Apóstolo Paulo, explica abertamente nessa passagem bíblica acima, que não deve haver privações sexuais no casamento, para que satanás não invada o coração do esposo ou da esposa, e coloque o desejo de traição, ou seja, a cobiça por outro homem, ou por outra mulher. Medite em Hebreus, capítulo 13, versículo 04: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito em mácula, porque Deus julgará os impuros e adúlteros”.

Posso afirmar, com toda certeza, que Deus é a Testemunha Chave entre o casamento devidamente legalizado e está todos os dias de olho na vida do cristão e jamais tolerará o adultério (Malaquias, capítulo 02, versículos 14 e 15). Por isso, não se iluda com o “engodo” do diabo e fique atento para não cair em tentação. Vigie a todo momento.

Uma outra coisa fundamental no casamento é o segredo da vida em comum que o casal deve ter. O casal não deve, em nenhum momento, compartilhar as suas intimidades com mais ninguém, ou seja, não deve deixar transpassar, o que se passa no lar, com as outras pessoas, seja com os vizinhos, e até mesmo com os familiares. A vida particular do casal só pertence a eles e a mais ninguém, por isso o sigilo tem que ser absoluto.

Nunca deve haver intrometimento na vida do casal, por parte de nenhuma pessoa estranha, quer seja amigo, vizinho ou até mesmo um parente, pois se isso viver a ocorrer, pode ser, com certeza, o início do fim desse relacionamento.

DA SEPARAÇÃO OU DO DIVÓRCIO

Por outro lado, a Bíblia traz uma exceção a essa regra e mostra uma permissão legal, de caráter espiritual, para que possa haver o divorcio, ou seja, quando houver o adultério. (Mateus, capítulo 19, do versículo 03 ao 11). Isso também não quer dizer que o divórcio nesse caso deva acontecer. A Bíblia deixa bem claro que a autorização é facultativa, e deve ser tomada pela pessoa que foi traída.

Mesmo assim, se a pessoa ama de fato e de verdade o seu esposo ou esposa, ela é capaz de perdoar até mesmo o adultério, pois no amor não existem limites e nem barreiras. Medite em 1ª Coríntios, capítulo 13, do versículo 04 ao 07.

Mas, de acordo com a evolução humana e com a legislação brasileira, acredito, que além dessa permissão espiritual citada na Bíblia, o relacionamento pode ser requebrado e um dos cônjuges poderá requerer o divórcio, quando houver agressão física ou grave ameaça por parte de um dos cônjuges, que possa resultar em risco de morte à sua pessoa. Ou até mesmo quando não mais amar o seu parceiro.

Nesse caso, a pessoa que for agredida ou ameaçada pelo cônjuge, deverá procurar a polícia para tentar resolver a questão e por fim, buscar os meios necessários para ingressar com uma cão de divórcio, pois ela não vai morrer apanhando por causa de um suposto casamento falido não é? O amor não se confunde com o masoquismo.

Além do mais, de acordo com a nova legislação brasileira, não existem mais barreiras para a ruptura do relacionamento falido. Agora, nem necessário mais é acionar o Judiciário. Basta apenas contratar um Advogado, ir até um cartório mais próximo da residência para efetivar o divórcio, quando houver consensualismo, é claro. Do contrário, necessário se faz ainda ingressar com a ação no Judiciário.

Assim sendo, de acordo com o que vimos acima, o casamento foi criado para ser eterno e se a pessoa cultivar esse relacionamento, todos os dias, com certeza, não existirá nada e nem ninguém que possa acabar com o mesmo e ela será feliz para sempre, com o parceiro que ela escolheu.

Deus abençoe a vida sentimental de todos os amigos internautas que leram esta mensagem.

Eudes Borges.

Nenhum comentário: