Sem medo de dizer a verdade

sábado, 30 de janeiro de 2021

TODAS AS COISAS ME SÃO LICITAS, MAS NEM TODAS CONVÊM

Veja o que está escrito em 1ª Coríntios 6/12: “Todas as coisas me são licitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são licitas, mas nem todas edificam. Todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.

Essa palavra é direcionada exclusivamente para quem é convertido, ou seja, para os que assumiram uma fé em Jesus Cristo.

Quem está em Cristo é livre, não é mais escravo do pecado, como o ímpio é (2ª Coríntios 5/17). Mas o fato de o cristão ser livre não significa que deve fazer todas as coisas. Nem tudo que eu posso fazer eu devo fazer.

Na vida é assim. Tem tanta coisa que a gente pode fazer, que a gente quer fazer, mas não deve fazer. Porque esse fazer vai gerar na sua vida ou na de outra pessoa, algo ruim, uma colheita ruim.

Então tem coisas que eu posso fazer, mas eu não devo fazer, porque se eu fizer vai me afastar de Deus, vai afastar pessoas de Deus, vai gerar alguns problemas, vai gerar escândalos.

Você precisa entender que as suas vontades não podem ter domínio sobre sua vida. Os seus desejos não podem ter domínio sobre você, porque Jesus te libertou.

Se a tua consciência acusar, não faça.  Uma coisa é você errar sem ter consciência do que está realizando, mas a partir do momento que a tua consciência acusar, não faça.  É a Palavra de Deus que vai te ensinar. Por isso você precisa ler a bíblia para saber o que agrada ou desagrada a Deus.

Você precisa entender se aquilo que você está fazendo vai fazer com que outras pessoas pequem. Você precisa entender se aquilo que vai fazer vai escandalizar o nome de Jesus. É isso que Paulo está ensinando.

Você precisa se preocupar com a reação do próximo, e não só consigo mesmo. Você precisa ver se aquilo que está fazendo vai escandalizar outras pessoas. Por isso está escrito que você pode tudo, mas nem tudo convém.

Aqui está o princípio do cristianismo. Você tem que estar preocupado com a imagem do evangelho. As pessoas enxergam Jesus em você, então se você escandalizar o nome de Deus, com coisas que não convém, com coisas que não edificam, ou com coisas que te dominam, você vai estar impedindo que essas pessoas sejam salvas.

Elas vão se escandalizar com o teu mau comportamento e vão pensar que todo evangélico, todo crente é igual a você, e por isso nunca irão querer se entregar ao evangelho.

Você pode tomar bebida alcoólica, mas você deve?  Claro que não! Porque se as pessoas souberem que você bebe vão se escandalizar, e o nome de Jesus vai ser envergonhado.

Você pode dançar uma música brega, mas você deve? Lógico que não! Porque se as pessoas te verem dançando as músicas seculares vão se escandalizar e o nome de Jesus vai ser envergonhado. Esses são pequenos exemplos que se encaixam no que Paulo está querendo dizer.

Você pode fazer tudo, mas nem tudo te convém a fazer. Você pode fazer tudo, mas nem tudo que você fizer vai edificar. Você pode fazer tudo, mas não deve ser dominado por nenhuma das coisas que escandalizam o nome de Jesus, o nome da igreja.

Observe o seu comportamento. Tem muita coisa que você vai deixar de fazer para não gerar escândalos nos outros. Se a tua consciência acusar, ou gerar dúvidas, não faça. Você é a vitrine do evangelho. Lembre-se disso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE