Sem medo de dizer a verdade

domingo, 24 de janeiro de 2021

TODA PESSOA QUE NÃO TEM PROPÓSITO, VIVE COMPETINDO COM O PROPÓSITO DOS OUTROS

 

A bíblia relata em 1ª Samuel, capítulo 01, a história de duas mulheres que não se davam bem: Ana e Penina, que por sua vez, eram esposas de um rapaz chamado Elcana. Só que Ana era estéril e Penina não.


Todos os anos quando Elcana e sua família iam peregrinar no Templo, Penina provocava Ana, humilhando-a por causa da sua esterilidade. A bíblia diz que Ana viveu anos de humilhações e de provocações.


Mas você sabe qual foi um dos problemas de Penina? É que ela perdia muito tempo com a vida de Ana. Penina perdia muito tempo com a vida dos outros e esquecia de colocar propósito em sua própria vida. 


Penina perdia muito tempo acusando Ana, humilhando Ana, e esquecia de viver a sua própria vida.


A bíblia diz que todo ano, Elcana, marido de Ana, saia para o Templo para oferecer sacrifícios a Deus. Ele oferecia parte do sacrifico para Ana, outra parte para Penina e a outra parte para os seus filhos. 


Entretanto, a melhor e maior parte ficava com Ana e isso causava indignação em Penina, porque na verdade Penina queria também o sentimento de Elcana. Mesmo Ana não gerando filhos Elcana amava muito mais a Ana do que Penina (versículo 5).


Penina não suportava a ideia de ela dar muitos filhos para Elcana e mesmo assim saber que ele continuava amando mais a Ana.


Mas a questão é que Elcana não amava Ana por aquilo que Ana produzia. Ele a amava em face daquilo que ela era, por aquilo que ela representava para ele. Penina durante muito tempo enxergava Ana como sua competidora.


Penina era “doente da cabeça”; ela representa alguém que não consegue enxergar os seus propósitos. Penina é alguém que não consegue entender que talvez Deus tenha também um projeto de vida para ela.


Mas o problema de Penina é que ela estava tão concentrada em querer o sentimento de Elcana, em querer a vida de Ana, que deixou de viver a sua própria vida.


Penina enxergava Ana como uma competidora, mas Ana não estava competindo com Penina. A intenção de Ana não era essa. Ana não podia ter filhos. Na verdade, era Penina que estava competindo com Ana.


Toda pessoa que não tem propósito, vive competindo com o propósito dos outros; enxerga o outro como uma competição. 


Hoje não é diferente. O mundo está cheio de Peninas, de gente que vive se incomodando com a vida dos outros. Por isso o Espírito Santo está trazendo esse alerta.


Pare de viver a vida dos outros. Pare de competir com o propósito dos outros. Pare de se comportar como Penina. Viva os propósitos que Deus estabeleceu para você.


Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito Santo está falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE