Sem medo de dizer a verdade

quinta-feira, 1 de julho de 2021

ÀS VEZES DEUS PERMITE O ESPINHO NA CARNE

 

2ª Coríntios capítulo 12, versos 7/10 diz assim: “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”.

Esse texto Paulo revela pra nós algumas indagações que ele teve na vida, mesmo sendo um homem de Deus. Ele mostra que mesmo ele tendo tanta experiência com Deus, ele carregava também um espinho na carne.

Mesmo falando com Deus pra tirar esse espinho na carne, o Senhor resolveu não tirar. Ele pediu três vezes, mas o Senhor não fez isso. Deixou Paulo viver com aquele espinho. É interessante como ele entendeu o propósito desse processo.

Às vezes, por alguns momentos na vida Deus permite certas coisas acontecerem para que a gente venha se tornar dependentes Dele. Porque às vezes algumas coisas dessa vida tentam tirar a nossa dependência do Senhor.

E às vezes Deus permite certas dificuldades, certos problemas, certos espinhos, para que eu e você venhamos entender o quanto somos frágeis, o quanto somos dependentes da graça Dele e da misericórdia de Dele.

Talvez Deus tenha permitido você passar por certos processos e por certas dificuldades para que você reconheça o quanto precisa Dele.

Tem gente que quando tem alguma coisa na vida já começa se achar muito forte e muito poderoso. Tem gente que quando tem muito dinheiro, muito conhecimento, começa se achar autossuficiente, independente; acha que não precisa de Deus, até o momento em que o Senhor permite o espinho na carne; algo que venha afligir você constantemente; aí você começa perceber o quanto é dependente de Deus.

Você não vive sem Deus e não consegue caminhar sem Deus. Você não consegue respirar sem Deus. Se Deus tirar um minuto da tua respiração você morre.

Nós somos totalmente dependentes de Deus. Dependemos da misericórdia Dele para estarmos vivos todos os dias.

Mesmo sendo um homem com tanta intimidade com Deus, o Senhor Jesus não livrou Paulo dessas aflições e dos espinhos. Observe que a bíblia diz que Paulo orou várias vezes e o espinho não foi arrancado de sua vida.

Isso significa que existem crises, dificuldades, problemas que nós vamos passar. Existem coisas que Deus não vai tirar porque Ele tem um propósito com esse espinho. Devemos entender que o processo é necessário.

Tem horas que você não consegue entender a dimensão do que está acontecendo na tua vida, mas o Espírito Santo está te revelando que esse espinho tem um propósito. Não desista de Deus por causa do espinho, porque esse espinho tem um propósito na tua vida.

Perceba que Paulo pediu três vezes ao Senhor e o Deus não tirou o espinho. Não foi falta de oração de Paulo.

Tem coisas que mesmo você orando; mesmo você clamando, não adianta, você vai ter que passar. Tem coisa que mesmo você suplicando a Deus Ele não vai arrancar.

Tem coisas que Deus quer que você passe. Paulo tem um espinho porque era necessário ele passar. Tem coisas que você vai ter que aprender a conviver. E no meio desse processo de aprendizagem Deus vai tratar muito com você.

Às vezes o teu espinho não está literalmente em você. Às vezes as dores que você sente são por amar tanto um filho que está te dando dor de cabeça. Às vezes são dores que você sente por amar tanto o marido, o pai. Às vezes o espinho não está em você.

Às vezes é alguma coisa que está ao teu redor que está ferindo você, que está machucando você e Deus está te ensinando a passar nesse processo porque Ele tem um propósito.

Às vezes Deus não arranca o espinho, mas no meio do processo Ele vai te dando capacidade e estrutura pra suportar.  Deus permite o espinho na vida de Paulo, para que através do espinho Paulo entenda o que é graça.

Deus permite o processo para que dentro dele Ele revele a graça. Existe espinhos que Deus permite você passar, para que Deus revele algo muito maior que o espinho na tua vida.

Essa dificuldade vai te preparar para você viver algo maior que Deus já reservou pra você.


Um comentário:

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE