Sem medo de dizer a verdade

sábado, 19 de setembro de 2020

O RELIGIOSO PREPOTENTE

 

A bíblia diz em Lucas 18, versículos 9/14: “Jesus lhes propôs uma parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: O primeiro, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este outro que está aqui do meu lado. O outro homem, estando em pé, longe, nem ousava levantar os olhos ao céu, mas batia no peito dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que o segundo homem desceu justificado para sua casa e o primeiro homem não, porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado”.

Essa passagem bíblica fala do arrogante. Mostra que dois homens subiram ao templo para orar. Um deles olhava para o céu e dizia: Senhor eu não sou como os demais homens; eu cumpro os meus ritos. Senhor eu também não sou igual a este homem que está aqui do meu lado. E o homem que estava do lado dele nem conseguia olhar para o céu porque era cheio de defeitos.

As vezes a gente não consegue nem olhar para o céu, devido a tantas coisas. Só que Deus não para de olhar para gente. Ele está com os olhos fitados para nós o tempo inteiro e com as mãos estendidas para nos resgatar e para nos ajudar a sairmos dos erros que muitas vezes cometemos.

Só que o arrogante não consegue enxergar suas mazelas, não consegue reconhecer seus defeitos; não consegue compreender que precisa da ajuda de Deus.

O arrogante se prostra diante do Senhor para mostrar para Deus as suas qualidades. Você deve conhecer pessoas assim. Pessoas que só sabem mostrar pra Deus as coisas maravilhosas que fazem. Eles dizem: eu sou tremendo; sou um homem espiritual; sou um homem que busco, eu sou o cara. Mas Jesus diz: você é um exaltado, um arrogante; alguém que precisa se converter.

Mas graças a Deus que existem outros que mesmo cheios de defeitos, olham para os céus e dizem: Senhor, tem misericórdia de mim. Deus, ajuda-me nas minhas fraquezas, porque não sou nada sem o Senhor.

Peça misericórdia a Deus. Ore para que te ensine a vestir o manto da humildade. Pede ao Senhor para te mostrar que suas práticas religiosas não te justificam e que você é um eterno dependente Dele.

O religioso arrogante gosta de mostrar os nossos defeitos para Deus. Olha o comportamento do primeiro homem que estava ali no templo junto com o outro orando, na passagem bíblica que vimos. Ele passou um período da oração falando mal do irmão que estava ao lado dele e jesus disse: você é um arrogante exaltado.

Não haja como tal. Peça a Deus misericórdia, porque está escrito em 1ª Pedro 5/5 que Deus resiste aos soberbos, mas ao humilde concede a sua graça.

O arrogante religioso não terá direito a promessa descrita em Mateus 5/3: “Bem-aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE