Sem medo de dizer a verdade

quarta-feira, 15 de abril de 2020

NO DIA QUE A PRISÃO DOMICILIAR ACABAR

Desde o último mês de março trabalhadores, magistrados, estudantes, desempregados, donas de casa, empresários, enfim, cidadãos de bem foram condenados pelo COVID-19 a cumprir uma pena de prisão domiciliar por tempo indefinido, contrariando os princípios da individualização da pena e da proporcionalidade outrora aplicados pelos operadores o direito, no mundo do ser.

Referida reprimenda mostrou à humanidade, que o ser humano não é tudo aquilo que ele pensava ser. Antes da condenação domiciliar víamos pessoas afirmarem que suas rotinas não poderiam ser modificadas; diziam que não tinham tempo pra nada, que se elas parassem o mundo ia acabar, etc. A realidade deu um tapa na cara de todos e nos mostrou que não somos nada; não passamos de impotentes e incapazes de dar um passo à frente.

Os orgulhosos estão reféns de suas próprias impotências e já não sabem mais o que fazer. O estado prisional pelo qual fomos condenados pela pandemia, nos fez refletir sobre o que somos e o que a nossa liberdade de locomoção nos representa.

Discordâncias, conflitos e agressões físicas e verbais são consequências da condenação atual, já que a convivência familiar forçada pelo tempo mostra realmente a índole de uma pessoa e faz com que ela revele quem verdadeiramente ela é.

Por outro lado, as pessoas que pensam e que verdadeiramente são do bem, têm verificado que a prisão domiciliar lhe trouxe momentos de reflexões e de sapiência. Enxergaram que precisam mudar seus hábitos e atitudes, tendo em vista que a humanidade caminha para autodestruição, conforme temos presenciado com os últimos acontecimentos.

Quando tivermos direito a progredir de regime e formos liberados para o regime aberto, seja daqui há um, dois, três ou quatro meses, o mundo não será mais o mesmo. No dia que a prisão domiciliar acabar, a explosão do número de infectados e de mortos será inevitável, já que a matemática lógica nos ensina sobre essa realidade, mas ficará dentro de cada ser humano o aprendizado extraído desse caos, para que venhamos mudar os nossos hábitos e passar a respeitar e valorizar mais um aos outros.

Que Deus tenha misericórdia de nós e permita que saiamos dessa prisão domiciliar o mais rápido possível, livrando a nossa casa de todo esse mal invisível.

Um comentário:

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE