Sem medo de dizer a verdade

sexta-feira, 3 de abril de 2020

A LEPRA DE MIRIÃ

A rebeldia é uma “doença” que assola milhares de pessoas, dentro e fora das igrejas.

Existem milhares de cristãos leprosos e é justamente sobre isso que irei discorrer nessa mensagem, para tentar ajudar o amigo leitor a entender melhor sobre a Lepra de Miriã, descrita no capítulo 12 do Livro de Números.

A Bíblia relata a história de Moisés; um homem de Deus, um escolhido por Ele para tirar o povo de Israel da escravidão egípcia.

Moisés recebeu a unção de Deus para fazer a sua obra e liderar aquele povo difícil.

Ocorre que ele tinha um irmão que se chamava Arão e uma irmã chamada Miriã e ambos resolveram se rebelar contra Moisés, porque ele havia se casado com uma mulher estrangeira (versículos 1 e 2: “Ora, falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que este tomara; porquanto tinha tomado uma mulher cuxita. E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu”).

Diz a Bíblia, no capítulo 12 de Números, que Moisés tomou a para si uma mulher cuxita, ou seja, da cidade de Cuxe.

Alguns teólogos relatam que essa mulher, além de não ser judia, ou seja, da terra de Moisés, era uma negra e por isso Arão e Miriã não aceitaram esse relacionamento novo de Moisés.

Miriã, a partir de então, resolveu se rebelar contra Moisés e tentou tomar sua liderança, perante o povo.

Pois é meu amigo. Miriã liderou a rebelião contra Moisés, somente porque ele se casou com uma mulher negra e de outra linhagem.

Moisés pode até ter cometido o erro de se casar com uma mulher estranha, que não era da linhagem do povo judeu, mas observe que mesmo assim, ninguém tinha que se meter na vida do escolhido de Deus. Ele sabia o que estava fazendo, pois o Próprio Deus estava vendo aquele novo matrimonio.

O que mais me chamou a atenção nesse capítulo 12 foi o seguinte: quando Deus escolhe uma pessoa, já era. Não tem nada e ninguém que possa prejudicá-lo.

A Bíblia deixa claro que o Próprio Deus chamou os três para uma conversa tete à tete: (versículos 4 ao 9: “E logo o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Saí os três à tenda da revelação. E saíram eles três. Então o Senhor desceu em uma coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã, e os dois acudiram. Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele. Mas não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla a forma do Senhor. Por que, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? Assim se acendeu a ira do Senhor contra eles; e ele se retirou”).

Deus deixou claro para a rebelde Miriã e seu irmão Arão que ninguém pode se rebelar contra um escolhido Seu.

Consequência? Miriã ficou leprosa. Isso mesmo meu amigo e minha amiga. A bíblia diz que Miriã pegou uma lepra, que ficou com a pele toda comprometida (versículo 10: “e eis que Miriã se tornara leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã e eis que estava leprosa”).

Pagou o preço pela rebeldia. E isso serve para todos nós. Nunca se rebele contra um homem ou uma mulher de Deus.

Se existe um erro fatal que o ser humano pode cometer é o de se levantar contra um ungido do Senhor. A lepra é certa. A vida do rebelde começa a degringolar; tudo começa a dar errado; a maldição é certa.

Se você saiu da igreja e está no estágio de jogar pedras contra o líder de sua antiga denominação, saiba que você está leproso e essa lepra vai te matar.

Observe que Arão pediu para que Moisés intercedesse a Deus em favor da leprosa Miriã e mesmo assim, Deus a deixou leprosa por sete dias, para ela e o povo aprender a lição: “Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: ó Deus, rogo-te que a cures. Respondeu o Senhor a Moisés: Se seu pai lhe tivesse cuspido na cara não seria envergonhada por sete dias? Esteja fechada por sete dias fora do arraial, e depois se recolherá outra vez. Assim Miriã esteve fechada fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu, enquanto Miriã não se recolheu de novo” – Versículos 13, 14 e 15).

Miriã pagou o preço. A lepra foi o resultado de sua rebeldia. Não queira provar da lepra do Senhor, as consequências são danosas, em todos os sentidos, seja físico ou espiritual.

Respeite o seu líder espiritual, independentemente do erro que ele tenha cometido, pois ele ou ela é um ungido do Senhor e por isso está sob a Sua proteção.

Como já foi dito acima, Moisés pode até ter cometido o erro de se casar com uma mulher estranha, mas observe que mesmo assim Deus provou que era com ele e que ninguém tinha que se meter na vida de seu escolhido.

Por isso, devemos tomar juízo, para não cometer o mesmo erro de Miriã e não nos tornarmos leprosos.

Mas, se você já cometeu ou está cometendo esse erro da rebeldia e se encontra leproso, peça perdão ao seu antigo líder espiritual, ore a Deus pedindo mais uma chance, para que pelo menos em sete dias você fique curado da lepra, como ocorreu com Miriã.

Que Deus possa ter feito você entender a mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE