sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CORPOS MATERIAIS E ESPIRITUAIS, EIS A QUESTÃO

"Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?" (1ª Coríntios, capítulo 15, versículo 35)


Há um assunto de suma importância que irei debater neste estudo, que faz parte do nosso cotidiano, mas que, de certa maneira, tem intrigado a maioria das pessoas. Trata-se dos dois tipos de corpos, o físico e o celeste. Existe a possibilidade de o ser humano ter esses dois corpos? Como o corpo físico (de nascença), pode se transformar em um corpo celeste? Na ocasião da morte, com que tipo de corpo a pessoa segue para o campo espiritual?

É justamente tentando responder essas perguntas que irei, a partir de agora, discorrer sobre o assunto, trazendo, como sempre, fundamentos bíblicos e filosóficos, para assim, chegar a uma conclusão sobre o tema.

Pois bem. Quando nada existia, Deus criou o universo e em seguida a terra. A partir daí, também criou o ser humano, na pessoa de Adão e Eva (Gênesis, capítulo 01, versículo 27). Foi então que surgiu o corpo material humano, que é o veículo com o qual nos expressamos no mundo físico e que está sujeito ao tempo, isto é, tem prazo de validade e, portanto, chega o dia em que cessam suas funções biológicas e o metabolismo. É a morte desse corpo físico.

De acordo com o Dicionário Aurélio, morte significa ato de morrer; o fim da vida animal ou vegetal. Na minha concepção significa separação, o fim do corpo anatômico.

Ainda de acordo com a Bíblia, duas foram as pessoas que não passaram pelo processo da morte física, a saber, Enoque (Gênesis, capítulo 05, versículos 23 e 24 e Hebreus, capítulo 11, versículo 5) e Elias (2ª Reis, capítulo 2, versículo 11). Ora, como foi que esse fenômeno ocorreu? Como os corpos físicos de Enoque e Elias entraram no céu, já que a própria Bíblia diz que quando a pessoa morre recebe um novo corpo, o celestial?

Pois bem. A palavra trasladação significa ser transferido de um lugar para um outro. Então Enoque, ainda em vida, foi transferido da terra para o céu. Está clara a ocorrência desse fenômeno.
                                                            
Pois é. Enoque e Elias são os dois casos confirmados de arrebatamento no Velho Testamento. Passagem do físico para o metafísico, porque a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus. É preciso haver essa transformação para se entrar no campo espiritual, por causa de um aspecto: Imagine o amigo leitor no céu envelhecendo e sentindo dores, isto não poderia. Por isso, a lógica diz que a trasladação implica em transformação do corpo físico em um metafísico.

O nosso espírito é imortal, mas o nosso corpo é mortal. Portanto, aquilo que é mortal, como é o caso do corpo, para entrar no reino dos céus, precisa ser revestido da imortalidade, ou seja, o corpo corruptível precisa ser transformado em um corpo incorruptível.

Diante disso, a lógica nos faz crer que na hora da passagem dessa vida para a outra vida (a eterna), tanto Enoque quanto Elias não entraram no céu com o corpo físico, já que a carne e o sangue não podem entrar no reino dos céus. No momento da trasladação e da assunção, Enoque e Elias receberam um novo corpo, o célico.

Perceba que em 1ª Coríntios, capítulo 15, versículo 53, está escrito que “é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade”.  Aqui está claro que quando a pessoa morre recebe um corpo celestial, pondo-se fim, entretanto, ao corpo de nascença.

É aqui que entra a metafísica. Os versículos 42 ao 49 do referido capítulo, mostra-nos que existem os dois tipos de corpos. O que já conhecemos, que é o material e o corpo metafísico, que é o celestial.

Superada a explicação sobre a trasladação de Elias e de Enoque, passarei agora a analisar um outro fenômeno também relatado pela Bíblia e pela história. Os corpos físicos e célicos de Jesus.

Pois bem. Cristo veio a esse mundo com um corpo material e ascendeu aos céus com o corpo celestial. Depois de sua morte, ressuscitou e, a partir de então, teve seu corpo transformado e não estava mais limitado às barreiras físicas nem à lei da gravidade.

Diz a Bíblia que Ele entrou na sala onde os discípulos estavam a portas fechadas, (João, capítulo 20, versículo 26). Note que Ele desaparecia de um lugar e aparecia em outro sem precisar de transporte. Pois é, as portas fechadas não impediam entrada Dele, aparecia e desaparecia quando queria.

Quando o Apóstolo Tomé se deparou com Jesus depois de ressuscitado, não acreditou e pediu para ver as marcas da morte causadas pela crucificação (João, capítulo 20, versículo 27). Não creu ao ver o corpo celeste de Jesus.

Ainda depois de ter ressuscitado comeu naturalmente peixe assado e um favo de mel (Lucas, capítulo 24, versículos :42/43) e também falou que seu corpo era constituído de carne e osso, e explicou que um espírito não tem carne e osso (Lucas, capítulo 24, versículo 39). São os mistérios do campo espiritual. Ele tinha nesse momento ainda o corpo físico, morto pela cruz ou o metafísico, ressuscitado pela Glória de Deus?

É difícil explicar como um espírito pode se reunir a um corpo que esteve sepultado. Acredito que quando o corpo físico morre, imediatamente nasce um corpo celeste, mas diferente, contudo, ainda semelhante ao natural, para que reconheçamos uns aos outros, como está escrito em 1ª Coríntios, capítulo 13, versículo 12.

Note que os discípulos reconheceram Jesus após a sua ressurreição, mas não em todas as vezes. Ele também havia mudado o suficiente a ponto de não conseguirem identificá-lo todo o tempo (Lucas, capítulo 24, versículos 13/16 e 31 e João, capítulo 20, versículos 14/16). Acredito, que como Jesus era o próprio Deus, mesmo depois de ter passado pela morte física, ainda continuava a utilizar os dois tipos de corpos, para que ficasse provado que não era uma alma penada, mas sim, que a Sua Palavra da existência de vida após a morte era real e verdadeira.

Ele disse a todo o momento que o Seu Reino não era desse mundo e sim, lá do alto. Por isso, teve a necessidade de provar, quando ressuscitou, que era Ele mesmo e por esse motivo tinha que fazer vê-los que o seu corpo carregava as marcas da crucificação e ao mesmo tempo, da glória celestial. É o que se entende.

Depois de Sua morte e ressurreição, permaneceu na terra por mais 40 dias, ensinando a palavra da salvação, juntamente com os discípulos, até subir de vez ao céu, com o seu novo corpo transformado (Atos, capítulo 01, do versículo 01 ao 11).

Que mistério hein? Subiu ao céu com um novo corpo celeste e até hoje ninguém descobriu o paradeiro de Seu corpo físico que, diga-se de passagem, foi enterrado em uma tumba e ao terceiro dia desapareceu (Lucas, capítulo 24, versículo 3).

O que a Bíblia deixa bem claro é que quando Jesus voltar para buscar os salvos, haverá o que se chama de arrebatamento e nesse momento, quem estiver vivo, com o corpo material, ascenderá aos céus e receberá, automaticamente, um corpo celestial (1ª Coríntios, capítulo 15, versículos 51 ao 54).

Da época de Jesus para cá, será assim, como está escrito em 1ª Coríntios, capítulo 15, versículos 51 ao 54. Os que tiverem vivos, serão arrebatados e receberão um novo corpo, o metafísico, mas os que já estiverem morrido salvos, ressuscitarão e receberão, de igual forma, um corpo transcendental. É o que também está escrito em 1ª Tessalonicenses, capítulo 4, versículos 13 ao 17.

O que aconteceu com Enoque e Elias, ocorrerá um dia quando Jesus voltar. Se o amigo leitor duvida, não importa, por que a sua descrença não vai mudar a realidade da verdade, já que, quando deixar esse corpo terreno receberá um corpo metafísico, só que, com a fisionomia do mal (Daniel, capítulo 12, versículo 2; Salmos 9, versículo 17, Apocalipse, capítulo 20, versículos 11 ao 15).

Diante do exposto, conclui-se que, nascemos com um corpo físico, gerado pela lei da natureza, mas como a experiência da morte é uma realidade para todos, quando ela chegar, partiremos para o campo espiritual e receberemos um novo corpo, o metafísico. Elias, Enoque e Jesus, são as provas cabais e materiais da existência dos dois tipos corporais. A diferença é que um é carnal e o outro é espiritual.

É o que tem a dizer,


Eudes Borges 

3 comentários:

  1. Deus disse façamos o homem a nossa imagem e semelhança a semelhança de Deus os criou macho e femea os criou genesis 1. 27 logo em genesis 2 v 7 Deus forma o homem do po da terra depois plantou um paraiso e colocou o homem que avia formado em seguida da costela do homem formou a mulher.aqui esta um misterio primeiro Deus criou o homem espiritual depois o carnal veja a diferença de criaçao e formaçao

    ResponderExcluir
  2. Sendo assim, assume se que os que morrem em Cristo, voltarão e vão possuir os seus corpos, onde estavam enterrados, e subirão e serão transformados?
    Porque a ressurreição baseasse no quem já estava morto voltar a vida. Estou certo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela lógica e principalmente pelo que está escrito na palavra, não haverá retorno dos que já morreram, até porque ao ser humano está posto morrer uma só vez. Os que já morreram já receberam esse corpo transcendental e estão, neste momento, no seio de Abraão ou no lado obscuro, preparado para os que não receberam Cristo nessa terra. Até porque várias pessoas morreram despedaçadas, a exemplo dos tripulantes do submarino que foi visitar o titanic. Sem contar nos que foram mortos e os corpos nunca foram encontrados até hoje. Esses também já estão vivendo no mundo espiritual e já receberam os corpos metafísicos.
      Quem crê em reencarnação são os espíritas, nós, cristãos, cremos na vida eterna, por isso, não há retorno de mortos não, impossível isso acontecer. Quem morreu, já está lá no campo espiritual, aguardando o dia do juízo final. Espero ter respondido a pergunta.

      Excluir