sábado, 3 de novembro de 2012

O Novo nascimento


Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Evangelho de João, capítulo 03, versículo 05).

 Para uma pessoa ter um encontro com Deus esta tem que nascer de novo, que significa deixar de ser senhor de si mesma, deixar o “velho eu”, o egoísmo. É apenas ser servo e nada mais; é receber um novo coração; um coração dado por Deus.

 A pessoa que nasceu de novo anda em novidade de vida, ou seja, vive de acordo com a Palavra de Deus. Quando a pessoa resolve entregar a sua vida para o Senhor Jesus, o primeiro passo que ela tem que dar é reconhecer que é pecadora e logo em seguida, se arrepender de seus pecados, e a partir de então, abandonar a “velha vida” pecaminosa de antes.

 Partindo desse princípio, logo ela recebe uma nova vida, desta feita, gerada pelo Espírito Santo. Aí ela passa a amar o seu próximo, assim como os seus inimigos, ela passa a ter amor pelas pessoas e principalmente pelas coisas de Deus, conforme está escrito em Romanos, capítulo 06, versículo 06: sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos”.

Quando uma pessoa nasce de Deus, ela se dedica aos ensinamentos da igreja, porque ela quer aprender mais de Deus, para poder ajudar as outras pessoas, com uma palavra de vida.

O novo nascimento é a glória de Deus dentro da pessoa. Ele acontece naturalmente, sem a pessoa forçar, basta apenas ela querer.

Se a pessoa diz que nasceu de Deus, mas a sua vida, ou seja, as suas atitudes, o seu testemunho de vida mostra o oposto, essa pessoa é mentirosa e está enganando a sai mesma. Pois é, existem pessoas que são assim; até estão dentro das igrejas, se dizem batizadas com o Espírito Santo, falam aleluia pra cá, aleluia pra lá, mas as suas atitudes para com as outras pessoas revelam que realmente elas não nasceram de Deus ainda. Dentro das igrejas é uma coisa e fora é totalmente outra, possui dupla personalidade.

 A pessoa aprende uma coisa na igreja, mas basta colocar os pés do lado de fora, para começar a praticar as coisas desse mundo. Isso é certo; Deus se agrada com isso? Lógico que não.

Veja agora algumas passagens bíblicas aonde mostram claramente como deve ser a vida de uma pessoa que realmente teve um encontro com Deus, nascendo de novo. (Colossenses, capítulo 03, do versículo 12 ao 17): “12- Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. 13- Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós. 14- acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. 15- Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. 16- Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 17- E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

Confira também em 1ª Pedro, capítulo 03, versículo 07, como deve ser o comportamento do homem em casa com a esposa: Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações”.

 Veja também em 1ª Epístola de João, capítulo 04, do versículo 18 ao 21, como deve ser o comportamento do homem ou da mulher que nasceu de novo: “18- No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. 19- Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 20- Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21- Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão”.

 É muito simples analisar se a pessoa nasceu ou não de Deus, ou seja, se ela realmente teve um encontro com Deus e, por conseguinte, nasceu de novo. Basta apenas verificar se ela ou ele tem o fruto do Espírito Santo em sua vida, conforme está escrito em Gálatas, capítulo 05, versículos 22 e 23, onde diz: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

Agora preste muita atenção: se a pessoa se diz nascida de Deus, mas não têm em sua vida as nove características do Fruto do Espírito Santo, que acabamos de ler acima (amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio), essa pessoa, com toda certeza, não teve um novo nascimento ainda.

Pra finalizar, veja o principal mandamento de Deus para quem realmente nasceu da água e do Espírito. Medite no versículo 25 do mesmo capítulo 05 de Gálatas, onde diz: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

Agora ficou esclarecido como um autêntico cristão deve se comportar diante de Deus e das pessoas. Que essas palavras possam ter ajudado o amigo leitor a ter uma visão melhor acerca do novo nascimento.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário