Sem medo de dizer a verdade

domingo, 11 de setembro de 2011

O caráter do Cristão e a materialização dos milagres de Deus


Neste capítulo, iremos estudar, de forma sucinta, o comportamento e as atitudes das pessoas que professam uma fé no Senhor Jesus, ou seja, de seus seguidores.

Hoje em dia é muito comum a pessoa questionar se os tempos dos milagres cessaram, pois é muito raro esse tipo de coisa acontecer nas igrejas atualmente. Por que será?

A resposta é muito simples: os milagres continuam acontecendo, ou seja, Deus está sempre pronto pra operar os milagres e as maravilhas, mas infelizmente, as pessoas é que mudaram o modo de agir a fé. Nota-se, que atualmente não estão servindo e confiando em Deus, como os discípulos e apóstolos do Senhor Jesus do passado. Vamos acompanhar passo a passo como tudo começou.

O Senhor Jesus escolheu os seus doze Apóstolos e lhes deu instruções de como deveria ser o comportamento deles. Confira em Mateus, cap. 10, do versículo 1 ao 10. Veja que nessa passagem bíblica, o Senhor Jesus escolheu os apóstolos e em seguida lhes deu poder e autoridade para operar milagres.

Do versículo 16 ao 23 do mesmo capítulo 10 de Mateus, o Senhor Jesus deixou bem claro que não seria fácil e mostrou as dificuldades que eles teriam de passar dali em diante: “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós. Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem”.

Pois é, muitas pessoas pensam que pelo fato de elas estarem frequentando uma igreja, a vida dela será mil maravilhas, o que não é bem assim. A pessoa deve crer e perseverar até o fim, sem vacilar, como as pessoas criam e confiavam no passado, conforme falaremos mais adiante.

Às vezes a pessoa está dentro da igreja, diz professar uma fé no Senhor Jesus, mas quando é provada na sua fé, lá fora, seja no trabalho, na escola, na vizinhança ou até mesmo na sua própria casa, infelizmente acaba negando a fé que diz ter no Senhor Jesus. Basta apenas o seu patrão ou o seu amigo perguntar: você agora é crente? Na mesma hora a pessoa titubeia e diz que não, ou seja, nega o Senhor Jesus. Mas porque isso acontece? É muito simples de responder. Esse tipo de pessoa, na verdade, ainda não teve um encontro real e verdadeiro com o Senhor Jesus. Ela está apenas frequentando a igreja e conhece apenas o Senhor Jesus de ouvir falar, por informação do pastor.

 O mesmo aconteceu com o Apóstolo Pedro, que naquela época, mesmo andando lado a lado com o Senhor Jesus. Durante três anos e meio, o negou por três vezes, conforme podemos observar em Mateus, cap. 26, do versículo 69 ao 75. Observe que nessa ocasião, o Apóstolo Pedro ainda não era batizado com o Espírito Santo. Ele apenas Andava com Jesus e ainda não tinha nascido da água e do Espírito.

Veja que na hora mais difícil que o Senhor Jesus estava passando, ou seja, no momento de sua prisão, Pedro, ao ser questionado por uma criada e em seguida pelas demais pessoas, negou Jesus por três vezes. Assim é hoje em dia, muitas pessoas agem da mesma forma e depois vêm questionar porque estão na igreja há bastante tempo e sua vida ainda não mudou, ou seja, ainda não conseguiu alcançar o milagre desejado.

Outro ponto que notamos também, é a incredulidade das pessoas para com o Senhor Jesus. Muitas pessoas até dizem da boca pra fora que acreditam nos milagres que o Senhor Jesus fez no passado, mas não acreditam que esses mesmos milagres podem acontecer nas suas vidas hoje. Por que será? A resposta é muito simples: apesar de estarem dentro da igreja, muitas pessoas tem em si o fator chamado INCREDULIDADE. Essa é a principal barreira que impede a realização e a materialização do milagre por parte de Deus.

Veja que isso também ocorreu na igreja de Cristo. Confira em Marcos, cap. 16, vers. 14, onde diz: “Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado”.

No Evangelho de Lucas, no capítulo 24, do versículo 36 ao 43, está escrito que foi preciso o Senhor  Jesus mostrar as marcas dos ferimentos das mãos e dos pés, oriundos da crucificação, e ainda comer com eles, para que os mesmos acreditassem que era Ele que realmente estava ali e que havia ressuscitado.

O pior, é que existem pessoas que vão muito mais além e dizem que só acreditam nos milagres vendo. É o caso do Apóstolo Tomé. Veja que Tomé era um dos apóstolos de Cristo, andava com Ele e mesmo depois de Jesus ter aparecido aos 10 apóstolos, logo após ter ressuscitado, o mesmo duvidou e disse que só acreditava se pusesse os dedos nos ferimentos provocados pela crucificação. Confira em João, cap. 20, versículos 24 e 25.

Veja que do versículo 26 ao 29, do mesmo capítulo 20 de João, o Senhor Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, mas dessa vez, quando o incrédulo Tomé estava, onde lhe deu um sermão: “Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”.

Por isso, meu amigo, medite novamente no versículo 29 do mesmo capítulo citado acima e veja a benção que o Senhor Jesus deixou para nós que não O vimos em carne.

Esse tipo de comportamento ocorreu e ainda ocorre nos dias atuais, porque, como já foi dito acima, a pessoa ainda não teve um encontro real e verdadeiro com o Senhor Jesus; apenas o conheceu de ouvir falar, ou seja, ainda não foram seladas com o Espírito Santo.

Observe, que os mesmos apóstolos, em seguida, quando foram batizados com o Espírito Santo, logo depois da ascensão do Senhor Jesus, mudaram totalmente os seus jeitos de ser e de agir. Veja em Atos, cap. 2, do versículo 1 ao 4.

Daí em diante, o comportamento dos mesmos foram outros, merecendo destaque o comportamento do Apóstolo Pedro, que antes de ser batizado com o Espírito Santo, negou o Senhor Jesus por três vezes, mas agora, cheio do Espírito Santo, pregou a Palavra de Deus com intrepidez perante o sinédrio, diante das autoridades que o prenderam anteriormente por haver curado, em nome de Jesus, um paralítico de nascença. Confira em Atos, cap. 4, do vers. 5 ao 13.

Veja a confiança e a mudança de caráter de Pedro. Por isso Deus era com ele em todos os momentos. Assim temos que ser em relação a nossa fé em Jesus. Temos que ser intrépidos e confiantes em Deus, praticando a nossa fé sem vacilar, confiante de que assim como Deus era com os Apóstolos no passado, da mesma forma Ele é conosco hoje e para todo o sempre, se assim crermos.

É de se notar, que a vida dos apóstolos no passado não foi fácil. Veja o livramento que Deus deu aos mesmos quando foram presos. Confira em Atos, cap. 5, do versículo 17 ao 32: “Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus, tomaram-se de inveja, prenderam os apóstolos e os recolheram à prisão pública. Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse. Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida. Tendo ouvido isto, logo ao romper do dia, entraram no templo e ensinavam. Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que com ele estavam, convocaram o Sinédrio e todo o senado dos filhos de Israel e mandaram buscá-los no cárcere. Mas os guardas, indo, não os acharam no cárcere; e, tendo voltado, relataram, dizendo: Achamos o cárcere fechado com toda a segurança e as sentinelas nos seus postos junto às portas; mas, abrindo-as, a ninguém encontramos dentro. Quando o capitão do templo e os principais sacerdotes ouviram estas informações, ficaram perplexos a respeito deles e do que viria a ser isto. Nesse ínterim, alguém chegou e lhes comunicou: Eis que os homens que recolhestes no cárcere, estão no templo ensinando o povo. Nisto, indo o capitão e os guardas, os trouxeram sem violência, porque temiam ser apedrejados pelo povo. Trouxeram-nos, apresentando-os ao Sinédrio. E o sumo sacerdote interrogou-os, dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem”.

Note quantos milagres Deus faz na vida daqueles que confiam Nele e O serve de verdade, sem vacilar. Deus o livra de todos os males e perseguições. As pessoas hoje em dia querem servir ao Senhor Jesus da forma e do jeito delas, por isso se enganam totalmente, pois na verdade, temos que servi-LO como Ele é, ou seja, de acordo com a Sua Palavra, renunciando a nossa própria vontade para fazer a vontade Dele.

Por isso, vale a pena perguntar: Será que realmente você tem feito a vontade de Deus? Analise bem a vida dos que serviram a Deus no passado e veja se realmente você está aprovado por Ele. Medite em cada palavra de Hebreus, cap. 11, do versículo 32 ao 38.

Lembre-se que a Bíblia, que é a Palavra de Deus, deixa bem claro e mostra a forma com que as pessoas que serviam a Jesus foram perseguidos e morreram no passado. Está escrito que os seguidores de Cristo foram presos, açoitados, torturados, apedrejados e até serrados ao meio, mas mesmo assim, não negaram a fé que tinham no Senhor Jesus. Veja que fé tremenda que esses homens e mulheres tiveram no passado.

Muito diferente do que temos nos dias atuais, pois por pouco motivo, as pessoas negam a fé que dizem ter em Deus. Basta apenas vir a primeira perseguição ou vir o primeiro problema, que a pessoa pensa logo em desistir de ir à igreja e jogar tudo pro alto, ou seja, pensa logo em desistir de tudo, como se isso fosse resolver alguma coisa.

Pois é meu amigo e minha amiga. Pare pra pensar um pouco e analise se a sua fé em Jesus está de acordo com que a Palavra de Deus ensina. Veja se de fato a sua confiança em Deus é prática ou teórica. Medite bastante no que acabamos de ler acima e veja o comportamento que os Apóstolos do Senhor Jesus tiveram no passado e procure seguir o exemplo de fé e de confiança que eles deixaram para nós que servimos ao mesmo Deus hoje.

É bem verdade que os Apóstolos do passado já morreram, mas hoje somos nós que continuamos neste ministério iniciado pelo Senhor Jesus e por isso devemos sempre olhar pra frente, confiar em Deus e nunca pensar em desistir.

Seja um cristão com qualidade, que com toda certeza, o milagre que você tanto espera, acontecerá em sua vida, o mais breve possível, em nome do Senhor Jesus.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

Nenhum comentário: