Sem medo de dizer a verdade

sexta-feira, 12 de março de 2021

QUEM É VOCÊ DENTRO DO VALE?

 

Ezequiel 37 relata uma experiência que o profeta Ezequiel teve com o Senhor. Deus o levou para dentro de um vale que estava cheio de ossos sequíssimos e lhe revelou duas coisas: 


1) o estado espiritual de Israel, porque aqueles ossos representavam a vida espiritual do povo de Israel, que estavam cansados, fracos e desanimados (versículo 11).


2) pra ensinar o profeta e impulsioná-lo a profetizar diante de ossos secos. Deus levou o profeta para dentro desse vale para que ele aprendesse a exercitar a fé e fosse usado, de alguma forma, para levantar a vida espiritual daquele povo (versículos 12/14).


Observe que dentro desse vale existem três personagens: Deus, o profeta e os ossos. E o Espírito Santo nos faz a seguinte pergunta: quem é você dentro desse vale? Ezequiel, que profetiza sobre os ossos ou você é a figura dos ossos que estão sequíssimos e que estão em um estado espiritual destruídos?


Se você representa o profeta dentro desse vale, você precisa aprender a profetizar. Foi justamente pra isso que Deus levou Ezequiel pra dentro do vale, para profetizar sobre os seus irmãos, pra ajudar quem estava caído. Isso quer dizer que Deus não te levantou para você ficar pisando em quem está caído. Estenda as mãos e ajude os que estão perdidos.


Mas quem sabe você representa um desses ossos secos que está cansado, quebrado e sem forças; que está morto espiritualmente e não consegue mais caminhar na fé?


Alguma coisa aconteceu e te fez perder a fé. O tempo passou e você foi caindo, se esfriando, se entregando as circunstâncias, até que a tua fé atrofiou e você se tornou sequíssimo, igual os ossos do vale.


Hoje você não consegue mais orar ou ler a bíblia; não consegue mais se levantar. E por mais que você saiba o que tem que fazer e como fazer, você não tem forças pra fazer, porque a verdade é que dentro desse vale você têm sido ossos.


Os problemas do cotidiano fizeram você perder a fé e não acreditar mais em nada. Você até diz que acredita em Deus, mas não tem mais forças pra segui-lo. Perdeu vida, perdeu carne, perdeu pele, perdeu nervo, virou osso seco.


Você está tanto tempo nesse estado de fraqueza espiritual que a Palavra de Deus não gera mais temor na tua vida como gerava há uns anos atrás quando você caminhava na fé e estava no primeiro amor. 


Aproveite a oportunidade que Deus está te dando e reflita sobre como está o teu estado espiritual: quem é você dentro desse vale; o profeta que está na fé e que ajuda os que estão caídos ou você é o osso que está sequíssimo?


O mais importante dessa história bíblica narrada no capítulo 37 é que ela teve um final feliz. O texto sagrado diz que teve jeito para aqueles ossos secos. Deus mandou Ezequiel profetizar e eles reviveram, e o último estado deles foi melhor que o primeiro (versículo 10).


Isso nos ensina que pra tudo existe uma solução. Deus quer restabelecer a tua condição espiritual e você vai se levantar desse estado sequíssimo, pra viver o propósito que Jesus tem pra tua vida.


Receba essa Palavra e tome posse da vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE