Sem medo de dizer a verdade

sábado, 13 de março de 2021

O PASSADO SÓ É PASSADO QUANDO ELE NÃO INTERROMPE O TEU PRESENTE

 

Gênesis 33/4, relata o reencontro entre os irmãos gêmeos Esaú e Jacó. Quem conhece a história sabe que foi muito difícil isso acontecer. Esse processo durou cerca de 20 anos de afastamento, devido aos traumas que os dois viveram juntos.


Os capítulos anteriores mostram que Jacó enganou Esaú e o seu pai Isaque, com a finalidade de roubar a benção da primogenitura e quando Esaú ficou sabendo que Jacó lhe roubou o direito, ficou somente esperando a morte de seus pais para acabar com a vida de Jacó. 


Entretanto, quando a mãe de Jacó ficou sabendo disso, deu uma idéia para que o mesmo fugisse de casa e fosse se esconder, durante um tempo, na casa de seu irmão, que se chamava Labão. 


E assim foi feito. Jacó foi para a casa do seu tio e lá viveu por quase 20 anos. Constituiu família e depois de mais ou menos esse tempo Deus lhe falou para que voltasse para a casa de seus pais.


Mas Jacó ficou com medo de voltar porque como foi dito, ele havia saído de casa foragido, pelo fato de ter enganado o seu próprio irmão. Por isso não sabia qual seria a reação de Jacó. Ainda tinha muito medo que seu irmão lhe matasse.


Mas a ordem de Deus era para que Jacó voltasse para casa e esse versículo quatro mostra justamente o momento em que os dois irmãos se reencontraram.


Enquanto Jacó pensava que Esaú estava vindo em sua direção para lhe matar, Esaú só estava querendo restaurar os traumas que eles viveram no passado. A recepção de Esaú foi surpreendente. Ele veio com a intenção de restaurar a aliança com seu irmão.


Jacó ficou mais de vinte anos refém dos traumas do passado, por causa de um erro que ele cometeu, mas quando teve um encontro com Deus, esses traumas foram curados e ele fez as pazes com o seu irmão.


Observe que o medo faz isso. Faz você não confrontar o teu passado; faz você se esconder dentro de seus próprios traumas.


Enquanto você não tiver um encontro com Deus você não vai ter forças e nem condições de vencer os traumas e os medos que vem vivendo há muitos anos.


Os traumas fizeram você fugir por muito tempo, igual a Jacó. A dor que você viveu lá atrás fez você se esconder, igual a Jacó, porém pra você ter forças pra vencer as marcas do passado você precisa ter um encontro com Deus, da mesma maneira que Jacó teve no capítulo 32.


Não é o tempo que cura. O que cura é o encontro que você tem com Deus dentro do processo. Esse encontro vai fazer você visitar o teu passado e vai te dar forças pra cicatrizar as tuas feridas.


Observe que tem gente que diz que foi curado pelo tempo, mas não pode tocar em certos assuntos, ou seja, se falar de algumas coisas que ela viveu, logo começa a chorar. Sabe por que isso acontece? Porque na verdade você nunca foi curado desses traumas.


Quando você é curado, ainda que você se lembre da ferida, ela não causa mais dor, não causa mais ferimento, porque ela foi cicatrizada.


Deus só pode te levar para um novo caminho no futuro, se primeiro Ele tratar do teu passado. Enquanto Deus não cicatrizar o teu passado você não vai estar preparado para experimentar algo novo.


Você só pode ser feliz no teu presente depois que abandonar as frustrações que você viveu no teu passado. O passado só é passado quando ele não interrompe o teu presente. 


Se o teu passado estiver interrompendo o teu presente, na verdade não é passado, é presente; porque ele continua vindo à tona sobre a tua mente e te levando para uma vida de dor, de sofrimento e de dificuldades. Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE