Sem medo de dizer a verdade

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

APROVEITE AS OPORTUNIDADES

 

O Senhor Jesus Cristo morreu na cruz do calvário para que através do seu sangue todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3/16).

Apesar de Jesus ter garantido a nossa salvação existe algo chamado oportunidade. Oportunidade é algo que você não pode deixar passar, você não pode permitir escapar de suas mãos.

Veja a história do cego mendigo Bartimeu:

Bartimeu era um deficiente visual que vivia nas ruas pedindo esmolas. Além de cego era mendigo. A bíblia diz no Livro de Marcos capítulo 10, versículos 47/48, que quando Bartimeu ouviu falar que Jesus estava passando naquela rua, clamou em alta voz: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim”.

Consta no versículo 48, que algumas pessoas tentaram impedi-lo de clamar. Tentaram fazer com que ele se calasse, mas Bartimeu, aproveitando aquela oportunidade única, clamava ainda mais alto: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”. 

Bartimeu sabia que aquela poderia ser a sua última oportunidade. Mas apesar de alguns tentarem impedi-lo, ele clamou até que Jesus lhe ouviu e liberou a sua benção. Foi curado da cegueira (Marcos 10, versículos 49/52).

Observe, também, a história da mulher do fluxo de sangue (Marcos capítulo 5, versículos 25/34):

Havia uma mulher, moradora da cidade de Cafarnaum, que há 12 anos padecia de uma doença hemorrágica. Sua menstruação não cessava. A hemorragia era constante.

Essa mulher já havia procurado ajuda de todas as formas. Havia gastado tudo o que tinha com os médicos de sua época. Nenhum tratamento medicinal resolveu seu problema e sua saúde piorava cada vez mais ao longo dos doze anos.

Certo dia, Jesus passava por aquela cidade e ela, ao saber, aproveitou aquela oportunidade para ficar curada. Sua fé era tão grande que ela, ao tocar na orla das vestes de Jesus, ficou sadia na hora.

Ela não pensou duas vezes. Aproveitou a oportunidade que lhe surgiu naquele momento e se deu bem. Ficou curada da hemorragia menstrual.

Por fim, observe a história do paralítico de Cafarnaum (Lucas 5, versículos 17/26):

A bíblia relata que Jesus estava dentro de uma casa, anunciando a Palavra de Deus, na cidade de Cafarnaum, e a população soube que Ele estava lá. Logo se ajuntaram tantos em sua porta que nem havia como chegar junto à entrada daquela casa.

Conduziram um paralítico, trazido por quatro amigos. E este, não podendo se aproximar de Jesus, por causa da multidão, descobriram o telhado da casa, fizeram um buraco e baixaram a cama em que jazia o deficiente físico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico “Filho, seus pecados estão perdoados”.

O deficiente físico, com a ajuda dos amigos, não perdeu aquela oportunidade única de ficar curado, de ver seus problemas serem extintos através da fé. Ele fez o impossível para chegar até Jesus e receber sua cura.

Com isso, aprendemos duas lições:

Primeira: Não podemos deixar escapar as oportunidades que Deus coloca em nossas mãos. As oportunidades são tesouros, são momentos raros.

Segunda: Precisamos entender que no meio da multidão que segue Jesus, encontraremos opositores, que tentarão bloquear nossas bênçãos, assim como tentaram impedir a vitória do cego Bartimeu.

Fique firme e não permita que as adversidades lhe impeçam de continuar clamando. Não consinta que os obstáculos lhe impeçam de permanecer buscando a solução para a sua vida. Não admita que ninguém atrapalhe a sua vitória.

Bartimeu conseguiu a vitória dele clamando. A mulher do fluxo de sangue conseguiu a vitória dela se aproximando de Jesus escondida. O paralítico conseguiu a sua vitória sendo lançado pelo teto, pelos amigos, na presença de Jesus.

Durante nossa vida, irão aparecer uns cavalos selados. Pode ser que apareça um só. Mas quando ele aparecer, monte-o e vá embora. Não o deixe passar. Não espere outro melhor, porque esse outro poderá nunca mais passar.

Oportunidades são raridades. Aproveite-as no momento em que elas surgirem em sua vida, assim como vimos nos testemunhos relatados na bíblia sagrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE