Sem medo de dizer a verdade

terça-feira, 11 de agosto de 2020

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

 


Naquele mesmo dia, saindo Jesus de casa, assentou-se à beira do mar e uma grande multidão se reuniu perto dele, de modo que entrou em um barco e se assentou e toda a multidão estava em pé diante da praia e de muitas coisas lhes falou por parábola e dizia: eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol a queimou e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. Quem tem ouvidos (para ouvir) ouça. (Mateus, capítulo 13).

Ao meditarmos nessa Palavra logo Deus nos revela que o semeador é o Espírito Santo e a semente é Palavra de Deus.

O semeador, através dos homens e mulheres de Deus semeiam a Palavra de Deus. Mas existem quatro tipos de pessoas no universo e é justamente sobre isso que nós iremos destrinchar o significado dessa parábola, para tentar nos identificar sobre qual tipo de pessoa nós somos, dentro da vida real.

1º TIPO DE PESSOA: À BEIRA DO CAMINHO

 Pois bem. Está escrito no versículo 3 que o semeador saiu a semear e de início a semente caiu à beira do caminho.

Esse é o primeiro tipo de pessoa que existe no mundo. São pessoas que ouvem a Palavra de Deus, mas não a aceita. A palavra entra por um ouvido e sai pelo outro. Ela acha uma balela tudo o que está sendo pregado e ensinado e nem dá atenção. Acha que aquilo que está sendo pregado não é para ela.

As coisas do mundo são muito mais importantes do que aquilo que Deus está falando com ela através da bíblia, por isso logo vem as aves a comeram, ou seja, aquela Palavra não serviu para ela.

Você deve conhecer pessoas assim que estão cansadas de ouvir a Palavra de Deus, mas não estão nem aí para nada. O brilho do mundo é mais importante do que tudo. Ela acha que todos pastores são ladrões; acha que a vida se limita a esta terra e que tudo acaba quando a pessoa morre. Ela não acredita na vida eterna após a morte, nem na morte eterna após a morte física. Esse é o primeiro tipo de pessoa que a parábola se refere (os que estão à beira do caminho).

 2º TIPO DE PESSOA: SOLO ROCHOSO

 Verificamos, nos versículos 5 e 6 que a semente também foi lançada em solo rochoso, onde a terra era pouca e logo nasceu, porque a terra não era profunda. Porque não tinha raiz, foi queimada pelos raios do sol e logo secou-se.

O segundo tipo de pessoa que existe é a que está um passo à frente da primeira que estava à beira do caminho, porque até deu ouvidos a Palavra de Deus. Aceitou ir à igreja, mas não se entregou de corpo, alma e espírito.

Não tem raiz em si mesma. Aceitou a palavra, foi à igreja, mas com a única intenção de obter as bênçãos de Deus. Por isso o tempo foi passando e por ela não ter raiz (compromisso com Deus), vieram as tempestades, os problemas, as decepções e logo ela desistiu da fé.

Você deve conhecer pessoas assim. Fogo de palha. No começo da fé era uma empolgação só, mas quando vieram os problemas, as adversidades, o tempo, as decepções, logo secou-se e caiu fora da igreja.

É preciso ter raiz, ou seja, se entregar de fato e de verdade ao Senhor Jesus, não pelo que Ele tem, mas pelo que Ele é. Solo rochoso não dura muito tempo na fé.

3º TIPO DE PESSOA: ENTRE OS ESPINHOS

 Já o versículo 7 nos mostra que a semente, de igual forma, foi lançada entre os espinhos, mas os espinhos cresceram e a sufocaram.

Isso nos mostra que o terceiro tipo de pessoa é aquela que está um pouco mais à frente da primeira e da segunda descritas nos parágrafos anteriores. Aqui notamos que o suposto cristão ouviu a Palavra de Deus, aceitou ir à igreja, até se batizou nas águas, mas os cuidados com as coisas do mundo e as fascinações com as riquezas, sufocaram a Palavra e a deixou infrutífera.

É aquele tipo de pessoa que está com um pé na igreja e o outro no mundo. Ela até se diz cristã convertida, mas o interesse dela é extremamente voltado para as coisas desse mundo, ou seja, para os filhos, para a mãe, para o pai, para a casa, para as redes sociais, para a vaidade, enfim, tudo é mais importante do que Deus.

O trabalho dela é mais importante do que Deus. A mente dela está voltada só em crescer financeiramente, ou seja, em ganhar dinheiro. Faz propósitos, campanhas para tudo, menos para ser batizada com o Espírito Santo. Deus está em segundo plano na vida dela.

Ela até arrebenta financeiramente, mas as fascinações das riquezas sufocam a Palavra e ela fica infrutífera. Está na igreja, mas não tem a certeza da salvação, pois seu compromisso é zero com Deus. Se morrer hoje vai para o inferno e suas riquezas, suas conquistas materiais, tornar-se-ão inventário, disputa de partilhas de bens entre os herdeiros legais.

Esse tipo de pessoa é o chamado crente enganador. Quem olha para ele acha que está tudo certinho, que ele está salvo, mas na verdade está sufocado pelos testemunhos de prosperidades obtidos por meio de sua fé. Os espinhos o sufocam e não permitem que ele nasça de Deus. Quando perder tudo que conquistou por meio da fé, logo vai cair fora e abandonar a igreja.

4º TIPO DE PESSOA: BOA TERRA

 A parábola do semeador se encerra nos versículos 8 e 9, nos mostrando que a semente, por fim, foi lançada em boa terra e por a terra ser boa, deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.

Isso nos faz entender, que o quarto tipo de pessoa, que é a boa terra, é o tipo mais raro que existe. É o verdadeiro cristão. Aquele que verdadeiramente ouviu a Palavra, se arrependeu dos pecados, confessou-os a Jesus, se batizou nas águas e tem um verdadeiro compromisso com Deus. Nasceu da Água e do Espírito.

Seu objetivo maior é agradar ao seu Senhor e, por conseguinte, manter a sua salvação em dia. Não está na igreja por interesse e sim porque tem compromisso com Deus. Busca a todo o momento o batismo com o Espírito Santo porque sabe que é o Espírito Santo que vai lhe dar condições físicas e espirituais de se manter de pé, na fé, ativo e salvo.

A boa terra é raridade, considerando os últimos tempos que estamos vivendo, onde a maldade impera e cada um é por si. O amor se esfriou de quase todos e poucos dão créditos à Palavra de Deus.

Mas uma coisa é certa. Jesus não mentiu e nem mente jamais. Ele nos deixou essa parábola porque verdadeiramente nos encaixamos em uma dessa quatro situações. Ou estamos à beira do caminho, ou somos o solo rochoso, ou estamos entre os espinhos, ou somos a boa terra. Não tem pra onde fugir, quer você acredite ou não.

Observe que Jesus finaliza o versículo 9 dizendo: “quem tem ouvidos para ouvir ouça”. Ora, todo ser humano tem ouvidos físicos. Então porque Jesus disse uma frase que a princípio não teria sentido, já que todos nós temos ouvidos?

Logicamente que Jesus estava se referindo aos ouvidos espirituais. Todo ser humano tem ouvidos físicos, mas nem todos têm ouvidos para ouvir a Palavra de Deus. Espero que o amigo leitor tenha esses ouvidos espirituais e tenha entendido o que o Espírito Santo tem a dizer nesta mensagem.

Qual das quatro é você?


2 comentários:

  1. DEMAS e ALEXANDRE, o Latoeiro. Parabéns pelo texto senti falta de uma referencia no quesito histórico do texto.

    ResponderExcluir
  2. A referência é a bíblia, a revelação do Espírito Santo. Fica na paz.

    ResponderExcluir

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE