Sem medo de dizer a verdade

domingo, 16 de agosto de 2020

A ZONA DE CONFORTO E A FRAQUEZA ESPIRITUAL

 

“...Então Ele me disse: a minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me glorificarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo...” (2ª Coríntios 12, 9).

 Essa palavra foi dita pelo Próprio Deus, em resposta aos questionamentos do Apóstolo Paulo quando estava enfrentando a fase do espinho na carne.

 Mas o que realmente Deus está querendo nos dizer nos dias atuais com essa Palavra, já que Paulo é morto e a Sua Palavra se renova a cada dia e é voltada para nós que estamos vivos?

 Ora meu amigo e minha amiga. O Espírito Santo nos revela que quando tudo vai bem em nossa vida, há um relaxamento natural. Quando tudo caminha bem o cristão corre o risco de entrar em uma zona de conforto, onde ele acaba negligenciando na fé.

 Na zona de conforto o cristão relaxa nas orações, nos jejuns, na leitura da bíblia, nos propósitos de fé, na ida à igreja, ou seja, ele deixa de lutar com as armas da fé porque, em tese, não precisa como antes, pois as circunstâncias do momento lhes são favoráveis.

 Na zona de conforto tudo vai bem. A zona de conforto é justamente o momento de desfrutar das conquistas obtidas por meio da fé. Nela o cristão fica um pouco “orgulhoso” com o testemunho de vida alcançado; fica gastador, viajante, festivo; vira o cara!

 É importante salientar, que na zona de conforto o cristão não está vivendo em pecado, pelo contrário, está mostrando ao mundo o resultado das conquistas materiais obtidas por meio da fé, e é justamente essa vida boa que faz com que ele não enxergue que está esfriando espiritualmente e, por conseguinte, dando brechas para que o diabo o atinja mais adiante.

É justamente aí que entra essa passagem de 2ª Coríntios 12, 9. Como Deus sabe todas as coisas, logicamente percebe que o seu servo está trilhando em uma zona perigosa e por isso, permitirá que em dado momento, dentro da zona de conforto, aconteçam situações contrárias que vão servir para despertar a fé e a consciência do cristão relapso.

Perseguições, angústias, problemas e até mesmo conflitos interiores, lhes trarão momentos de fraquezas espirituais. Tudo ia bem, e de repente tudo ficou mal. Esses conflitos interiores e os questionamentos internos fazem com que o cristão comece até mesmo a duvidar da presença de Deus em sua vida.

 Mas o que Deus está nos revelando nessa passagem bíblica é justamente isso: Os problemas e as adversidades servem para despertar a nossa fé, para nos tirar da zona de conforto e do relaxamento espiritual.

 É exatamente nos momentos de dificuldades que obteremos forças para buscar mais em Deus uma saída para a situação contrária, para os problemas que insistem em ficar.

 Pode observar meu amigo: quando tudo vai mal o ser humano logo encontra tempo para ir à igreja, para orar mais, para jejuar, para se entregar mais ao Senhor Jesus. É precisamente nas fraquezas que obtemos forças para lutar e alcançar a resposta de Deus.

 O próprio Deus afirma isso: o poder Dele se aperfeiçoa em nossa fraqueza, ou seja, nos nossos momentos de dificuldades. É nessa hora que Ele age em nossas vidas.

 Por isso meu amigo, chegamos à conclusão de que a zona de conforto nos tira a visão espiritual e nos torna um cristão relapso, mas quando estamos fracos aí é que somos fortes, pois é justamente na fraqueza que buscamos forças em Deus para nos tornarmos fortes.


5 comentários:

  1. É a verdade e você estava vivendo isso espero que você reconheça. E cadê o livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. O meu livro (A VERDADE QUE LIBERTA), já está disponível para compra no amazon.com.br. Deus abençoe.

      Excluir
  2. É claro amigo. Essa pregação foi pra mim. Deus nos revela tudo quando somos sensíveis à Sua voz. Ele falou comigo, me mostrou e graças a Ele, já saí da zona de conforto e consegui vencer a enfermidade. Mas a Palavra tem que ser pregada. E vou continuar levando em frente meu ministério. Todo servo de Deus passa por experiências próprias e devem servir de exemplo para a igreja. Vamos juntos levar a Palavra de Deus. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Bom dia Cleuma. Deus abençoe por ter chegado no blog. Seja bem vinda.

      Excluir

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE