sábado, 9 de fevereiro de 2019

A PACIÊNCIA QUE PRODUZ RESULTADO

A meditação de hoje está em Tiago Capítulo 5, versículo 11, que diz: “Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo”.

A história de Jó é bastante conhecida até por quem não é cristão. Muitos sabem como ele foi fiel a Deus mesmo tendo perdido todos os seus familiares, seus bens e até mesmo sua própria saúde, tanto que até os dias de hoje quando queremos dar um exemplo de resignação, usamos a expressão “paciência de Jó”.

Contudo, quando pensamos na paciência de Jó geralmente temos uma visão muito romantizada, como se Jó tivesse ficado sentado, estático, sofrendo calado e tentando não perder a cabeça.

O sentido da palavra paciência no contexto de Jó está muito mais relacionado com a perseverança do que com qualquer outra coisa. A palavra paciência significa perseverança e isso muda a imagem que alguns pregadores da teologia conformista/provação usam de que Jó parecia manso e conformado.

Jó sempre foi um homem que lutou com todas as forças do seu corpo para não perder e a esperança em Deus. Jó amou a Deus de todo o seu coração, de toda sua alma, com todas as suas forças e com toda a sua capacidade intelectual.

Jó amou a Deus mesmo diante de uma profunda tristeza. Mas quando lemos o livro de Jó temos uma ideia de que foi fácil para ele e obviamente não foi.

Queremos ter a paciência de Jó, mas queremos que isso caia do céu sobre a nossa cabeça, quando na verdade tudo não passa de um exercício de fé e de perseverança. As coisas não acontecem da noite para o dia. O tempo de Deus não é o mesmo que o nosso, por isso poucos estão dispostos a perseverar.

O intuito desse estudo é tentar mostrar ao amigo leitor, que Deus trabalha em parceria com o ser humano. A paciência e a perseverança fazem parte desse cronograma divino.

Ainda que o mundo esteja caindo aos seus pés; ainda que você esteja vivendo dias maus ou passando pelo deserto, saiba que o sofrimento de Jó não durou alguns dias ou meses, duraram anos, mas mesmo assim, ele lutou até o fim e conseguiu dar a volta por cima, tudo no tempo de Deus.

Tenha paciência, persevere com Deus, por meio da fé, que com certeza o teu testemunho será extraordinário. É só uma questão de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário