domingo, 22 de novembro de 2015

O DIA EM QUE MOISÉS DISSE NÃO PARA DEUS

Esta mensagem vai para o amigo leitor que sem perceber tem negligenciado o seu ministério eclesiástico e tem dito não ao Todo Poderoso.

O livro de Êxodo, nos capítulos 03 e 04, mostra quatro vezes em que Moisés disse não para Deus. E é justamente sobre isso que irei discorrer, para tentar mostrar ao amigo leitor que a mesma atitude de Moisés para com Deus, pode estar acontecendo conosco sem que venhamos perceber.

Pois bem. Diz a Bíblia que Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro e em um determinado dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou ao Monte Horebe. De repente o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça e Moisés se aproximou para ver aquela cena espetacular.

Do meio daquela sarça que ardia em chamas, Deus falou com Moisés da seguinte forma: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei o quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los para uma terra boa e vasta”.

Naquela ocasião, o povo de Israel gemia por conta da escravidão egípcia e depois de tanto clamar, o Próprio Deus desceu numa chama de fogo e escolheu Moisés como o LÍDER de uma nova nação.

Qual foi a reação de Moisés? Dizer o primeiro NÃO para Deus. Pois é. Veja a resposta que ele deu para o Todo Poderoso: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito? ” (Êxodo, cap. 03, vers. 11).

Ora meu amigo e minha amiga. Veja a falta de inteligência de Moisés: Ele havia sido escolhido pelo Próprio Deus para fazer a sua obra e recusou de imediato quando se julgou pequeno. Quem sou eu? Ora bolas! Ele era nada mais, nada menos, que o escolhido de Deus. Alguém pode imaginar o que é ser um escolhido de Deus?

Quando Deus escolhe uma pessoa para fazer a sua obra já era meu amigo e minha amiga. Não tem para ninguém. Quem é que pode detê-lo? Ninguém. Foi Deus que escolheu e acabou.

Mas a recusa de Moisés não parou por aqui não. Depois de se julgar insignificante, ainda teve a ousadia de mais uma vez dizer outro não para Deus.

O Altíssimo mandou ele ir até as autoridades eclesiásticas de Israel e lhes dizer que tinha aparecido para ele, prometendo libertar todo o povo daquela escravidão maldita. Mandou ainda que em seguida fossem até ao rei do Egito e lhe pedisse permissão para fazer uma caminhada de três dias, no deserto, para oferecerem sacrifícios ao Senhor.

Mesmo sabendo que Faraó não iria permitir, como de fato não permitiu, a não ser com a intervenção do Todo Poderoso, foi-lhe dada a ordem para que assim agisse, mas Moisés disse o segundo NÃO. Depois de toda essa orientação Divina, respondeu Moisés a Deus: “E se eles não acreditarem em mim, nem quiserem me ouvir? ” (Êxodo, cap. 04, vers. 01). Veja a falta de credibilidade que Moisés tinha consigo mesmo: Ele não acreditava em si próprio. Falta de confiança em si, ou seja, era um homem frustrado.

Quantas são as pessoas que têm o mesmo complexo de inferioridade que Moisés tinha? Quando Deus escolhe uma pessoa Ele a capacita. Ele jamais vai escolher uma pessoa que não tem credibilidade, testemunho de caráter e de comportamento. Moisés tinha tudo isso, mas não acreditava em si mesmo. Deu a segunda desculpa para não fazer a obra que Deus lhe entregou.

Para ficar provada a credibilidade que Deus tinha em Moisés, foi dada a ordem para que ele jogasse o cajado no chão e em seguida o bordão foi demudado em uma cobra. Qual foi a reação de Moisés? Fugiu com medo da serpente. Assim são as pessoas. Não acreditam que tem o poder de vencer o mal que lhe cerca e acabam fugindo dele, ao invés de enfrenta-lo. Moisés fugiu rapidamente daquela serpente.

Mas imediatamente o Senhor mandou que ele enfrentasse o problema, que era aquela serpente, pegando-a pela cauda. Foi o que ele fez. E disse o Senhor: “Isso é para que eles acreditem que o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, apareceu a você”.

Não parou por aqui não. Em seguida Deus mandou que ele colocasse a mão no peito. Moisés obedeceu e quando a retirou, ela estava leprosa. Em seguida lhe ordenou que colocasse a mão de novo no peito e quando a tirou, ela estava novamente como o restante da sua pele, ou seja, curada (Êxodo cap. 04, vers. 03/07).

Depois disso, o que faltaria mais para Moisés acreditar que ele era o cara? Ele tinha o poder de Deus e não acreditava. Mas na verdade ele não queria era ser usado por Deus; não queria compromisso, por isso disse o segundo não.

Pois é meu amigo. As pessoas só vão acreditar em você quando você mesmo acreditar em si próprio. Pense nisso.  Vamos ao terceiro não de Moisés.

Pois bem. Prosseguiu o Senhor em Sua fala: “Se eles não acreditarem em você Moisés nem derem atenção ao primeiro sinal milagroso, acreditarão no segundo”. Mas qual foi a reação de Moisés? Disse o terceiro NÃO para Deus da seguinte forma: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!” (Êxodo cap. 04, vers. 10).

É a teoria do nunca. Quantas são as pessoas que dão desculpas para Deus quando são escolhidas por Ele dizendo eu nunca fui isso, eu nunca fui aquilo? Ora meu amigo e minha amiga. Deus não quer saber o que você nunca foi, Ele quer fazer você ser.

Mas a burrice de Moisés não parou por aqui. Ainda teve a ousadia de dizer um quarto NÃO. Deus prosseguiu lhe dando a seguinte bronca: “Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor?  Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer”. (Êxodo, cap. 04, vers. 11/12). Mas mesmo assim, Moisés não quis aceitar a missão dada por Deus e respondeu da seguinte forma: “Ah, Senhor! Peço-te que envies outra pessoa” (Êxodo, cap. 04, vers. 13).

Quantas são as pessoas que são chamadas por Deus para uma determinada missão e recusam, mandando Deus colocar outra pessoa em seu lugar? Já vi muitos colocarem a desculpa que não tem tempo, dizendo: “manda outro menos eu”, “manda qualquer um, menos eu”, etc. Foi assim que Moisés fez. Primeiro disse QUEM SOU EU, depois disse que NINGUÉM IRIA ACREDITAR EM SUA PESSOA, em seguida afirmou que NUNCA TERIA SIDO NADA NA VIDA e por fim, MANDOU DEUS ENVIAR OUTRA PESSOA EM SEU LUGAR.

Esse foi o quarto NÃO que Moisés disse pra Deus e foi também o pingo que faltava para acender a Sua ira. Pois é. O Todo Poderoso perdeu a paciência e na mesma hora determinou que Moisés designasse o irmão dele (Arão) como o seu auxiliar. As desculpas não foram aceitas.

O resto da história todos já sabem: Moisés foi usado por Deus e não entrou na terra prometida, ou seja, não desfrutou das bênçãos que lhes foram anunciadas. Tudo por causa de sua má vontade para com as coisas de Deus.

Esse episódio mostra claramente quando a pessoa está mal espiritualmente e não quer nenhum compromisso sério com a Obra de Deus. Sempre dará desculpas esfarrapadas para se esquivar de seu chamado eclesiástico, mas com certeza, provará da ira de Deus.

Quando Deus escolhe uma pessoa, assim como escolheu a Moisés, não escolhe capacitada, Ele CAPACITA a pessoa para fazer a Sua obra.  Ele escolhe os que não são, para envergonhar os que pensam que são alguma coisa. Ele escolhe as coisas loucas do mundo, para envergonhar as sãs e assim por diante.

Por isso, jamais devemos dizer não para a Obra de Deus, porque se Ele nos escolheu é porque quer ser glorificado em nossas vidas e com certeza nos dará condições e capacitações para pegar o diabo pela cauda e fazer picadinho dele, assim como demonstrou em Êxodo, capítulo 04, versículos 04 ao 07.

Moisés disse não pra Deus, e você o que tem a dizer?

É o que tem a relatar,


Eudes Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário