segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O DIA EM QUE JESUS MORREU FISICAMENTE

Ao longo da vida temos aprendido erroneamente que Jesus foi crucificado num determinado dia da semana que na verdade não condiz com a realidade e nem com a fé racional. Enquanto a igreja tradicional comemora a crucificação de Jesus na sexta-feira santa, há muitos que não aceitam esse dia como sendo o verdadeiro.

Há três teorias sobre o assunto, motivo pelo qual, irei discorrer, de forma sucinta, sobre cada uma delas, para chegar a conclusão sobre o verdadeiro dia da semana em que de fato ocorreu a morte física de Jesus.

Pois bem. A primeira teoria defende que a morte de Jesus se deu na QUARTA-FEIRA e a ressurreição teria ocorrido no sábado. Para tal, apoia-se num único versículo da Bíblia, o qual Jesus se referiu ao sinal de Jonas. (Mateus, capítulo 12, versículos 39 e 40).

Sustenta ainda, que naquela semana houve dois Shabats, um religioso e um semanal, sendo o segundo não relatado, porém subentendido.

Finalmente, defende a seguinte cronologia dos últimos dias de Jesus na terra:
1.      A morte teria ocorrido na quarta-feira às 15:00 horas (hora nona) Marcos 15, vers. 34/37.
2.      O sepultamento teria acontecido ao anoitecer do mesmo dia, iniciando a contagem – Primeira noite (quarta-feira).
3.      Houve descanso do Shabat da páscoa – primeiro dia e segunda noite (quinta-feira).
4.      As mulheres saíram para comprar e preparar os aromas – Segundo dia e terceira noite (sexta-feira).
5.      Teve o descanso do Shabat semanal e a ressurreição – Terceiro dia (sábado).
6.      As mulheres foram ao sepulcro ao iniciar o primeiro dia da semana (domingo) e encontraram o túmulo vazio.
Assim, os membros desta corrente teológica entendem que Jesus teria que passar morto, setenta e duas horas, sem um segundo a menos ou a mais, o que é tarefa difícil de provar, conforme irei transcorrer durante a terceira teoria, mais adiante.

 Já a teoria tradicional que define a SEXTA-FEIRA como sendo o dia da morte de Jesus, é baseada em Marcos, capítulo15, versículo 42 que diz que a crucificação ocorreu no dia da preparação “o dia antes de sábado”.

Obviamente que por essa corrente tradicional, não há três dias e três noites entre a sexta-feira e domingo de manhã. Note que só há duas noites e dois dias.

É muito incoerente, do ponto de vista lógico e racional, acreditar que a morte de Jesus teria acontecido na sexta, já que desse dia até o domingo tem um lapso temporal de 01 dia, senão vejamos:

·         A morte e crucificação teria ocorrido entre às 12 e 15 horas da sexta-feira;
·         No sábado houve descanso (aqui faz 24 horas, ou seja, 01 dia);
·         No domingo teria acontecido a ressurreição (aqui faz apenas 48 horas, ou seja, dois dias).

Diante disso, também não deve prosperar a tese defendida por essa segunda corrente doutrinária, tendo em vista a existência do lapso temporal de 01 dia, motivo pelo qual, este autor comunga com o entendimento da terceira e última teoria teológica, que defende que a morte física de Jesus ocorreu na QUINTA-FEIRA e a ressurreição no domingo pela manhã. Explico.

Segundo as escrituras, bem como os relatos históricos, a crucificação aconteceu no período da páscoa hebreia, mais precisamente no mês de Nissan. Logo, para chegarmos a conclusão sobre o dia real da crucificação é necessário fazer uma breve explicação sobre a festa pascal e sobre o referido mês de Nissan. Vejamos:

Nissan é o nome dado ao primeiro mês do calendário judaico religioso, que se inicia com a primeira lua nova da época da cevada madura em Israel e marca o início da primavera no hemisfério norte. Neste mês os judeus comemoram a páscoa, que significa à libertação de Israel do regime escravo no Egito (Êxodo, capítulo 12 em diante).

A páscoa é celebrada no dia 15 do mês Nissan (Levítico, capítulo 23, versículos 5 e 6) e Jesus foi crucificado justamente nesse período pascal. Observe que em Marcos, capítulo 15, versículos 42 e 43 está escrito que José de Arimatéia desejada tirar o corpo de Cristo da cruz antes que o Shabat[1] (sábado) começasse.

É importante lembrar que os dias hebraicos são contados de pôr do sol a pôr do sol, assim, cada dia começa no pôr do sol da tarde anterior. Esses seis períodos tarde-até-manhã são importantes para nossa compreensão de todas as festas do Antigo Testamento, particularmente as festas de Páscoa, dos Pães Ázimos e das Primícias.

Diante disso, dá para fazer um breve retrospecto daquela semana, para assim comprovar se matematicamente coincide com a quinta-feira, como sendo o dia da semana em que Jesus foi morto fisicamente. Vamos a contagem dos seis dias que antecederam a morte de Cristo:

Ocorrências do sábado - 8º dia de Nissan:
·  6 dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, que ficava localizada a 6 km de Jerusalém (João, capítulo 12, versículo 1).

·  À noite, Jesus jantou na casa de Lázaro.

·  O Senhor Jesus foi ungido por Maria Madalena (Mateus, capítulo 26, versículos 6/11).

·  Também permaneceu na casa de Simão, o leproso, onde foi oferecido um jantar (na mesma casa onde Maria derramou o bálsamo sobre os pés dele).

Ocorrências do domingo -  9º dia de Nissan:
·  Nesse dia, Jesus entrou em Jerusalém (João, capítulo 12, versículo 13).

·  Nesse mesmo dia também purificou o templo expulsando os cambistas e ao final voltou para Betânia e pernoitou por lá (Mateus, capítulo 21, versículos 12 e 13 e 17).

Ocorrências da segunda-feira - 10º dia de Nissan:
·  Na segunda-feira, o Senhor Jesus voltou à cidade de Jerusalém e no caminho amaldiçoou a figueira (Mateus, capítulo 21, versículos 18 e 19).

·  Os saduceus questionaram sobre a ressurreição (Mateus, capítulo 22, versículos 23/33).

Ocorrências da terça-feira - 11º dia de Nissan:
·  Na terça-feira, o Senhor Jesus esteve no monte das Oliveiras ensinando aos seus discípulos (Mateus, capítulo 24, versículos 3 ao 26).

·  Nesse mesmo dia, também disse aos discípulos: “Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado” (Mateus, cap.26, versículo 2).

Ocorrências da quarta-feira  -  12º dia de Nissan:
·  Na quarta-feira, o Senhor Jesus mandou Pedro e João fazer os preparativos para a grande e última ceia (Mateus, capítulo 26, versículo 17 ao 19).

·  Ressuscitou Lázaro neste mesmo dia - véspera de sua morte (João, capítulo 11, versículos 17 ao 45).

·  Ceou com seus discípulos (João, capítulo 13, versículos 1 e 2).

·  Lavou os pés dos apóstolos antes da festa da páscoa. (João, cap. 13, versículos 1/ 12).

·  Nesse mesmo dia, após a ceia, foi para o jardim do Getsêmane e lá foi preso à noite (João, capítulo 18, versículos 1 ao 12).

Ocorrências da QUINTA-FEIRA -  13º dia de Nissan (O dia da crucificação e morte):
·  Na quinta-feira, O Senhor Jesus foi levado a julgamento diante de Pilatos, de manhã bem cedo, após a reunião do Sinédrio que ocorrera durante a noite e madrugada (Marcos, capítulo 15, versículo 1).

·   Recebeu a sentença de morte durante o julgamento diante de Pilatos, por volta das 9:00hs (Marcos, capítulo 15, versículo 15).

·  Nesse mesmo dia foi crucificado por volta das 12 horas (Mateus, cap. 27, versículo 45).

·  Sua morte ocorreu por volta das 15horas (Mateus, capítulo 27, versículos 45 ao 50).

Ocorrências da sexta-feira -  14º dia de Nissan (O dia do enterro):
·  Na sexta-feira, Ele foi sepultado (Marcos, capítulo 15, versículos 42 ao 46).

Ocorrências do sábado -  15º dia de Nissan (O dia do descanso judaico):

·  O apóstolo João faz menção de um “grande dia de sábado” (João, capítulo 19, versículo 31), o dia do descanso judaico. Ninguém faz nada nesse dia.


Ocorrências do domingo -  16º dia de Nissan (O dia da ressurreição):
·   O domingo foi o dia da ressurreição. Diz a Bíblia que havendo Ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena (Marcos, capítulo 16, versículo 9).

·  No mesmo domingo, na alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado e viram a pedra removida (Lucas, capítulo 24, versículo 1).

·  Nesse mesmo dia, ao cair da tarde, Jesus apareceu para os seus discípulos e disse-lhes: Paz seja convosco! (João, capítulo 20, versículo 19).

Pois é, meu amigo e minha amiga! Depois de fazer essa vasta explanação sobre os últimos dias da vida de Jesus aqui nessa terra, não há como sustentar a teoria tradicional que defende a sexta como sendo o dia da morte de Jesus, porque matematicamente não bate, haja vista que está faltando um dia até a ressurreição.

Da mesma maneira, não há como sobreviver a tese que defende que a morte dele ocorreu na quarta-feira, haja vista que a ressurreição sucedeu no domingo, o que também contraria a matemática, porque se assim fosse, teríamos 04 dias e não três, entre a morte e a ressurreição.

Assim sendo, não resta alternativa, a não ser usar a fé racional e lógica, para concluir que a crucificação e morte física de Jesus aconteceu na quinta-feira, entre o meio dia e as 15 horas, já que esta data ocorreu justamente no 13º dia do mês Nissan e a ressurreição aconteceu no domingo, 16º dia daquele mês sagrado.

É o que tem a relatar,

Eudes Borges



[1] Shabat significa sábado, tanto o semanal como o sagrado.

8 comentários:

  1. Excelente post, só discordo da cronologia a começar da interpretação em Jo. 12.1, onde a maioria das interpretações afirmam "CHEGOU", quando na verdade, o texto diz;

    "FOI (e não CHEGOU) pois Jesus seis dias antes"... Jo. 12.1

    Obs.:
    "FOI" significa que ele "PARTIU" em direção a Jerusalém, seis dias (09 de Nisã, daquele ano) antes da Páscoa, ou seja, talvez o apóstolo esteja indicando antes da festa dos Pães Asmos (15 de Nisã Lv. 23.6,7) também chamada de Páscoa conforme Lc.22.1.

    Lc. 13.10,31-33; Jo. 12.1

    HOJE, 6 dia antes (09 de Nisã, Sábado)
    Mc. 10.1,17;"saem naquele Sábado" Mc. 10.32 "chegaram à tarde em um local não identificado"

    AMANHÃ, 5 dia antes (10 de Nisã, Domingo. Passa a noite)
    Mc. 10.46a; "saem de manhã com destino a Jericó" Lc. 19.1-10 "chegam à tarde e dormem em Jericó"

    DIA SEGUINTE, 4 dia antes (11 de Nisã, Segunda. Passa a noite em Jericó)
    Mc.10.46b "saem de Jericó de manhã" Mc. 11.1 "a tarde, aproximam-se de Jerusalám, Betfagé e Betânia" Mc.11.11a "1ª entrada triunfal em Jerusalém no TEMPLO" Mc.11.11c "1ª saida para Betânia"

    3 dia antes (12 de Nisã, Terça. Passa a noite em Betânia)
    Mc. 11. 12 "de manhã saem de Betânia" Mc.11.15 "2ª entrada no TEMPLO" Mc. 11.19 "2ª saida para Betânia"

    2 dia antes (13 de Nisã, Quarta. Passa a noite em Betânia)
    Mt.26.6-13; Jo.12.2-11 "jantar em Betânia" Mt.26.17-19; Mc. 14.12-16; Lc.22.7-13 "Preparação da Ceia" Jo. 12.12-19 "2ª entrada triunfal em Jerusalém" Mc. 11.27 "3ª entrada no TEMPLO" Mc. 13.1 "sai do TEMPLO para ir ao cenáculo"

    1 dia antes (14 de Nisã, quinta)
    Mc. 24.17 "come a ceia" Mc. 14.32 "sai para o Monte das Oliveiras".... "a sequencia todos já conhecem" Mc. 15. 33-37 "à 9ª hora ou 15 horas Ele entrega o espirito" Mc. 15.42 "sepultado na véspera do Sábado (Festa dos Asmos, Lv. 23.6,7)"

    Obs.:

    ..."(pois era GRANDE "indicando quantidade" o dia de Sábado),...Jo. 19.31b
    se João quisesse indicar a palavra GRANDE como adjetivo para DIA ele teria dito;
    ..."(pois era O grande "indicando qualidade" dia de Sábado),...

    O dia da Festa (15 de Nisã, Sexta) "Das 18hs da Quinta às 18hs da Sexta fecham 24hs do Sábado de Festa dos Asmos"

    (16 de Nisã, Sétimo dia) "Das 18hs da Sexta às 18hs do Sétimo dia fecham 24hs do Sábado Semanal" totalizando um período de 48hs de descanso

    (17 de Nisã, Domingo) Mt.28.1 "Ressurreição de Cristo"

    Graça e paz!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .
      Cheguei à conclusão que foi no ano trinta, em que Cristo morreu e ressuscitou, porque o nosso calendário gregoriano está ERRADO, e não começa no dia em que Cristo nasceu, mas uns anos depois. Penso que Jesus nasceu no ano -4 do calendário gregoriano. Como não há ano 0, a morte dá para o ano 30 (30 + 4 - 1 = 33).




      Suponho que Cristo morreu com 33 anos e meio.




      Estou convencido de que Cristo foi morto na tarde do dia 3 de Abril do ano 30 gregoriano, que corresponde ao 14 de nisan do ano 3790 judaico, numa 4ª feira.

      http://mb-soft.com/believe/ttxm/calend78.htm
      https://cronologiadabiblia.wordpress.com/2011/10/16/ano-30-dc-14-de-nisan-%e2%80%93-quarta-feira-a-crucificacao/
      http://pt.calcuworld.com/conversores/conversor-de-datas-calendario-hebreu/


      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá nao podemos esquecer que o calendário judaico é diferente do nosso, pois é de facil compreensão quando aprendemos que eles contam a noite a partir das 18hs da tarde do dia anterior.

    Se começarmos a contar pela noite o tempo enterrado e não pelo dia.

    Jesus observou tudo que a lei apontou para Ele até na forma do seu sacrifício.

    Jesus morreu as 15hs do sabado cerimonial (quarta) conforme Exodo ensina, antes das 18h foi sepultado, pois as 18:01 já era quinta.

    Então passa a 1a noite de quinta (quarta pra quinta) e o 1o dia de quinta.

    2a noite de sexta (quinta pra sexta) e o 2o dia de sexta.

    3a noite de sábado (sexta para sabado) e o 3o dia de sábado.

    Então antes das 18hs do sabado semanal Jesus ressuscitou e as mulheres so o viram depois das 18hs, sendo considerado domingo para os judeus.

    O maior problema na interpretação é que estamos acostumados com o calendário gregoriano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô ligado no calendário judaico, mas mesmo assim a conta não fecha, pois as passagens bíblicas se contradizem. Por isso não se pode precisar exatamente os acontecimentos e a ordem cronológica. Fica a dica.

      Excluir
  5. derrubo sua teoria com um único texto bíblico. Ezequiel 46:1. A entrada trinfal só poderia ser num sábado. E 5 dias antes da Páscoa, portanto no dia 10 de Nisâ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de você ser profeta de versículo isolado (cuidado com isso, é um muito perigoso), esse versículo não tem nada a ver com o estudo em questão, a não ser para reforçar a teoria diabólica da igreja adventista do sétimo dia. Se não gostou ou não concorda, fiquemos em silêncio.

      Excluir