sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O QUE FAZER NO DIA MAL

E muito comum e até compreensível, a pessoa ficar debilitada e sem orientação quando está passando por um problema sério e está com a sua fé em baixa. Desespero, medo e dúvidas são ao mesmo tempo seus adversários e companheiros.

 Quando se está com a vida destruída, a pessoa parece carregar consigo uma lepra. Todos se afastam e mantém distância. A solidão e a sensação de abandono fazem com que a pessoa fique sem perspectiva de melhoras e, por conseguinte, sem saber como reagir.

O dia mal vem para todos, não importa o tempo. Se você já passou por ele ou está vivendo ele agora, sabe do que estou falando. Mas se o amigo leitor ainda não passou por ele, saiba que cedo ou tarde vai ter que enfrentá-lo. É fato.

Então pra que serve o dia mal? Ora, tudo nessa vida tem uma razão de ser. Nada acontece por acaso, até porque o acaso não existe, como bem ensina a filosofia. Pra cada ação, existe uma reação. É a doutrina da transformação. Efeito X consequência. E o que isto tem a ver com o nosso estudo? Tudo.

A vida do ser humano é muito corrida e diariamente se tomam atitudes que lá na frente trarão resultados. Esses resultados serão bons e outros não. Tem hora que tudo vai bem, porque se colhem os frutos do que foi plantado de bom, mas haverá uma hora que se colherão frutos ruins, consequência do plantio ruim.

Quando tudo começa a dar errado, quando as portas se fecham, quando parece que o mundo está desabando sobre nós, logo temos a sensação que estamos sendo injustiçados, mas se formos parar para pensar, logo acharemos a resposta e veremos que esse dia mal é resultado do que plantamos ontem.

Mas somente a alto-estima, através da fé sobrenatural, pode nos tirar desse dia mal. Há uma dica de Deus para nós, que serve direitinho como remédio para curar as feridas provocadas por esse dia mal.

Pois bem. Meditando em Naum, Capítulo 2, versículo 1, logo obtive a resposta de Deus acerca do que fazer quando vier o dia mal. A Bíblia mostra claramente que o dia mal havia chegado pra o povo de Nínive naquela ocasião. A cidade estava cercada pelos adversários, mas Deus revelou um segredo que serve para nos ajudar a sair do dia mal.

O primeiro passo é guardar a fortaleza. Guardar a fortaleza significa guardar a fé, ou seja, manter-se firme na fé, confiante que Deus está conosco.

O segundo passo é vigiar o caminho. Vigiar o caminho significa vigiar as nossas atitudes, as nossas amizades. Não podemos nos envolver com pessoas que são contrárias a nossa fé.

O terceiro passo é fortalecer os lombos. Fortalecer os lombos significa cuidar do seu corpo, da sua vida. Há pessoas que quando passam pelo dia mal se esquecem de cuidar de si mesma e se entrega ao relento. Cuide de sua saúde.

O quarto e último passo é reunir todas a tuas forças. Reunir todas a tuas forças significa reação. Reagir aos problemas partindo pra cima deles; significa não se acovardar. Lutar, pois só assim Deus estará nos ajudando.

Pois é meu amigo e minha amiga. Como disse acima, o dia mal é inevitável, todos passarão por ele. A diferença estará na atitude que cada um deverá tomar para sair dele. Desesperar-se e desistir não será a alternativa correta. Partir pra cima sim, é o caminho a ser trilhado pelos que são da fé.

O ensinamento de hoje é este. GUARDAR A FÉ, VIGIAR AS AMIZADES, CUIDAR DA SAÚDE E REAGIR. Não há outra saída a não ser essa para se livrar do dia mal. Fácil eu sei que não é, mas é o que temos que fazer quando somos da fé.

É o que em a dizer,


Eudes Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário