quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A CREDIBILIDADE DAS IGREJAS EM XEQUE

Ultimamente tenho visto muitas pessoas questionarem a credibilidade dos líderes religiosos. Por causa da multiplicação do número de igrejas evangélicas, a maioria das pessoas tem questionado o comportamento de muitos pastores evangélicos.

Praticamente hoje se tem uma igreja em cada esquina. Nunca foi tão fácil abrir uma igreja como atualmente. O número de dissidentes pastorais é imenso. Supostos homens de Deus que se rebelam contra a liderança de sua igreja de origem e resolvem abrir a sua própria denominação.

Mas será que isso é normal? Será que esses líderes religiosos estão mesmo interessados em pregar a Palavra de Deus? Será que estão realmente preocupados com o seu rebanho? Ora, se formos analisar friamente, chegaremos a conclusão que 90% desses pastores estão realmente preocupados consigo mesmos.  A única preocupação é com o seu próprio ego e com a sua conta bancária.

Cada vez mais tenho visto as igrejas crescerem de patrimônio e os pastores ficando ricos do dia pra noite.  A essência da Palavra de Deus foi deixada de lado por esse grupo de 90%. Dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. Esse é o objetivo da maioria das igrejas. A ganância impera no meio religioso.

Meditando na Bíblia, no Livro de Ester, averiguei a história de um líder religioso que realmente honrou a essência do evangelho da salvação. Esse pastor se chamou Mordecai. Mordecai era um líder religioso íntegro, honesto e que se preocupava com o seu povo. Ele dava a vida em favor do seu rebanho.

Primo da Rainha Ester, Mordecai foi condenado à morte, juntamente com todos os seguidores do Deus Vivo, por causa da fé que professavam (capítulo 3, versículo 12/15).

Mas como era um pastor de verdade, resistiu, juntamente com o povo e Deus reverteu aquela situação de morte, dando-lhe a glória de ser escolhido como a segunda pessoa do rei (capítulo 10).

Mordecai não era nada. Sua igreja era pequenina e vivia na clandestinidade porque o domínio era da Síria naquela época. Mas por causa de sua retidão e do seu verdadeiro compromisso com Deus, tornou-se grande e bastante poderoso.

A diferença é que quando ficou famoso e poderoso, não mudou de caráter, pelo contrário, usou de seu prestígio para abençoar o seu povo (capítulo 10, versículo 3).

Diz a Bíblia, que Mordecai em todo o momento de seu ministério se preocupava com o povo e trabalhava em favor de todos e não somente dele.

Veja a diferença para o que ocorre hoje. A Igreja de Cristo está corrompida por muitos pastores que apascentam a si mesmos e que não têm nenhum compromisso com o bem-estar da comunidade evangélica. Igrejas se transformaram em verdadeiras empresas e os crentes em clientes.

Mordecai foi um homem de Deus. Não se preocupava em enriquecer, apesar de ter se tornado a segunda pessoa depois do rei, ou seja, tinha de tudo, mas o que possuía era usado em benefício do seu povo.

Hoje os pastores estão preocupados em arrecadar para os seus próprios bolsos. Suas contas bancárias estão transbordando de dinheiro e a do povo se esvaziando. Enquanto eles enriquecem, o povo empobrece espiritual, cultural e financeiramente. A Palavra da Salvação foi deixada de lado em troca da palavra da arrecadação.

Consequência? O evangelho está sendo desacreditado por causa desses falsos pastores, que fulminaram a teologia da salvação em prol da teologia da prosperidade. Precisamos de homens de Deus como Mordecai para mudar a situação que aí se encontra.

O livro todo de Ester mostra claramente o comportamento e as atitudes desse grande homem chamado Mordecai, que levou o povo ao encontro do verdadeiro Deus. Deu a vida em favor do rebanho. Cresceu, enriqueceu e compartilhou da riqueza com o seu próximo.

Os pastores de hoje só pregam sobre dízimos, ofertas e votos. A razão maior deles atualmente é o dinheiro e a fama. A credibilidade das igrejas está em baixa. E que Deus nos acuda, porque estamos jogados ao acaso.

É o que tem a relatar,


Eudes Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário