Sem medo de dizer a verdade

sexta-feira, 10 de julho de 2015

OS EFEITOS DA REBELDIA

Encerrando a leitura do Livro de 2ª Crônicas, desta feita no Capítulo 36, há que se notar alguns aspectos:

O primeiro é que durante todo o Livro, percebe-se que há uma maldição hereditária na família real, haja vista que a maioria dos reis de Israel começaram seu reinado fazendo o que era bom ao Senhor e terminaram por cair no caminho do mal. Rebelaram-se contra a fé genuína.

Com exceção de Ezequias, que foi o único rei que reabriu o Templo que havia sido fechado pelo seu pai Acaz, os demais agiram contrário aos ensinamentos de Deus e acabaram por desgraçar a vida do povo.

Ezequias tinha sido o último rei que havia refeito a aliança entre Deus e o povo, reabrindo, inclusive o Templo e santificado os profetas e a casa de oração, num propósito de consagração espiritual de 08 dias (capítulo 29, v. 17).

O segundo aspecto é que o último capítulo traz a história de um rei chamado Zedequias, que é justamente sobre ele que iremos discorrer neste estudo.

Pois bem. Ao meditar no referido capítulo 36, logo se percebe que Zedequias foi um rei que se rebelou contra o profeta de Deus (versículos 12 e 13).

A rebeldia desse cidadão era tamanha que ele chegava a zombar dos profetas e a desprezar a Palavra de Deus, fazendo pouco caso (versículo 16).

Fato semelhante se tem visto hoje em dia. Quantas são as pessoas que por conta de estarem “vacinadas contra Cristo”, por causa de maus testemunhos de certos evangélicos, zombam dos pastores e dos obreiros quando vão levar a mensagem da Salvação? Muitos. Desprezam a Palavra de Deus com zombarias e chacotas e não sabem que com isso estão se amaldiçoando.

Lembro de um caso, aqui mesmo em Pernambuco, onde a Justiça determinou o fechamento da Igreja (IURD) e a maioria da população aplaudiu. Naquela ocasião eles zombavam dos pastores e do Deus Vivo e aplaudiram aquela atitude truculenta da PMPE, que estava amparada por uma ordem judicial.

O mesmo aconteceu no tempo de Zedequias. O versículo 19 deixa claro que por causa da rebeldia queimaram o Templo, que era a igreja e a saquearam. Um verdadeiro profanamento. O rei sorria dessa situação. Resultado? Sofreram durante 70 anos (versículo 21).

Pois é meu amigo e minha amiga. A Bíblia diz que quando a pessoa zomba dos profetas, que são os pastores e, por conseguinte, da Palavra de Deus, não há remédio para tal, e a consequência é a dor e o sofrimento, seja espiritual ou material, não importa (versículo 16).

O povo na época de Zedequias gemeu no cativeiro durante 70 anos, por causa dessa rebeldia e você vai querer carregar essa maldição em sua vida ou vai parar pra pensar e realmente vai enxergar que precisa de Deus?

Os pastores, os obreiros e os evangelistas são os mensageiros de Deus aqui na terra, por isso, não zombem deles, pelo contrário, receba-os com carinho e afeto, sabendo que estão ali apenas para pregar à Palavra da Salvação que está em Cristo Jesus.

Os reis de Israel carregaram uma maldição hereditária por causa da rebeldia, exceto Ezequias. E você vai querer ser igual a eles, sendo rebelde e sofrer os efeitos da rebeldia ou vai ser a exceção que nem Ezequias? Nomes parecidos, mas personalidades totalmente distintas. Zedequias ou Ezequias, quem é você?

É o que tem a relatar,


Eudes Borges

Nenhum comentário: