Sem medo de dizer a verdade

terça-feira, 7 de julho de 2015

O TEMPO CERTO DE AGIR

Diante de tantas palavras que temos ouvido; diante de tantas coisas que temos enfrentado, temos aprendido que não devemos parar de agir. Mas, meditando na Palavra de Deus, em 2ª Crônicas, Capitulo 35, vi uma coisa que me chamou a atenção e me fez parar para pensar: Será que em todo momento devemos lutar, ou existem ocasiões em que é precisamos esperar para depois agir?

Existiu um rei em Israel chamado Josias que não atentou para isso e se deu mal. Josias era um rei que não parava de lutar, estava sempre no campo de batalha, mas em certa ocasião ele queria por que queria ir para a guerra e recebeu uma orientação para não ir (versículo 23).

A direção veio de Deus para que Josias não saísse para a batalha naquele momento. Era preciso aguardar, ou seja, a ocasião não era de guerra, mas sim de esperar. Ele não deu ouvido e por conta própria foi para o campo de batalha. Resultado? Se deu mal, morreu com uma flechada.

Diz a Bíblia que ele resolveu se disfarçar e foi para o campo de batalha. Aqui eu observo uma coisa. Por quê Josias precisou se disfarçar? Ele era rei e todo o rei quando ia para a guerra ia como tal. Ele fez diferente. Por causa da desobediência resolveu ir da sua maneira, disfarçado, abandonando a sua identidade e por isso levou uma flechada.

Ele recebeu uma orientação do seu colega e rei Neco que era para ele ficar quietinho (versículo 21), mas mesmo assim ele não deu ouvidos e saiu para a batalha. Subestimou o inimigo, envolveu-se em guerra alheia, ou seja, tentou resolver os problemas dos outros e quebrou a cara. A morte foi a consequência de sua inquietação.

Só usa disfarce quem tem problema consigo mesmo, traumas interiores e que não quer mostrar a cara. Por isso, seja você mesmo, assuma a sua identidade, não se meta nos problemas alheios, não haja como Josias.

Existem momentos que devemos parar e desfrutar as bênçãos que Deus nos forneceu. Isso não quer dizer que a pessoa deva se acomodar e ficar inerte. Não, mil vezes não! O que estou querendo dizer é que há momento de esperar e de desfrutar as bênçãos conquistadas (Eclesiastes capítulo 3).

Temos que saber o momento certo de agir, pois se formos de qualquer jeito e no momento errado, com certeza haverá uma enorme possibilidade de sermos atingidos com a flechada da morte que almejou o Rei Josias.

Não se insurja contra o tempo de Deus. Ele sabe todas as coisas e no momento certo dirá para você agir. Não te preocupes, se esperares e confiares, receberás vitória, mas se quiseres agir no teu tempo e do teu jeito, morrerás no vale do Megido.

Josias foi um homem de Deus, mas foi assassinado por causa de sua rebeldia, não assumiu a sua identidade, se meteu aonde não devia, ou seja, queria fazer as coisas no tempo dele. E você vai querer fazer as coisas no teu tempo ou vai esperar o tempo de Deus?

É o que tem a relatar,


Eudes Borges  

Nenhum comentário: