Sem medo de dizer a verdade

terça-feira, 21 de julho de 2015

COMO FAZER A DIFERENÇA

Temos visto hoje em dia pessoas querendo crescer, destacar-se em meio à multidão, serem bem-sucedidas, enfim, pugnam por fazerem a diferença, mas na verdade não percebem que para serem destaques precisam tomar atitudes diferentes.

Não basta querer fazer sucesso ou ser bem-sucedida se a pessoa não faz por onde se destacar. Como querer fazer a diferença se não agir de forma diferente? Impossível.

Pensando nisso, fui buscar respostas na Palavra de Deus e vi uma personagem bíblica que fez diferente e por isso conseguiu um lugar de destaque na sociedade. Essa pessoa se chamava Hadassa.

Hadassa era filha de Abiail e Lia. Ficou órfã depois que seus pais foram mortos por causa da perseguição dos amalequitas ao povo judeu. Daí em diante foi criada e protegida pelo seu primo Mordecai.

Por ser virgem, muito bonita e grandiosamente formosa de corpo, Hadassa foi escolhida entre outras mocinhas da época para participar de um concurso. Incentivada e protegida pelo tio, inscreveu-se com o nome de Ester, pois tinha medo de revelar a sua linhagem judia (Versículo 10). Esse concurso era para escolher a nova esposa do rei Assuero, já que a outra mulher dele (Vasthi) havia sido condenada ao isolamento, por desobedecê-lo.

Passou-se um ano de preparação do concurso até que Hadassa, agora conhecida como Ester, venceu a competição e foi escolhida a nova Rainha (versículo 13 ao 17).

Não revelou ser judia e por isso continuou usando o nome de Ester, mas na verdade se chamava Hadassa, a filha de Abiail e prima de Mordecai. Carregou esse segredo consigo, escondendo a sua verdadeira linhagem com medo de morrer, já que os amalequitas dominavam sobre os judeus naquela época e foram os assassinos de seus pais biológicos (versículo 20).

Hadassa, agora Ester, causou uma euforia no palácio do rei, pois os que eram mais próximos do soberano, tentaram armar uma cilada para ele, com o intuito de matá-lo envenenado (versículo 21).

O primo de Hadassa descobriu o plano assassino e denunciou a rainha que, por sua vez, revelou ao rei.

 A pena para os traidores assassinos foi o enforcamento. Foram condenados à pena de morte e Hadassa (Ester) ganhou mais admiração perante Assuero.

Pois bem. Hadassa era diferente porque fazia a diferença entre todas as mulheres daquela época e por isso foi escolhida como a mulher do rei e isso lhe foi imputado para justiça.

Se você quer se destacar na vida, faça a diferença, haja com intrepidez, sem medo de arriscar. Assim como Hadassa se preparou durante um ano, prepare-se para a vida e se torne um vencedor de verdade. A diferença pela diferença.

É o que tem a relatar,


Eudes Borges

Nenhum comentário: