domingo, 12 de fevereiro de 2012

Estudo sobre as provações e perseguições que passamos

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Evangelho de João, capítulo 16, versículo 33).

Ao contrário do que muitos imaginam, a vida cristã não impõe ao ser humano provações por meio de doenças, problemas familiares, misérias ou necessidades. Tampouco consiste em carregar uma cruz ou ter que conviver com um carma. Na verdade, o que Deus deseja para os seus filhos é que estes tenham vida com abundância, ao mesmo tempo em que lhes dá condições para suportar algo que sempre vai fazer parte da vida do verdadeiro cristão: as perseguições.
Quando a pessoa toma a sábia decisão de abandonar o pecado e aceitar o Senhor Jesus como o Seu Único Senhor de Sua Vida, ela, automaticamente, passa a viver na vida espiritual. A partir desse momento, a sua vida já não mais pertence àquele “velho mundo” carnal, por isso, aquelas velhas amizades de outrora que nós tínhamos, passam a nos perseguir.
A primeira perseguição começa a acontecer dentro da nossa própria casa, conforme está escrito em Mateus, Cap. 10, do versículo 34 ao 36. Pois é, a nossa própria família é a primeira a nos perseguir por causa do Evangelho e a partir de então, começam a haver intrigas dentro de casa, perseguições, etc.
Quantas são as pessoas que odeiam declaradamente e perseguem os verdadeiros cristãos? Mas devemos nos gloriar com tais críticas e perseguições, pois assim está determinado a acontecer. É bíblico, veja em Mateus, cap. 10, versículos 22 e 23, onde diz: “Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, será salvo – Quando, porém, vos perseguirem em uma cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem”.

É bom frisar, que toda provação da fé, que nós cristãos passamos aqui nessa terra, é permitida por Deus. Veja bem: Deus não prova ninguém, Ele apenas permite que isso aconteça para que a nossa fé seja fortalecida e confirmada, conforme está escrito em Tiago, Cap. 1, do versículo 2 ao 4.

Muitos cristãos confundem as coisas e quando estão passando por um momento difícil em sua vida, pensam que estão sendo provados por Deus. Enganam-se completamente, pois veja o que o Apóstolo Paulo nos ensina sobre esse assunto, no Livro de Tiago, Capítulo. 1, do versículo 13 ao 16, onde diz: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos”.

No texto que acabamos de ler acima, a Bíblia mostra claramente que Deus não tenta ninguém. O ser humano colhe aquilo que ele mesmo plantou.
Se alguma pessoa que se diz cristã está passando por algum tipo de problema ou dificuldade de ordem material e pensa que está sendo provada por Deus, esta pessoa está completamente enganada, pois conforme vimos acima, Deus não é o responsável pelos nossos sofrimentos. Nós, seres humanos, é que somos os únicos responsáveis pelosos nossos sofrimentos ou pelas nossas felicidades.
Na Bíblia, não existe nenhuma passagem, que mostre a provação ou o sofrimento causado por Deus na vida dos seres que lhe serviram no passado, pois se assim fosse, de que adiantaria servir a um Deus que supostamente brincaria com as suas criaturas, colocando-lhes doenças e mazelas a hora em que Ele quiser, fazendo-lhes de marionetes? Acredito que ninguém serviria um deus assim.
Não meus amigos, o que acontece é que há más interpretações acerca desse assuntos. Veja o caso de Jó por exemplo. A Bíblia diz que Jó era um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Mas, sobretudo, Deus permitiu que o diabo lhe tocasse, para mostrar ao mesmo (diabo), que Jó era um homem fiel, até mesmo nos momentos mais difíceis de sua vida. Confira em Jó, cap. 1, vers. 1 e 6 ao 12, onde diz: “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal - Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus? Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR”.
Veja que Deus não causou o mal na vida de Jó. Quem causou o mal foi o diabo, Deus apenas permitiu.
O interessante nessa história, é que mesmo depois de tantas provas, no final, Deus restituiu a Jó, o dobro de tudo aquilo que ele possuía. Confira no Cap. 42, do vers. 10 ao 17, onde diz: “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Também teve outros sete filhos e três filhas. Chamou o nome da primeira Jemima, o da outra, Quezia, e o da terceira, Quéren-Hapuque. Em toda aquela terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então, morreu Jó, velho e farto de dias”.
Nunca confunda as coisas. A provação só acontece com relação a nossa fé que professamos no Senhor Jesus. Por exemplo: no trabalho, quando uma pessoa começa a nos perseguir porque somos cristãos verdadeiramente convertidos, dizendo: “se você não deixar de ser crente será demitido; olha o irmão pra cá, já vai ele, ou coisa parecida, etc”.
Fora isso, não é provação proveniente da fé. Veja a provação da fé que o Apóstolo Pedro passou quando da crucificação do Senhor Jesus. Confira em Marcos, cap. 14, do vers. 66 ao 72, onde diz: “Estando Pedro embaixo no pátio, veio uma das criadas do sumo sacerdote e, vendo a Pedro, que se aquentava, fixou-o e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno Mas ele o negou, dizendo: Não o conheço, nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. [E o galo cantou.] E a criada, vendo-o, tornou a dizer aos circunstantes: Este é um deles. Mas ele outra vez o negou. E, pouco depois, os que ali estavam disseram a Pedro: Verdadeiramente, és um deles, porque também tu és Galileu. Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais! E logo cantou o galo pela segunda vez. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. E, caindo em si, desatou a chorar”.

Veja que nesse caso, a fé que Pedro professava em Jesus foi provada, no momento em que ele foi  indagado se era um seguidor do Senhor Jesus, ao mesmo tempo em que ele O negou. O mesmo acontece hoje em dia, as pessoas assumem a fé dentro da igreja, mas quando chegam do lado de fora, no trabalho, etc. Quando são provadas, negam a fé que dizem ter no Senhor Jesus.
A vida de um seguidor do Senhor Jesus é uma guerra espiritual. A toda hora seremos provados pela nossa fé. Caberá sempre a nós orarmos e vigiarmos para não cairmos em tentação.
Se o amigo leitor analisar com bastante atenção a vida que os apóstolos de Cristo tiveram no passado, e principalmente a vida do Apóstolo Paulo, terá uma ideia de como realmente é, ou deve ser, a vida de um verdadeiro cristão convertido. Medite em cada capítulo e versículo do Livro de Atos dos Apóstolos.

Quando esse tipo coisa vier a acontecer em nossas vidas, devemos dar graças a Deus e continuarmos firmes, porque isso, é o sinal que estamos no caminho certo. Confira em 1ª Pedro, cap 4, do vers. 14 ao 17.
Pois é, devemos continuar firmes, sabendo que a provação da nossa fé irá nos conduzir a uma vida de experiências, e por conseguinte, as vitórias que Deus tem para todos nós que perseverarmos. Veja em Hebreus, cap. 10, do vers. 35 ao 39.

Sabemos que o final daqueles que se dizem inimigos dos verdadeiros cristãos é trágico e cruel, conforme está escrito em Filipenses, cap. 3, do vers. 17 ao 19, onde diz: “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas”.
Pois é meu amigo e minha amiga leitora, a jornada de um verdadeiro servo de Deus é bem restrita, mas muito feliz e abençoada.

Conforme acabamos de ler, a provação só acontece realmente com relação a nossa fé que professamos em Deus, fora isso, são apenas problemas provenientes dos frutos que colhemos com relação ao que plantamos no passado, ou seja, a lei da ação e da reação.
É o que tem a dizer,
Eudes Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário