sexta-feira, 28 de maio de 2010

A BOA SEMENTE

Ao lermos o que está escrito em Mateus, capítulo 13, logo encontraremos as seguintes palavras ditas pelo Senhor Jesus: “Naquele mesmo dia, saindo Jesus de casa, assentou-se à beira-mar; e grandes multidões se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia; E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo às aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça”.

Mais adiante, o Senhor Jesus passou a explicar o significado dessa parábola, e a partir do versículo 18 ele afirmou: “Atendei vós, pois, à parábola do semeador. A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um”.

Atentando a cada palavra dessa parábola, logo compreendemos que existem quatro classes de cristãos no mundo e cada um de nós fazemos parte de um deles:

1) a semente que foi lançada à beira do caminho, significa que são aquelas pessoas que chegam até a igreja, ouvem à palavra de Deus, mas não entendem nada, a Palavra entra por um ouvido e sai pelo outro, e logo vêm as velhas amizades de antes e roubam o que lhe foi semeado no coração, tirando-o da igreja. Esse é o chamado crente papa-léguas.

2) A semente que foi lançada em solo rochoso, representa uma classe muito comum que se tem hoje em dia, são aqueles cristãos que chegaram à igreja, ouviram a palavra de Deus, permaneceram durante um certo período, até colocaram em prática o que se aprendia, mas quando começaram a ser perseguidos por causa da Palavra, quando começaram a enfrentar as dificuldades, os problemas do dia-a-dia, logo acabaram desistindo de Deus e abandonaram a sua fé, porque não tinham raiz em si mesmo, ou seja, não chegaram a nascer de Deus. São muitos os que passam por isso, infelizmente.

3) A semente que foi lançada entre os espinhos, é uma das mais perigosas classes que existem. São aqueles cristãos que até estão dentro da igreja ainda, mas só de corpo e não mais com o espírito, por causa das fascinações do mundo; das coisas materiais. Esse tipo de cristão, um dia se dizia forte, inabalável, batizado com o Espírito Santo e era muito usado por Deus para ajudar o seu semelhante, mas com o passar do tempo, foi esfriando, esfriando, orando cada vez menos, jejuando cada vez menos e agora ele está como se fosse um vivo morto sem poder se levantar, ou seja, até está na igreja ainda, mas com o seu ministério amarrado, infrutífero, totalmente oposto quando o mesmo aceitou servir a Deus. É o chamado crente Raimundo.

4) Já a quarta semente que foi lançada em boa terra, é a raridade que se existe hoje em dia. São aqueles que passaram pelo primeiro, segundo e terceiro estágios acima e venceram, ou seja, permanecem até hoje com a pureza da fé, dando fruto, sendo muito usado por Deus e o seu ministério tem sido abençoado a cada dia. É uma minoria nas igrejas, infelizmente, mas ainda existem e devemos sempre seguir os seus exemplos.

Amigo leitor, essa parábola deixa um grande aprendizado a todos nós. Em que parte você se encaixa? Na primeira semente que foi lançada no caminho, na segunda, que foi lançada no solo rochoso, na terceira, que foi jogada entre os espinhos ou na quarta, que foi deixada em boa terra? Faça uma auto-análise e responda pra si mesmo, como tem sido acolhida em você a semente plantada por Deus.

Deus abençoe a todos.

Eudes Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário