domingo, 30 de agosto de 2015

O ARREPENDIMENTO DE DEUS

Há uma curiosidade que pretendo esclarecer com este estudo. Tenho ouvido constantemente falar que Deus jamais se arrepende de alguma coisa. Está escrito em Números Capítulo 23, versículo 19 "...Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa...". Baseado nisso, os pastores asseguram que Deus jamais pode voltar atrás de sua palavra.

Ora, creio que não é bem por aí. Pedindo vênia aos que divergem, acredito que Deus pode sim se arrepender de ter feito alguma coisa e voltar atrás.

Essa passagem bíblica citada acima e defendida pelos pastores que professam essa linha de pensamento, foi dita não por Deus, mas pelo rei Balaque ao profeta Balaão. Não foi Deus quem falou.

Pra esclarecer ao amigo leitor, quero frisar, que na Bíblia existem três narradores, quais sejam: Deus, o homem e o diabo. Verifique que há passagem bíblica que Deus narra os fatos, entretanto, há outras que é o homem que fala e outras que é o diabo (a exemplo da tentação de Adão e de Jesus).

Neste caso, foi Balaque quem disse que Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Assim sendo, é possível sim Deus voltar atrás de sua palavra e se arrepender de algo.

Eis a seguir algumas passagens bíblicas que comprovam claramente essa possibilidade. Palavras ditas pelo Próprio Deus.

1) Quando Deus acabou de formar o homem e a mulher, passado algum tempo Adão e Eva pecaram e a desgraça sobreveio à terra. Por esse motivo, Deus falou claramente que se arrependeu de ter feito o ser humano (Gênesis, capítulo 6, versículo 6).

2) Depois que Moisés desceu do Monte Moriá, onde foi receber a direção de Deus e as leis dos dez mandamentos, o povo estava totalmente corrompido, adorando as imagens e ao diabo. Nessa ocasião Deus havia dito a Moisés que iria acabar com a raça humana, em face da depravação que havia naquela ocasião. Moisés intercedeu pelo povo e Deus voltou atrás de sua decisão, dando mais uma chance ao ser humano (Êxodo capítulo 32, versículo 14).

3) A terceira ocasião que mostra o arrependimento de Deus, está escrita em 2ª Samuel, capítulo 24, versículo 16. Nessa passagem bíblica está claro que Deus havia determinado ao Anjo que destruísse o povo de Israel por causa da desobediência de Davi, que, por conta própria, resolveu fazer o recenseamento do exército.

Naquela ocasião, quando o Anjo estava prestes a destruir o povo de Israel, Deus se arrependeu e mandou o Anjo parar. Palavras do Próprio Deus. Observe.

Existem outras passagens bíblicas que comprovam isso, a exemplo de Amós capítulo 7, versículo 3 e etc. Mas pra esse estudo não ficar muito extenso, vou me ater ao que foi citado acima, respeitando, logicamente, os que pensam contrário.

Como sabemos, Deus é perfeito e o ato de se arrepender também faz parte dessa virtude gloriosa. Não vejo nenhum problema nisso. A história narrada na Bíblia mostra isso. Várias vezes o homem se desviou do caminho do Senhor, causando-lhe a amargura de ter feito a humanidade.

Graças ao arrependimento de Deus é que estamos aqui hoje, vivos para narrar esses fatos. Já pensou se Ele não se arrependesse e resolvesse acabar com a humanidade na primeira vez que pensou, quando Adão caiu em tentação com Eva? Estaríamos fritos e perdidos.

Deus é soberano e Nele está todo o poder, inclusive o do arrependimento.

É o que tem a dizer,


Eudes Borges

3 comentários:

  1. Muito bom excelente analógia,Eu sou desde criança apreciador da palavra de DEUS desde 1981,e tenho percebido que o sistema religioso está de todo corrompido,distorcendo a palavra afim de trazer benefício próprio,é uma vergonha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele só inverteu os nomes,Balaão que falou essas palavras a Balaque,não o contrário.

      Excluir
  2. É foi Deus quem colocou essas palavras na boca de Balaão números 23 vers 16

    ResponderExcluir