Sem medo de dizer a verdade

sábado, 25 de fevereiro de 2023

VÁ, SE LAVE NO TANQUE E VOLTE VENDO

         No estudo de hoje iremos meditar na segunda parte do capítulo 9 do evangelho de João, onde a bíblia mostra pra gente como ocorreu a cura de um cego de nascença.

 Iremos mostrar como ocorreu esse milagre extraordinário e o que foi necessário o cego fazer para obter a cura milagrosa, que mudou a história de sua vida.

 Por isso, vale a pena você ler a mensagem até o final porque o Espírito Santo vai falar muito com a gente; pode ter certeza.

 Veja a transcrição do capítulo 9:

1       - E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.

2  - E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

3 - Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

6 - Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.

7 - E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.

8 - Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?

9 - Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.

10 - Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?

11 - Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.

12 - Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.

13 - Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego.

14 - E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.

15 - Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.

16 - Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.

17 - Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta.

18 - Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via.

19 - E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora?

20 - Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego;

21 - Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo.

22 - Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.

23 - Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo.

24 - Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.

25 - Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.

26 - E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos?

27 - Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?

28 - Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés.

20 - Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é.

30 - O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e, contudo, me abrisse os olhos.

31 - Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.

32 - Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.

33 - Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.

34 - Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no.

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho35 - de Deus?

36 - Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?

37 - E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.

38 - Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.

 Pois bem. Esse capítulo fala da cura do cego de nascença. Está escrito e você leu, que certo dia Jesus ia caminhando com os seus discípulos e avistou um deficiente visual pedindo esmolas na frente de uma determinada igreja.

 Diz o texto sagrado que os seus discípulos, querendo testar o Senhor Jesus, lhe perguntaram: Rabi, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?

 Essa pergunta foi feita porque naquela época as pessoas tinham o costume de julgar os outros pelo problema que ela estava passando. Se alguém estivesse sofrendo com uma doença, logo os fofoqueiros/julgadores diziam: “se ele está passando por isso é porque está em pecado”. “Se ele está carregando essa doença é porque fez alguma besteira e por isso está pagando”

 As pessoas são assim e hoje não é diferente. Elas te julgam sem saber nada sobre você.

 Foi justamente esse tipo de julgamento que os apóstolos fizeram. Mas Jesus lhes respondeu: “nem ele pecou e nem os pais deles pecaram”. “Ele está passando por isso porque essa doença é para a glória de Deus”; “é para que o poder de Deus se manifeste na vida dele”.

 E assim foi feito. Diz o texto sagrado que Jesus se dirigiu até onde o cego estava e procedeu com o ritual da cura milagrosa.

 Diz a bíblia que Jesus cuspiu no chão e com a sua saliva fez um pouquinho de lodo, em seguida passou esse lodo nos olhos do cego e mandou que ele fosse se lavar no tanque de siloé, que ficava ali perto e quando ele obedeceu, imediatamente foi curado da cegueira.

 Essa história fala muito com a gente. Observe que existem dois detalhes nessa cura milagrosa do cego:

1)                  O cego não foi até Jesus. O cego não pediu para ser curado. Está escrito que Jesus foi até o cego e mudou a história da vida dele.

 Aquela doença do cego era para a glória de Deus, por isso Jesus foi até ele e procedeu com a cura.

 Ora meu amigo e minha amiga. Com isso o Espírito Santo está nos mostrando que independentemente do que você tenha feito; independentemente do tipo da doença que insiste em ficar no teu corpo, Jesus está indo até você para arrancar de uma vez por todas essa enfermidade.

 Ele sabe do teu sofrimento. Ele tem visto as lágrimas que você tem derramado por causa desse problema, por isso Ele está chegando até você para mudar a história da tua vida, assim como mudou a vida desse deficiente visual.

 O cego nem imaginava que um dia Deus iria mudar a sua situação; o cego nunca pensou que um dia iria enxergar, mas bastou Jesus passar por onde ele estava que logo a situação dele mudou.

 Jesus hoje está passando aí na tua casa ou nesse hospital e vai mudar a tua situação. Não importa se foi macumba que fizeram pra destruir a tua saúde; não importa se você nasceu com essa enfermidade, o que importa é que está escrito que Jesus tem poder de curar e, pronto. Se você crer e obedecer, o milagre vai acontecer.

 2)    Observe que para o milagre se realizar, o cego teve que fazer três coisas:

a)     Ir até o tanque;

b)    Lavar os olhos no tanque e;

c)     Voltar pra onde Jesus estava.

 Isso mesmo. Está escrito que ele obedeceu as ordens de Jesus, sem questionar nada. Ele foi, lavou-se e voltou vendo. É assim que está escrito no versículo 7.

 É justamente aqui que reside o segredo dessa palavra. O cego teve que obedecer e praticar a fé.

 Ele não ficou com nojo do cuspe enlodado de Jesus e nem questionou as ordens do filho de Deus. Ele simplesmente obedeceu e por isso o milagre aconteceu. Quando a gente obedece as ordens do Senhor Jesus e coloca em prática o que Ele manda, não tem como o milagre não acontecer.

 Talvez você ainda não foi curado dessa enfermidade porque você fica questionando as coisas de Deus e não obedece o que Ele manda você fazer.

 Quem sabe você ainda continua doente porque insiste em fazer as coisas do teu jeito. Enquanto você não deixar de ser “cabeça dura”; enquanto você não parar de dar “murros em ponta de faca”, Jesus não vai poder fazer nada na tua vida.

 As coisas espirituais têm que ser feitas de forma espiritual e não de maneira carnal. Veja que Jesus podia simplesmente ter curado o cego com uma palavra ou com uma imposição de mãos, mas Ele resolveu curar do jeito dele, de uma forma diferente, através de um cuspe.

 Por isso, não fique questionando as coisas de Deus. Não atrase mais a chegada do milagre na tua vida. Você já era pra ter sido curado há muito tempo, mas fica insistindo em bloquear a entrada de Jesus na tua vida. Você sabe disso, não adianta fingir que não é com você que o Espírito Santo está falando.

 Coloque em prática essas três etapas da fé que o Espírito Santo nos ensinou nesse capítulo 9 do evangelho de João: VÁ, SE LAVE E VOLTE PRA JESUS, porque é assim que tem que ser feito; é isso que Deus está te cobrando.

 Quando o cego foi curado as pessoas ficaram atônitas para saber como aquele milagre havia acontecido, mas ele respondeu a todos:  O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi

 O cego não ficou cheio de mi mi mi. Ele apenas fez o que tinha que ser feito e por isso foi abençoado. Então faça logo o que tem que ser feito, não fique questionando as coisas de Deus.

 Jesus chega até você e está mandando você ir até a igreja, se batizar nas águas e voltar urgentemente para o jardim do éden, local de onde você nunca deveria ter saído.

 Esse cego teve a história dele registrada na bíblia. E você, vai continuar doente ou vai obedecer ao que Deus está falando? É hora de usar a fé e colher os frutos que ela nos proporciona. Então vá, se lave no tanque e volte vendo.

 Que o Espírito Santo tenha conseguido falar com você através dessa palavra e que você possa colocar em prática a fé que está guardada aí dentro.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE